Canadá

2016

 

Artes Visuais

TORONTO | 15-10-2016 — 22-10-2016

Visita da Ilustradora e autora Danuta Wojciechowska

A ilustradora e autora Danuta Wojciechowska esteve em Toronto, Otava e Montreal, entre os dias 15 e 22 de outubro de 2016, a convite da Coordenação do Ensino Português/Camões, I.P. no Canadá.

Durante a sua passagem por estas cidades canadianas, Danuta Wojciechowska realizou sessões de formação de professores em Toronto, Otava e Montreal.

Organização: Coordenação do Ensino Português/Camões, I.P. no Canadá

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

TORONTO | Universidade de York | 02-02-2016 — 09-03-2016

Mostra de Cinema Português

Entre os dias 2 de fevereiro e 9 de março de 2016 decorreu, em Toronto, um ciclo de cinema português, organizado pelo Camões, I. P., em parceria com a Secção de Português da Universidade de Toronto e o programa de Portuguese and Luso-Brazilian Studies da Universidade de York.

De 9 a 25 de março esteve, ainda, patente ao público a exposição «Cinema Português», do Camões, I.P, na Scott Library, na Universidade de York.

Organização: Camões, I. P., Universidade de Toronto e Universidade de York

Apoio: Camões, I.P.

TORONTO | Consulado-Geral de Portugal em Toronto | 16-09-2016

Exposição do Camões, I.P. “O Cinema Português / Portuguese Cinema”

Esteve patente na Galeria Almada Negreiros, no Consulado-Geral de Portugal em Toronto, a exposição O Cinema Português / Portuguese Cinema.

Organizada sob o patrocínio do Camões I.P., no âmbito do 2016 – Ano do Cinema Português, a exposição, composta de 22 placards, descreve a história do cinema portuguesa através de fotografias, artigos de imprensa e breves textos descritivos nas línguas portuguesa e inglesa.

No quadro da missão do Camões, I.P., esta mostra tem por objetivo reforçar o conhecimento do cinema português como vertente da cultura portuguesa e assim contribuir ativamente para a sua valorização e difusão no mundo.

Organização: Camões, I.P.

Apoio: Consulado-Geral de Portugal em Toronto

TORONTO | 21-11-2016

NY Portuguese Short Film Festival

O Arte Institute em parceria com o Consulado-Geral de Portugal em Toronto, promoveram a estreia do NY Portuguese Short Film Festival em Toronto na sua VI edição, no dia 21 de novembro de 2016.

O NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), organizado pela primeira vez em Junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos. O Festival mostra o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses. Ao organizar o Festival anualmente, em vários países, o Arte Institute pretende ampliar e conquistar novos públicos para o cinema português, em todo o mundo.

Apoio: Camões, I.P.

Língua

TORONTO | 21-03-2016 — 30-04-2016

Exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa”

A exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa,” esteve patente na Galeria Almada Negreiros, no Consulado-Geral de Portugal em Toronto, entre 21 de março e 30 de abril de 2016.

Trata-se de uma mostra organizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. com coordenação científica do ISCTE/IUL – Instituto Universitário de Lisboa, que evidencia os conteúdos do livro homónimo e que se destaca pela forte componente visual dos cartazes.

Esta mostra tem por objetivo reforçar o conhecimento sobre a Língua Portuguesa e assim contribuir ativamente para a sua valorização e difusão no mundo.

Organização: Camões, I.P.

Literatura

TORONTO | Consulado-Geral de Portugal em Toronto | 10-05-2016 — 27-05-2016

Exposição “Escritores Diplomatas”

A exposição “Escritores Diplomatas” esteve patente de 10 a 27 de maio de 2016, na Galeria Almada Negreiros, do Consulado Geral de Portugal em Toronto.

A mostra é constituída por uma seleção de 10 escritores que também foram diplomatas – do século XIX até à atualidade - entre os quais Eça de Queirós, Guerra Junqueiro, Wenceslau de Moraes e Luís Filipe Castro Mendes. Em todos encontramos subjacente uma abrangente visão cultural que resulta, explicitamente, das funções e dos contactos com diferentes culturas e problemáticas de âmbito internacional.

