África do Sul

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na África do Sul.

2016

 

Artes Performativas

JOANESBURGO | 03-09-2016

“Ode Marítima” de Álvaro de Campos, representada por Diogo Infante e João Gil

Realizou-se no dia 3 de setembro de 2016, na “Fringe – Joburg Theatre”, a representação da Ode Marítima, de Álvaro de Campos, por Diogo Infante e João Gil. Este espetáculo estava integrado na 24ª edição do “Arts Alive International Festival 2016” realizado em Joanesburgo.

Na escola secundária modelo do Soweto, “Protea Glen High School”, onde funcionam cursos de português da rede do Camões, I.P., Diogo Infante e João Gil deram uma “master class” sobre o teatro e a música portuguesa contemporâneas.

Apoios: Camões, I.P. e Mercantile Bank

Cinema e Multimédia

JOANESBURGO | 06-05-2016 — 15-05-2016

Filme Português na 3.ª edição do “European Film Festival”

O filme “Montanha”, do realizador português João Salaviza, foi exibido na 3.ª edição do Festival de Cinema Europeu, que se realizou entre os dias 6 e 15 de maio de 2016, na África do Sul.

Ao longo do festival foram exibidos 11 filmes, representantes do melhor do Cinema Europeu, aclamados internacionalmente pela crítica e premiados nos principais festivais de cinema.

O Festival de Cinema Europeu realizou-se simultaneamente em quatro cidades da África do Sul: Joanesburgo, Pretória, Cidade do Cabo e Durban.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Pretória

 

2015

 

Cinema e Multimédia

JOANESBURGO, PRETÓRIA, CIDADE DO CABO, DURBAN | 08-05-2015 — 17-05-2015

Participação Portuguesa no European Film Festival

Segunda edição do Festival de Cinema Europeu, com a apresentação do filme português Sangue do Meu Sangue, de João Canijo.

A Woman´s World foi o tema do Festival de 2015, que decorreu simultaneamente nas salas de cinema do “Sterkinekor – Cinema Nouveau” em quatro cidades da África do Sul: Joanesburgo, Pretória, Cidade do Cabo e Durban.

Organização: Embaixada de Portugal em Pretória
Apoio: Camões, I.P.

JOANESBURGO | 16-11-2015 — 21-11-2015

NY Portuguese Short Film Festival

Entre os dias 16 e 21 de novembro de 2015, o Arte Institute levou a 5ª edição do NY Portuguese Short Film Festival a 3 países do continente africano. Angola, Moçambique e África do Sul acolheram este festival que já passou, entre outros países, pelos EUA, pelo Reino Unido, pela Austrália, pelo Brasil e por Portugal.

Assim, o festival foi apresentado no dia 16 de novembro em Luanda, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, entre os dias 17 e 21 de novembro em Maputo, no Cinema Scala, e nos dias 18 e 19 de novembro, em Joanesburgo, no Cinema Rosenbank Nouveau.

O NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), organizado pela primeira vez em junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos. O Festival mostra o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses.

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões, I.P.

Língua

PRETÓRIA | 24-10-2015

Comemorações do Dia Europeu das Línguas, 24 de outubro

Houve uma mesa-redonda, constituída por representantes do Ministério da Educação sul-africano, académicos e leitores da Universidade de Pretória.

Foram desenvolvidas várias atividades para as crianças, nomeadamente um concurso de desenho de monumentos emblemáticos dos países presentes no certame, bem como a participação de grupos folclóricos de alguns países. Portugal fez-se representar pelo Rancho Folclórico da Casa Social da Madeira de Pretória.

Cada país participante (Alemanha, Espanha, França, Geórgia, Itália, Inglaterra, Polónia, Portugal e República Checa) promoveu as suas línguas, através de pequenos cursos, e mostrou alguns aspetos da sua cultura: gastronomia, música, danças e mostra de pequenos vídeos promocionais

Organização: Alliance Française de Pretória e Delegação da União Europeia na África do Sul

Apoios: Embaixada de Portugal em Pretória e Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro do Camões, I.P. na África do Sul, Namíbia, Suazilândia e Zimbabué

Literatura

PRETÓRIA | 28-09-2015 — 02-10-2015

Ciclo de Conferências com Patrícia Reis

A escritora e jornalista Patrícia Reis esteve na África do Sul, entre 28 de setembro e 2 de outubro de 2015, para uma série de conferências sob o tema “A Importância do Livro e da Leitura”.

