Austrália

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Austrália.

2016

 

Cinema e Multimédia

MARRICKILE | 06-06-2016

Celebração do Dia de Portugal

A Biblioteca Central de Marrickville em parceria com a Coordenação do Ensino Português do Camões, I.P. na Austrália, apresentaram no dia 6 de junho de 2016, o filme “A Gaiola Dourada” de Ruben Alves.

O evento incluiu pequeno-almoço, projeção do filme e apresentação de novos livros, CDs e DVDs em língua portuguesa, adquiridos pela biblioteca.

Ruben Alves é o autor do mais recente fenómeno do cinema francês: “A Gaiola Dourada”. O filme «mais português de França» deste luso-descendente é uma homenagem aos seus pais. Apaixonado por contar esta história, conta-nos na língua de Camões o segredo que levou mais de um milhão de pessoas a ver o filme em França e em Portugal.

Organização: Biblioteca Central de Marrickville em parceria com a Coordenação do Ensino Português/Camões, I.P. na Austrália

Apoio: Camões, I.P.

SIDNEY | 28-07-2016 — 29-07-2016

NY Portuguese Short Film Festival 2016

Decorreu nos dias 28 e 29 de julho de 2016, pela terceira vez, o festival de curtas-metragens portuguesas na Austrália, no Cinema Chauvel, em Sidney.

O festival mostrou mais uma vez o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses com o apoio do Art Institute, Camões, I.P. e o Consulado Geral de Portugal em Sidney.

Organização: Art Institute

Apoios: Camões, I.P. e Consulado Geral de Portugal em Sidney

Interdisciplinar

CAMBERRA | 22-09-2016

J.M. Braga Collection Talk: The Portuguese in Macau

Exposição e Conferência sobre a Coleção JM Braga, com a presença do Professor Jorge Santos Alves na National Library of Australia- Camberra, no dia 22 de setembro de 2016

O Dr. Stuart Braga, sobrinho de Jack Braga, e o Professor Jorge Santos Alves, Universidade Católica de Portugal, revelaram a fascinante história da colónia europeia mais duradoira do mundo, para marcar o 50º aniversário da aquisição da Coleção Braga pela Biblioteca Nacional da Austrália. A coleção contém raras e belas obras sobre Portugal, Macau, China e Japão, e é uma das mais importantes coleções históricas da Biblioteca.

A coleção Braga contém cerca de 7400 livros e panfletos, quase todos eles escritos em Inglês ou Português. A coleção é composta predominantemente de obras históricas e particularmente sobre a história de Portugal, colónias portuguesas, China e Japão.

Apoios: Embaixada de Portugal e Camões, I.P.

Língua

SIDNEY, MELBOURNE, CAMBERRA, DARWIN | 04-08-2016 — 15-08-2016

Maria Inês de Almeida promove leitura em língua portuguesa

A escritora Maria Inês Almeida, esteve em Sidney, Melbourne, Camberra e Darwin para participar em iniciativas de promoção da leitura em língua portuguesa, a convite da Coordenação do Ensino Português do Camões, I.P. na Austrália.

No programa da visita destacou-se uma entrevista na rádio SBS Australiana, uma aula na Australian National University e visita a várias escolas comunitárias portuguesas no estados de Victoria (Melbourne), Nova Gales do Sul (Sidney), Australian Capital Território (Camberra) e Território do Norte (Darwin).

Organização: Coordenação do Ensino Português/Camões, I.P. na Austrália

Apoio: Camões, I.P.

SIDNEY | 08-10-2016

Participação Portuguesa no Sydney Language Festival de 2016

No dia 8 de outubro de 2016 realizou-se o Sydney Language Festival de 2016 no Centro Cultural Coreano em Sidney.

O objetivo deste festival foi mostrar a grande diversidade linguística das línguas. Cada idioma, apresentado em segmentos de trinta minutos, abrangendo tanto os seus aspetos linguísticos e culturais.

Os idiomas apresentados incluem as línguas indígenas Coreano, Esperanto, Sinhala, Vela, Bangala, Português, Russo e outras línguas.

A participação da língua portuguesa contou com a presença da professora Maria Teixeira Alves e dos seus alunos.

Apoio: Camões, I.P.

Música

SIDNEY | 09-09-2016

BonTempo Requiem

No dia 9 de setembro de 2016, no Conservatório de Música da Universidade de Sydney, Neal Peres da Costa finalizou mais um ano escolar dedicada à música portuguesa com uma atuação pública com excertos de Domingues BomTempo. A atuação contou para avaliação dos seus alunos.

Neal Peres da Costa (1964) é luso-australiano, cravista, organista e pianista, especializado em atuações com instrumentos históricos dos séculos XVII, XVIII e XIX. É Professor Associado e Presidente do Departamento de Música Clássica no Conservatório de Música da Universidade de Sydney.

Apoios: Consulado Geral de Portugal em Sidney e Camões, I.P.