“Escritores Diplomatas” tem por objetivo reforçar o conhecimento sobre a Língua Portuguesa e assim contribuir ativamente para a sua valorização e difusão no mundo.

Apoio: Camões, I.P.

TORONTO, MONTREAL | 25-10-2016 — 29-10-2016

Escritora Maria João Lopo de Carvalho em Toronto e em Montreal

A escritora Maria João Lopo de Carvalho esteve em Toronto e em Montreal, entre os dias 25 e 29 de outubro de 2016. Durante a sua passagem pelo Canadá, a escritora marcou presença em encontros literários dirigidos à comunidade portuguesa neste país e junto de alunos de português.

No dia 25 de outubro, realizou-se a apresentação do mais recente livro da escritora, «Até que o amor me mate – as mulheres de Camões». Esta iniciativa, da responsabilidade da Coordenação do Ensino em parceria com a Casa do Alentejo de Toronto, integrar-se-á na Semana Cultural desta associação.

Organização: Coordenação do Ensino Português no Canadá/Camões, I.P. e Casa do Alentejo de Toronto

Apoio: Camões, I.P.

CANADÁ 28-11-2016 — 03-12-2016

Escritor Afonso Cruz em Toronto e em Montreal

O escritor Afonso Cruz esteve em Toronto e em Montreal a convite da Coordenação do Ensino Português no Canadá/Camões, I.P.

Nestes dias Afonso Cruz dinamizou um workshop de escrita criativa, na Casa do Alentejo, em Toronto, também no Centro Comunitário Missão de Santa Cruz, em Montreal, esteve presente numa aula de Português Avançado na Universidade de Toronto, apresentou também o seu livro «Jésus Christ buvait de la bière», na companhia dos escritores Patrice Lessard e Nicolas Chalifour, na livraria Gallimard de Montreal.

Organização: Coordenação do Ensino Português/Camões, I.P.

Música

OTAVA | Shenkman Arts Centre | 19-03-2016

Concerto Mulheres Notáveis: Mulheres Compositoras Europeias

O concerto Mulheres Notáveis: Mulheres Compositoras Europeias realizou-se no dia 19 de março de 2016, no Shenkman Arts Centre, na capital canadiana.

Este evento foi organizado pela EUNIC Ottawa em parceria com a Delegação da UE no Canadá e as Embaixadas da Áustria, Bulgária, Irlanda, Países Baixos, Polónia, Portugal, Eslováquia e Espanha.

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Artes Visuais

TORONTO | Consulado-Geral de Portugal em Toronto | 15/04/2015 – 23/03/2015

Revolução dos Cravos assinalada com exposição “ abrir Abril: o chegar da Liberdade”

A mostra, produzida pelo ex-Instituto Camões, é constituída por dezasseis painéis, onde os visitantes poderão ver alguns dos momentos essenciais da revolução, representados por fotografias, cartazes, autocolantes e muitas primeiras páginas de jornais, alguns dos quais desaparecidos como o República, O Século ou Diário de Lisboa.

A exposição alusiva ao 25 de Abril contém ainda algumas notícias censuradas bem como o mandado de captura de Mário Soares e uma carta escrita pelo antigo Presidente da República, a 15 de maio de 1961, quando se encontrava preso.

Apoio: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P.

TORONTO | 01-10-2015 — 07-10-2015

“História do Fado” em exposição assinala Dia Mundial da Música

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Música, o Consulado-Geral de Portugal em Toronto, com o apoio do Camões, I.P., organizou, no dia 1 de outubro de 2015, na Galeria Almada Negreiros, uma apresentação sobre o cavaquinho pelo conceituado artista/artesão, Nuno Cristo e inaugurou uma exposição sobre a “História do Fado”.

Para a ocasião foi convidada a comunidade portuguesa e luso-canadiana do Ontário.

Organização: Consulado-Geral de Portugal em Toronto

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

OTAVA | 20-11-2015 — 28-12-2015

Festival de Cinema da União Europeia

Portugal marcou presença na 30ª edição do Festival de Cinema da União Europeia, que decorreu na cidade de Otava, no cinema Bytown, entre 20 de novembro e 10 de dezembro de 2015.

A representação portuguesa fez-se com o filme “Os Gatos não têm Vertigens”, de António-Pedro Vasconcelos, exibido no dia 21 de novembro.