As conferências tiveram lugar em várias instituições de ensino, envolvendo alunos do ensino secundário e universitário: Protea Glen High School (uma escola da rede EPE), no Soweto, em Joanesburgo; Universidade de Witwatesrand, em Joanesburgo; Universidade de Pretória, alunos do ensino secundário de Pretória e de Joanesburgo

Organização: Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro do Camões, I.P. na África do Sul
Apoio: Embaixada de Portugal em Pretória
Música

JOANESBURGO | 22-04-2015

Concerto da cantora de jazz Luísa Sobral

A cantora de jazz portuguesa, Luísa Sobral, realizou concertos no dia 22 de abril de 2015 em Joanesburgo (no Basseline, em Newtown) e no dia 23 em Gaborone (no Thapong Visual Arts Centre,Village), inserido no Maitisong Festival.

A cantora seguiu depois para Windhoek, Namíbia, onde deu um concerto, no dia 25, e para Harare, Zimbabwe, onde participou no HIFA (Harare International Festival of the Arts) nos dias 29 e 30 de abril de 2015.

Organização: Embaixada de Portugal em Pretória
Apoios: Camões, I.P. e Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo

CIDADE DO CABO, JOANESBURGO | 25-10-2015

Multimédia de “Rumos Ensemble” tocam Portugal

“Tocando Portugal - recital quase um Doc” é o nome do concerto multimédia concebido e interpretado pelo “Rumos Ensemble”, que teve lugar no dia 25 de outubro de 2015, no Nassau Auditorium da Groote Schuur High Schhol, na Cidade do Cabo, e no dia 28 de outubro de 2015, no Nando’s Head Office, em Joanesburgo.

Inovador e ambicioso, este projeto reúne uma seleção de música tradicional de dez regiões portuguesas – Algarve, Alentejo, Lisboa, Ribatejo, Beiras, Porto, Minho, Trás-os-Montes, Açores e Madeira - arranjadas para trio de violino, clarinete e piano; a projeção de filmes inéditos de cada região, evocando a beleza e riqueza natural e arquitetónica do nosso país; depoimentos de personalidades de proeminência regional, nacional e internacional, naturais de cada região, como António Victorino d’Almeida, Janita Salomé ou Carlos Alberto Moniz.

Organização: Embaixada de Portugal em Pretória e Consulados-Gerais de Portugal na Cidade do Cabo e Joanesburgo

Apoio: Camões, I. P.

 

2014

 

Artes Visuais

JOANESBURGO | 24-10-2014

Exposição “Imagens de Guerra”, do repórter fotográfico João Silva

Esteve patente no Museum Africa, Newtown, em Joanesburgo, a exposição “Imagens de Guerra”, do co-fundador do celebrizado The Bang Bang Club, grupo de jovens fotógrafos que reportou a violência perpetrada durante o regime sul-africano do apartheid, distinguido com diversos prémios, nomeadamente o prestigiado World Press Photo, João Silva perdeu as duas pernas durante uma reportagem no Afeganistão, no dia 23 de julho de 2010, ao pisar uma mina.

Organização: Museum Africa, Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo
Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Pretória
Música

JOANESBURGO | 28-04-2014 — 03-05-2014

Maria João e Mário Laginha em digressão pela África Austral

O duo de jazz português composto por Maria João e Mário Laginha apresentou o trabalho Iridescente numa série de concertos na África do Sul, Namíbia, Zimbabué e Botsuana.

Maria João e Mário Laginha trabalham juntos há quase três décadas, tendo já realizado centenas de concertos em Portugal e no estrangeiro.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Artes Performativas

DURBAN | 28-08-2013 — 29-08-2013

Participação portuguesa no festival de dança contemporânea JOMBA!

O coreógrafo Francisco Camacho, do grupo Eira, apresentou uma recriação da peça “Rei no Exílio”, no festival de dança contemporânea JOMBA!, em Durban.

Apoio: Camões, I.P.

Artes Visuais

JOANESBURGO | 12-08-2013

Exposição “História do Fado”

A exposição “História do Fado”, composta por 20 cartazes, criada pelo Camões, I.P., Museu do Fado e EGEAC, com texto e imagens que permitem criar uma narrativa histórica sobre esta expressão artística e tem origem na classificação pela UNESCO do Fado como Património Imaterial da Humanidade, em 2011, esteve exposta na Alliance Française, em Joanesburgo.

Apoio: Camões, I.P.

Música

JOANESBURGO | 21-04-2013

Os “Anaquim” em concerto no Núcleo de Arte e Cultura

A banda portuguesa “Anaquim” apresentou-se no Núcleo de Arte e Cultura (NAC) de Joanesburgo num espetáculo que coincide com a celebração do aniversário do NAC, cujo programa terá início com um almoço para toda a comunidade portuguesa da província de Gauteng.

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Pretória e Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.