China

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na China.

2015

 

Artes Performativas

PEQUIM | 12-05-2015 — 24-05-2015

Quorum Ballet em digressão com o espetáculo “Correr o Fado”

A companhia portuguesa de dança Quorum Ballet efetuou uma digressão na China entre os dias 12 e 24 de maio de 2015, nas cidades de Pequim, Xangai, Zhuhai e Nanjing.

O Quorum Ballet foi criado em 2005 por Daniel Cardoso, que é o seu diretor artístico e coreógrafo. Com “Correr o Fado”, o Quorum Ballet tornou-se a primeira companhia portuguesa de dança a atuar no Grande Teatro Nacional da China.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

PEQUIM | 10-05-2015

Festival da Canção em Língua Portuguesa

Decorreu na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim a 4ª edição do Festival da Canção Lusófona para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na CPLP, celebrado no dia 10 de maio.

Esta atividade destinou-se a todos os estudantes de português das Universidades de Pequim e Tianjin: Universidade de Língua e Cultura de Pequim; Universidade de Línguas Estrangeiras de Pequim; Universidade de Pequim; Universidade de Comunicação da China; Universidade de Economia e Negócios Internacionais; Bejing Normal University e Beijing City University (estas duas últimas com a Língua Portuguesa como disciplinas opcionais) e a Universidade de Tianjin.

Todos os Embaixadores, bem como diplomatas, dos países de língua oficial portuguesa estiveram presentes neste evento. Cerca de 150 a 200 estudantes estiveram também presentes.

Organização: Leitorado do Camões, I.P.

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Cinema e Multimédia

PEQUIM | 12-11-2014

Portugal presente no Festival de Cinema da União Europeia

Portugal participou no Festival de Cinema da União Europeia, em Pequim, com o filme "A Vida Invisível", de Vítor Gonçalves, no Instituto Francês.

Esta foi uma ação apoiada pelo Camões, IP, no âmbito do plano anual das atividades de 2014 da Secção Cultural da Embaixada de Portugal em Pequim.

Organização: Embaixada de Portugal em Pequim

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

PEQUIM | 27-11-2014

Encontro literário com Amílcar Bettega Barbosa

Numa iniciativa do leitorado Camões, IP, da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim em conjunto com a Embaixada do Brasil, realizou-se um "Encontro literário" com o escritor Amílcar Bettega Barbosa, vencedor do Prémio Telecom Portugal, em 2005, em que estiveram presentes estudantes de português de todas as Universidades de Pequim.

Organização: Leitorado do Camões, I.P. e Embaixada do Brasil em Pequim

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Interdisciplinar

MACAU | Café Oriente - IPOR - Instituto Português do Oriente | 27-03-2013

Conferência "Macau, Paisagem Urbana e Identidade"

Oradores:

Carla Figueiredo, do Instituto Cultural da RAEM

Cláudia Taborda, da Universidade de Tecnologia de Queensland, EUA

Nuno Soares, da Associação dos Arquitetos de Macau

Adalberto Tenreiro, responsável pelos ateliers

Moderador: Diogo Teixeira, da Universidade de Saint Joseph

Organização: IPOR

MACAU | 11-06-2013

Francisco José Viegas participa em Seminário do IPOR

O escritor português Francisco José Viegas participou num Seminário, no Café Oriente do IPOR, em Macau, numa iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong e do IPOR – Instituto Português do Oriente.

O evento, que aconteceu no âmbito das comemorações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, integra-se no ciclo de Seminários do IPOR, “Francisco José Viegas – de A a Z”, e visa desenvolver uma conversa abrangente sobre diferentes temas, do jornalismo à escrita, dos livros à lusofonia.

Organização: IPOR, Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.