Este filme esteve também presente no mesmo festival que decorreu, em paralelo, em Toronto, entre os dias 14 e 28 de novembro de 2015. Nesta cidade o filme foi exibido no dia 22 de novembro de 2015, no Cinema Royal.

Apoio: Camões, I.P.

OTAVA | 14-11-2015 — 05-12-2015

Ciclo de Palestras e Filmes em Língua Portuguesa

Com apoio das Embaixadas de Angola, do Brasil e de Portugal realizou-se, na Universidade de Otava, o “VIII Ciclo de Palestras e Filmes em Língua Portuguesa”.

O evento foi apresentado pelo programa de Português e pela Associação de Estudantes de Língua Portuguesa/Entre Amigos, da Universidade de Ottawa.

O Ciclo foi dedicado aos Direitos Humanos e contou com a apresentação dos seguintes filmes portugueses: “O Cônsul de Bordéus”; “Assalto ao Santa Maria”; “Há 70 anos no Tarrafal”; “Europa 2007”; “Terra de Ninguém” e “Bóbo”.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

TORONTO | Universidade de Toronto | 11-11-2015 — 13-11-2015

Conferência “A voz dos Avós” na Universidade de Toronto

A voz dos nossos avós foi o mote para uma conferência sobre identidade, memória e património cultural, que o Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Toronto organizou entre os dias 11 e 13 de setembro de 2015 naquela cidade canadiana.

As escritoras Alice Vieira e Júlia Nery deslocaram-se a Toronto, a convite da Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro/Camões, I.P. do Canadá, para participar no congresso.

Organização: Universidade de Toronto

Apoios: Camões, I.P., Galeria dos Pioneiros Portugueses, Presidência do Governo Regional do Açores e Universidade de York, de Toronto

Língua

OTAVA | Alumni Auditorium | 21-05-2015 — 23-05-2015

Celebração do Dia da Língua Portuguesa

Celebração do Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na CPLP

Apoio: Camões, I.P.

TORONTO | 02-11-2015 — 07-11-2015

Maria Inês Almeida promove leitura em língua portuguesa

A escritora Maria Inês Almeida esteve em Toronto, a convite da Coordenação do Ensino Português de Toronto/Camões, I.P., do Canadá entre os dias 2 e 7 de novembro de 2015, para participação em iniciativas de promoção da leitura em língua portuguesa.

No programa da visita destacou-se a participação na XII Semana da Língua Portuguesa da Universidade de Toronto com uma aula sobre Linguagem Jornalística, e ainda a visita a escolas comunitárias da Direção Escolar Católica de Toronto.

Organização: Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro do Canadá

Apoio: Camões, I.P.

Música

TORONTO | 25-11-2015

Concerto de Helder Moutinho

Realizou-se no dia 25 de novembro de 2015, no Revival Bar, em Toronto, um concerto com Helder Moutinho, numa iniciativa organizada pelo Consulado-Geral de Portugal em Toronto com a colaboração da LIUNA Local 183 e do Radisson Admiral Hotel .

O fadista Helder Moutinho apresentou o seu concerto “Um Fado na Mouraria”, acompanhado por Marco Oliveira, Micael Gomes e Hernâni Raposo.

Helder Moutinho realizou igualmente concertos em Montreal e Otava, nos dias 26 e 27 de novembro, respetivamente.

Organização: Embaixada de Portugal em Otava, Consulados de Portugal em Toronto e Montreal

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Artes Performativas

TORONTO | 12-05-2014 — 18-05-2014

Atuação do Teatro do Biombo em Toronto

A companhia Teatro do Biombo participou no Wee Festival of Theatre and Culture for Early Years, que decorreu no Tarragon Theatre Extra Space de Toronto

Teatro do Biombo é uma Companhia de Teatro Portuguesa sediada em Lisboa, criada em 2010 por Joana Pavão (Diretora Artística). O seu trabalho é dedicado às audiências mais jovens.

Apoio: Camões, I.P.

Artes Visuais

TORONTO | Biblioteca Robarts e Universidade de Toronto | 05-03-2014 — 31-03-2014

Exposição “Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos”

Inauguração da exposição“Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos”

Apresentação e conferência de Luís de Moura Sobral

Produção: Camões, I.P.

