Perguntas Frequentes


Condições de atribuição

Como posso apresentar uma candidatura a bolsa de estudo?

A candidatura para atribuição da bolsa de estudo é submetida exclusivamente online, através da plataforma Portal de Serviços do Camões, I.P., disponível aqui.

Onde posso consultar os resultados da candidatura?

Os resultados finais constam de lista elaborada pelo júri e são divulgados no Portal do Camões, I.P., no prazo de trinta dias úteis a contar da data limite para a apresentação das candidaturas. Poderá, ainda, consultar o estado da sua candidatura no Portal de Serviços do Camões, I.P., na sua área pessoal.

Posso alterar dados na minha candidatura após a submissão?

Só deve submeter a sua candidatura após verificar e validar todos os dados preenchidos, e submeter a documentação obrigatória.

Ao submeter a candidatura está a confirmar que todos os dados foram por si verificados e validados e que os respetivos serviços podem dar início ao processo de análise da mesma.

Após a submissão da candidatura poderá, apenas, alterar alguns dos seus dados pessoais: morada, contactos telefónicos e endereço de correio eletrónico.

Qualquer outra alteração deverá ser solicitada através do Portal de Serviços do Camões, I.P., utilizando para o efeito o separador «Mensagens»:

Como sei se a candidatura a bolsa foi submetida?

A submissão da candidatura dá origem ao envio de um e-mail de confirmação e a uma mensagem de sucesso na página web.

Posso candidatar-me a outro programa de bolsa de estudo, cumulativamente ao programa de bolsas de estudo do Camões, I.P.?

Sim. No entanto, caso seja aceite no nosso programa de bolsas não poderá usufruir de qualquer outra bolsa, de igual natureza, atribuída por outra instituição portuguesa.

Documentação necessária

Quais os documentos necessários para apresentar a candidatura à atribuição de bolsa de estudo?

Para apresentar a candidatura à atribuição da bolsa de estudo deverá preencher o formulário de candidatura, disponível no Portal de Serviços do Camões, I.P., e submeter a seguinte documentação:

  • Comprovativo das habilitações literárias;

  • Curriculum Vitae;

  • Certificados de formação em língua portuguesa (facultativo);

  • Carta de motivação, em que elucide as razões que o(a) levaram a efetuar esta candidatura e em que medida considera que a atribuição da bolsa contribuirá, no futuro, para o seu percurso profissional e para a difusão da língua e cultura portuguesas (entre 100 e 400 palavras);

  • Duas cartas de recomendação emitidas por duas pessoas de reconhecida idoneidade, preferencialmente por professores universitários da área de português.

Os(as) candidatos(as) aos programas de bolsas de Fernão Mendes Pinto, Investigação, Pessoa e Vieira, deverão, ainda, apresentar um plano de trabalho estruturado com indicação clara dos objetivos e prazos de execução, em português (modelo disponível no Portal de Serviços, no ato de candidatura).

Na avaliação das candidaturas, não serão ponderados os documentos que não estejam em português ou em inglês. Os documentos que não estejam em português ou em inglês terão de ser acompanhados da respetiva tradução autenticada por um notário.

Foi-me solicitado um documento que não consigo obter dentro do prazo fixado. Como proceder?

Em substituição do documento solicitado deverá apresentar uma declaração, em que esclareça o(s) motivo(s) pelo(s) qual(ais) não poderá apresentar o referido documento.

Em que formatos posso enviar os documentos que me são pedidos na submissão da candidatura a bolsa de estudo?

Os documentos a enviar deverão ser digitalizados e enviados num dos seguintes formatos: PDF, JPEG, PNG.

No caso do envio de múltiplos documentos para um determinado efeito (e.g. certificados) deverá submeter o conjunto num arquivo único, compactado, num dos seguintes formatos: ZIP, RAR, PDF com múltiplas páginas.

Como posso enviar documentos que me sejam solicitados no decorrer do processo, após já ter submetido a candidatura?

Os documentos que lhe são solicitados após a submissão da candidatura deverão ser enviados através da sua área pessoal, utilizando para o efeito a funcionalidade de mensagens (separador «Nova Mensagem»).

O que significa NIF?

Em Portugal, o termo NIF, ou número de contribuinte, é o Número de Identificação Fiscal. No campo NIF deverá indicar o número de identificação fiscal do país de origem. Em caso de não aplicação deste número no país de origem, substitua o mesmo pelo número de identificação pessoal/cidadão.

O que significa BI/SS?

O Bilhete de Identidade (abreviado por BI) é o documento único de identificação dos cidadãos. É suficiente para prova de identidade civil do seu titular perante quaisquer autoridades, entidades públicas ou privadas. O número de identificação de Segurança Social (abreviado por NISS (aqui SS)) é o número que identifica o cidadão perante a Segurança Social.

Existe algum modelo de carta de recomendação?

Não existe um modelo previamente definido a ser seguido. A redação fica ao critério do autor da carta de recomendação. No entanto, na mesma devem constar, preferencialmente, os seguintes elementos: a) contexto em que o autor da carta conhece o trabalho e características do(a) candidato(a); b) o que o torna apto a atestar as qualidades e limitações do(a) candidato(a); c) a sua opinião como perito sobre a adequação do perfil do(a) candidato(a) ao plano de trabalhos.

As cartas de recomendação devem ser redigidas em língua portuguesa ou em língua inglesa. Devem, ainda, ser distintas e assinadas por quem as emite, devendo ser digitalizadas e anexadas online, ao formulário de candidatura.

Avaliação e decisão

Quem é responsável pela avaliação da candidatura à atribuição de bolsa de estudo?

A avaliação de candidaturas é efetuada por um júri, composto por três elementos, e publicitados no aviso de abertura do procedimento concursal.

Pagamentos

Como é feito o pagamento da bolsa de estudo?

O pagamento é efetuado mensalmente, através de transferência bancária, diretamente ao bolseiro e até ao dia 10 de cada mês, pelo período da duração da bolsa.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.