Bolsas Atribuídas em 2017

Curso de Verão

As bolsas concedidas ao abrigo do Programa para Frequência de Cursos de Verão de Língua e Cultura Portuguesas, ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P., destinam-se a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística. As candidaturas devem ser propostas pelos respetivos professores de Português, no âmbito de protocolos de cooperação firmados com o Camões, I.P., nos quais esteja previsto, especificamente, o número de bolsas a conceder.

Bolseiros do Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas 2017
  PAÍS
  NOME DO BOLSEIRO
  Bielorússia
  Katsiaryna Stalchanka
    Maryia Alenina
  Colômbia
  Daniela Lizarazo Villarreal
    Daniela Puentes Villamizar
  Egito
  Basma Mohamed Naguib Abdelmoneim Abdelrashid
    Mohamed Hassan Awad
  Espanha
  Belle Mc Nulty
    Irene Candia Roqué
  EUA
  Arlene Altagracia Lopez
    Sara M. Acevedo
    Sílvia Maria Belo Duarte Oliveira
  Geórgia
  Mariami Lomsadze
  Irlanda   Marcus Hogan
  Itália   Emanuele Tognetti
    Silvia Cerroni
  Marrocos
  Ennahli Khaoula
    Hassan Loukmane
  Polónia   Katarzyna Hanna Ochota
  Reino Unido   Josephine Irving
    Joshua Baseley Popham
    Marran Turner
  Rússia
  Anastasiia Glukhovtseva
    Liubov Borisova
  Ucrânia
  Lesia Parashchyniak
    Valentyna Rudiuk
   

Curso Anual

As bolsas concedidas ao abrigo do Programa para Frequência de Cursos Anuais de Língua e Cultura Portuguesas, ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P., destinam-se a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística.

Bolseiros do Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas 2017-2018
  PAÍS   NOME DO BOLSEIRO
  Bielorússia
  Usevalad Okuneu
  China
  Shen Man
    Wang Xuanchen
    Ye Fan
    Zhang Annan
    Zhang Yu
    Zhong Xinxin
  Egito
  Mayada Abouelezz Abdelwahed Ahmed
  Índia
  Upasna
  Japão
  Nene Sakai
    Sho Shinjo
  Roménia
  Péter Szakács
  Turquia
  Hazal Özçelikler
  Ucrânia
  Olha Boiko
  Venezuela
  Ommyra Alexandra Moreno Suaréz
   

 

Programa de Investigação

As bolsas concedidas ao abrigo do Programa de Investigação, destinam-se a professores e investigadores estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e pretendam realizar, em Portugal, estudos de especialização na área da língua e da cultura portuguesas, nomeadamente mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas.

Bolseiros do Programa de Investigação 2017-2018
  PAÍS
  NOME DO BOLSEIRO
  Alemanha   Julia Maria Müller
  Chile   Carolina Contreras
  China   Ye Lin
  Geórgia   Marietta Chikhladze
  Marrocos
  EL Hassane Ait Faraji
  Rússia   Varvara Makhortova
   

Programa Fernão Mendes Pinto

As bolsas concedidas ao abrigo do Programa Fernão Mendes Pinto, destinam-se a licenciados ou estudantes finalistas, estrangeiros e portugueses, envolvidos em projetos de formação científica ou profissional na área de português língua estrangeira, através de Centros de Língua Portuguesa, Camões, I.P., Leitorados do Camões, I.P. em universidades estrangeiras e universidades e instituições estrangeiras que tenham acordos com o Camões, I.P.

Bolseiros do Programa Fernão Mendes Pinto 2017-2018
  PAÍS
  NOME DO BOLSEIRO
  Cabo Verde   Tamar Cimpólia Monteiro Lopes
  México   Maria Helena Caseiro da Silva
  Peru   Luís Novais
  Tunísia   Anis Mokni
   

Programa Pessoa

As bolsas concedidas, ao abrigo do Programa Pessoa, destinam-se a responsáveis de Cátedras de Estudos Portugueses/Camões, I.P. e de Departamentos de Português de universidades ou institutos de investigação estrangeiros, para a execução de projetos de formação e de investigação na área da língua e da cultura portuguesas.

Bolseiros do Programa Pessoa 2017-2018
  PAÍS
  NOME DO BOLSEIRO
  Brasil   Rita Aparecida Coelho Santos
   

Programa Vieira

As bolsas concedidas ao abrigo do Programa Vieira, destinam-se a licenciados estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro envolvidos em projetos de formação e/ou aperfeiçoamento na área de tradução e da interpretação de conferências.