Apoio: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Toronto

Cinema e Multimédia

TORONTO | 28-03-2014 — 06-04-2014

Exibição do filme "A Gaiola Dourada" no Festival do Cinema Francófono em Toronto

Decorreu em Toronto, o Festival International du Film Francophone, tendo sido exibido, no Royal Cinema, em Toronto, o filme "A Gaiola Dourada", de Ruben Alves.

Apoio: Camões, I.P.

OTAVA | 07-11-2014 — 28-11-2014

Ciclo de Palestras e Filmes da CPLP

O 12º Ciclo de Palestras e Filmes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizou-se na Universidade de Otava, subordinado ao tema “Sociedade, Literatura e Cinema”.

O programa do Ciclo incluiu os filmes Call Girl (2013), de António-Pedro de Vasconcelos, Amália (2008), de Carlos Coelho da Silva e ainda as produções brasileiras O Homem que Copiava (2003), de Jorge Furtado e O Tempo e o Vento (2013), de Jayme Monjardim.

Organização: Secção de Português e Associação de Estudantes de Língua Portuguesa e Espanhola da Universidade de Otava, com colaboração das Embaixadas de Portugal e do Brasil

Apoio: Camões, I.P.

TORONTO | Royal Cinema | 18-11-2014

“A Gaiola Dourada” no Festival de Cinema da União Europeia

O filme "A Gaiola Dourada" foi exibido no Festival de Cinema da União Europeia, no dia 18 de novembro de 2014.

A exibição de "A Gaiola Dourada" (2013), um filme do realizador luso-francês Ruben Alves, com Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Roland Giraud e Chantal Lauby, foi exibido no Royal Cinema, em Toronto.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Otava

Interdisciplinar

TORONTO | 02-11-2014 — 01-12-2014

Programa “Entre Margens e Memórias: Representações da Diáspora”

Constituído por palestras, mesas-redondas, cinema e exposições, este evento teve por objetivo promover uma reflexão aberta e crítica sobre a diáspora de expressão em língua portuguesa.

Organização: Universidade de Toronto, Universidade de York e Camões, I.P.

Apoio: Camões, I.P.

TORONTO | Casa do Alentejo | 08-11-2014 — 15-11-2014

Escritora Rita Vilela visitou comunidade escolar de Toronto

A escritora Rita Vilela deslocou-se a Toronto para visitar a comunidade escolar e participar em vários eventos, a convite da Coordenação do Ensino Português no Canadá.

Durante a semana, Rita Vilela visitou sete escolas, numa iniciativa de incentivo à leitura em português. No dia 11 de novembro esteve presente na Casa do Alentejo para uma sessão de contos da sua autoria e uma conversa sobre o processo da escrita. E no último dia, 15 de novembro, a autora marcou presença na Feira Internacional do Livro de Toronto, no TD Children‘s Stage.

Organização: Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro do Canadá

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

TORONTO | Citizenry Café | 12-05-2014

Mesa redonda literária sobre «Portuguese Canadian Writers»

Apresentação de Memória: An Anthology of Portuguese Canadian Writers.

A mesa redonda foi moderada pela Profa. Inês Cardoso, docente do Camões, I.P. na Universidade de York.

Organização: Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro do Canadá e editora Fidalgobooks

Apoio: Camões, I.P.

TORONTO | Harbourfront Centre | 25-10-2014

Escritor Gonçalo M. Tavares no International Festival of Authors

O escritor Gonçalo M. Tavares esteve presente no International Festival of Authors (Festival Internacional de Autores), em Toronto, onde participou juntamente na mesa redonda Core of Meaning que teve lugar no Harbourfront Centre, na Brigantine Room.

Ainda no âmbito desta visita, Gonçalo M. Tavares deslocou-se à Universidade de Toronto para um encontro com alunos do programa de português e, mais tarde, fez uma apresentação na Casa do Alentejo sobre as suas obras “Viagem à Índia” e “Jerusalém”.

Organização: Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro do Canadá

Apoio: Camões, I.P.