 

2015

 

Cinema e Multimédia

SIDNEY | 23-07-2015 — 24-07-2015

Festival de curtas-metragens portuguesas “NY Portuguese Short Film Festival”

O Chauvel Cinema, em Sidney, acolheu “O NY Portuguese Short Film Festival 2015”, um evento promovido pelo Arte Institute de Nova Iorque.

Nesta que já é a segunda edição do festival na Austrália, depois de já ter passado por Nova Iorque, Cascais, Lisboa, Londres e Macau, o público poderá assistir à exibição de 8 curtas-metragens e 2 animações de alguns dos realizadores portugueses mais promissores da atualidade.

Organização: Arte Institute

Apoios: Consulado-Geral de Portugal em Sidney e Camões, I.P.

Interdisciplinar

CAMBERRA | 13-02-2015 — 15-02-2015

Portugal presente no Festival Multicultural de Camberra 2015

A cultura portuguesa marcou presença no Festival Multicultural de Camberra, certame que une a comunidade local através da partilha de diversas tradições culturais e de um programa cultural, que integra concertos e exposições.

Apoios: Coordenação do Ensino Português/Camões, I.P. na Austrália e Embaixada de Portugal em Camberra

Língua

CAMBERRA | 21/02/2015

Portugal presente no Movimento Internacional da Língua Materna

Pela primeira vez, a Coordenação do Ensino Português/Camões, I.P. na Austrália, juntamente com a escola portuguesa de Queanbeyan e seus alunos, participaram na iniciativa Movimento Internacional da Língua Materna, com uma atuação musical no dia 21 de fevereiro de 2015 junto à Commonwealth Bridge, em Camberra.

O Movimento Internacional da Língua Materna é um evento dedicado à importância de preservar as línguas ameaçadas de extinção num contexto multicultural e multilingue.

Organização: Coordenação do Ensino Português do Camões, I.P. na Austrália

Música

SIDNEY | 15-05-2015

Concerto de Música Clássica portuguesa em Sidney

O luso-australiano Neil Peres da Costa, cravista, organista e pianista, atuou no Conservatório de Música da Universidade de Sidney, atuação que marcou o final do ano escolar.Neil Peres da Costa, especializado em atuações com instrumentos históricos dos séculos XVII, XVIII e XIX, é Professor Associado e Presidente do Departamento de Música Clássica no Conservatório de Música da Universidade de Sidney. Do seu currículo consta uma licenciatura na Universidade de Sidney, um mestrado em Music Performance na Universidade de Londres e um doutoramento pela Universidade de Leeds.

Organização: Consulado-Geral de Portugal em Sidney

Apoio: Camões, I.P. 

SIDNEY | 26-02-2015

Noite de música barroca (fagote) com Mélodie Michel

A especialista em Música Antiga Mélodie Michel, professora de fagote barroco na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, atuou no Consulado Geral de Portugal de Sidney.

Depois de um mestrado em Music Performance na Escola de Artes de Zurique e de uma especialização em Música Antiga em Basileia, Mélodie foi a primeira pessoa a receber um diploma pedagógico em Fagote Barroco pela Schola Cantorum Basiliensis (Basileia, Suíça).

Organização: Consulado-Geral de Portugal em Sidney
Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Cinema e Multimédia

SIDNEY | 04-11-2014 — 05-11-2014

NY Portuguese Short Film Festival em Sidney

O NY Portuguese Short Film Festival teve lugar pela primeira vez na Austrália, em Sidney, promovido pelo Arte Institute de Nova Iorque, contando com a exibição de 16 curtas-metragens de alguns dos realizadores portugueses mais promissores da atualidade.

O NY Portuguese Short Film Festival, organizado anualmente pelo Arte Institute, pretende ampliar e conquistar públicos para o cinema português, assim como dar visibilidade ao trabalho da nova geração de jovens realizadores.

Organização: Arte Institute

Apoios: Consulado-Geral de Portugal em Sidney e Camões, I.P.

Língua

MELBOURNE | 17-10-2014 — 26-10-2014

Escritora Luísa Fortes da Cunha visitou a comunidade escolar portuguesa

A escritora juvenil Luísa Fortes da Cunha visitou três cidades australianas no âmbito de uma iniciativa de promoção do livro e da leitura em língua portuguesa.

Luísa Fortes da Cunha nasceu em Vila Franca de Xira, em 1959. Estreou-se na literatura infanto-juvenil com “Teodora e o Segredo da Esfinge”, obra que vai já na 2ª edição.

Organização: Coordenação do Ensino Português do Camões, I.P. na Austrália

Música

SIDNEY | 15-03-2014 — 16-03-2014

Banda portuguesa “Trêsporcento” atua no Festival “Bairro Português” de Petersham

A banda portuguesa “Trêsporcento” atuou na Austrália com um concerto no The Lansdowne Hotel e um outro integrado na 13.ª edição do Festival “Bairro Português” de Petersham, que se realiza em Marrickville, Sidney.

No espetáculo do dia 15, o grupo foi acompanhada pelas bandas locais Magnus and The Ivory Drips.

A atuação dos “Trêsporcento” na Austrália foi uma iniciativa que tem por objetivo a promoção da circulação internacional da música moderna portuguesa junto de diversos públicos.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.