Bolseiros do Programa Vieira 2017-2018
  PAÍS
  NOME DO BOLSEIRO
  Bielorússia   Katsiaryna Pechankova
   

 

 

Aprender a distância

Aprender a distância

O Camões, I.P. disponibiliza uma oferta na área de ensino a distância em diferentes áreas do saber, com recurso à utilização de uma plataforma tecnológica em contexto web, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa em qualquer parte do mundo.

Aprender Português

Cursos Gerais de Português

Os cursos de Português Gerais de Português podem ser realizados em três modalidades distintas, com níveis de tutoria diferenciados:

  • Auto-aprendizagem

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Autoaprendizagem permitem o desenvolvimento das competências de compreensão oral e escrita, assente na interação com os conteúdos autocorretivos dos cursos, sem intervenção ao nível de tutoria. Nesta modalidade é possível ao formando aceder a todos os conteúdos do curso, ao seu próprio ritmo, durante 12 semanas. 

  • Básico

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Básico permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 6 interações de 30 minutos com tutor (via skype), em pequeno grupo (máximo de 3 alunos), ao longo das 12 semanas de duração do curso, assim como avaliação formativa de 6 produções escritas. 

  • Premium

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Premium permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 12 interações de 30 minutos com tutor (via skype), realizadas de forma individualizada (semanalmente, ao longo das 12 semanas de duração do curso), assim como avaliação formativa de 12 produções escritas. Esta modalidade destina-se a formandos que pretendem uma experiência aprofundada e um acompanhamento personalizado da sua aprendizagem.

 Consulte aqui a oferta de cursos disponiveis.

Português para Fins Específicos

Os cursos de Português, Língua de Trabalho dirigem-se a pessoas que pretendem desenvolver a competências comunicativas na sua área profissional. Estes cursos têm uma metodologia baseada em tarefas/simulação de situações concretas, apresentando documentos e atividades dos campos profissionais específicos, de modo a confrontar os alunos com as práticas linguísticas próprias de cada área.

  • Português de negócios;
  • Português Jurídico;
  • Português para Jornalismo;
  • Português para Hotelaria e Turismo;

Cursos de especialização

O Camões, I.P. disponibiliza, em parceria com universidades portuguesas e estrangeiras, cursos de especialização, creditados com ECTS (European Credits Transfer System), nas áreas da cultura portuguesa, tradução e cooperação para o desenvolvimento. Estes cursos são dirigidos principalmente a licenciados ou licenciandos das respetivas áreas, residentes em Portugal ou no estrangeiro, Pressupõem um domínio avançado da língua portuguesa.

  • Cultura e história;
  • Tradução;
  • Cooperação e desenvolvimento;

 

Formação contínua de professores

A oferta de cursos de formação contínua de professores assenta em dois fatores essenciais:

  • Creditação: Os cursos são creditados pelo Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC), a quem compete, nos termos do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, proceder à acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores e acompanhar o processo de avaliação do sistema de formação contínua. 
  • Qualidade: Para desenvolver estes cursos, o Camões, I.P. recorre a parcerias com instituições de ensino superior e a especialistas, investigadores de excelência das áreas específicas. 

Atualmente são disponibilizados cursos nas seguintes áreas:

  • da didática;

Cursos que se dedicam à reflexão e formas de atuação para o desenvolvimento de competências comunicativas específicas: Leitura, Escrita…

  • da linguística.

A rubrica “Linguística” integra, por ora, um curso que apresenta áreas designadas “críticas” do sistema linguístico na aprendizagem da língua.

Aprender no Ensino Básico e Secundário

Aprender no Ensino Básico e Secundário

O Camões, I.P. desenvolve um conjunto de iniciativas para promover a aprendizagem da língua portuguesa no exterior, ao nível do Ensino Básico e Secundário.

 

Aprender no Ensino Superior

Aprender no Ensino Superior

O Camões, I.P. desenvolve um conjunto de iniciativas para promover a aprendizagem da língua portuguesa no exterior ao nível do ensino superior.

Destacam-se as iniciativas no âmbito das Cátedras, dos Centros de Língua Portuguesa e dos Leitorados. 

Aprender em Portugal

Em Portugal existem diversas instituições de ensino que proporcionam cursos de aprendizagem da língua portuguesa em Portugal para os cidadãos estrangeiros que estudam ou trabalham em Portugal.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.