Maputo: Residência artística e exposição Maputo 346,77km2, de Rita Castro Neves e Daniel Moreira

Descrição

É na cidade de Maputo, e dentro dos seus 346,77km2, que Daniel Moreira e Rita Castro Neves se propõem trabalhar, em residência artística, na perspetiva de aqui produzir uma obra nova a ser mostrada in loco, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, entre 2 e 9 de agosto de 2018.

O limite geográfico de uma tão vasta área urbana, impõe desde logo novas circunscrições e limites, num processo decisório mais ou menos consciente. Percorrer a cidade, virar aqui e não ali, voltar atrás, tirar dúvidas e conversar, retornar, é um processo de deambular a cidade.

Por outro lado, a aproximação ao conhecimento deste território, torna-se uma relação de descoberta – e autodescoberta – com a paisagem urbana, real ou ficcionante. Enquanto espaço social, político e geográfico desconhecido para os artistas, aumenta a disponibilidade para absorver informação nova sobre os lugares – físicos e mentais – tanto no seu conhecimento real (e re-conhecimento cultural e histórico), como no seu impacto subjetivo para a (re-)criação de uma experiência sobre o estar.

Mesmo partindo da aceitação da impossibilidade de (realmente) conhecer uma cidade, Rita e Daniel pensam sobre a paisagem urbana, e o confronto deles próprios com a cidade, uns com os outros, e entre os  diferentes meios privilegiados de representação: desenho, fotografia e vídeo, de forma instalada. O trabalho colaborativo destes dois artistas tem explorado o potencial criado pelas aparentes diferentes culturas artísticas – o ser um desenhador, o ser uma fotógrafa – para aprofundar uma perspetiva que sendo complexa e de ângulos diferentes se acumula numa visão agregadora.