Música

TORONTO | 27-11-2014 — 29-11-2014

Concerto de Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva

A fadista Cristina Branco e o pianista João Paulo Esteves da Silva realizaram em conjunto um concerto no Glenn Gould Studio, em Toronto, seguido de concertos em Montreal e Otava, nos dias 28 e 29 de novembro, respetivamente.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Artes Visuais

TORONTO | Casa do Alentejo | 21-02-2013 — 09-03-2013

Exposição “Fernão Mendes Pinto, Deslumbramento do Olhar”

A exposição “Fernão Mendes Pinto, Deslumbramento do Olhar”, constituída por 24 painéis sobre a obra “Peregrinação” do escritor português do século XVI, esteve patente na Casa do Alentejo em Toronto.

Esta mostra é uma iniciativa do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., através da Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro do Canadá.

Organização: Coordenação de Ensino Português/Camões, I.P. no Canadá

Apoio: Camões, I.P.

TORONTO | Casa do Alentejo | 15-03-2013

Exposição “História do Fado”

A exposição “História do Fado”, inaugurada a 15 de março de 2013, esteve patente na Casa do Alentejo em Toronto.

A exposição “História do Fado” é composta por 20 cartazes, com texto e imagens que permitem criar uma narrativa histórica sobre esta expressão artística. A mostra resulta de uma parceria entre o Camões, I.P., o Museu do Fado e a EGEAC, e tem origem na classificação pela UNESCO do FADO como Património Imaterial da Humanidade, em 2011.

Organização: Coordenação de Ensino Português/Camões, I.P. no Canadá

Apoios: Camões, I.P., Consulado-Geral de Portugal em Toronto

Interdisciplinar

OTAVA | 06-03-2013 — 03-04-2013

Ciclo de Palestras e Documentários/Filmes da CPLP

O V ciclo de palestras e documentários/filmes da CPLP, sob o título “Símbolos, Momentos e Espaços”, constituído por sete exibições. A exibição das películas deu sempre o mote a um tema de reflexão.

Organização: Universidade de Otava, com colaboração das Embaixadas de Angola e do Brasil

Apoio: Camões, I.P.

MONTREAL | Universidade de Montreal | 10-05-2013

Conferência “Adultério e razão de Estado na arte medieval"

Conferência “Adultério e razão de Estado na arte medieval: os túmulos de D. Pedro I e Inês de Castro na Abadia de Alcobaça, em Portugal”, pela Prof.ª Maria José Goulão, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Organização: Cátedra de Cultura Portuguesa/Camões, I.P.

Apoio: Camões, I.P.

MONTREAL | Universidade de Montreal | 16-10-2013 – 18-10-2013

“Présence(s) de la cultura lusophone”

Uma conferência internacional intitulada “Présence(s) de la culture lusophone” realizou-se na Universidade de Montreal, evento que registou a participação de especialistas de diversas nacionalidades em torno do tema em foco, as presenças da cultura lusófona nas épocas pré-moderna, moderna e contemporânea, no quadro de um preenchido painel de intervenções e debates.

Organização: Cátedra de Cultura Portuguesa/Camões, I.P. na Universidade de Montreal

Apoio: Camões, I.P.

TORONTO | Universidade de York | 29-10-2013 — 01-11-2013

Conferência da Associação de Estudos Lusófonos

A primeira conferência da Associação de Estudos Lusófonos, uma associação académica interdisciplinar para a promoção e disseminação da investigação sobre o mundo lusófono, decorreu na Universidade de York, em Toronto. Intitulada “Exploring the Crossroads and Perspectives of Lusophone Studies”, contou com a participação de Onésimo Almeida, Professor de Estudos Portugueses e Brasileiros na Universidade de Brown, EUA.

Apoio: Camões, I.P.

Língua

TORONTO | Universidade de Toronto | 04-11-2013 — 07-11-2013

Semana da Língua Portuguesa na Universidade de Toronto

A Semana da Língua Portuguesa, dedicada ao tema Literaturas Africanas em Português: Tendências Contemporâneas, decorreu na Universidade de Toronto, com uma exposição, palestras e projeção de um filme e um documentário.

Esta iniciativa contou com uma apresentação de Stephen Henighan, professor na Universidade de Guelph, sobre ficção angolana e moçambicana. No mesmo dia, foi inaugurada a exposição "Literaturas Africanas: Autores Lusófonos", que ficou patente ao público até 11 de dezembro, na Biblioteca E.J. Pratt.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

MONTREAL | Université de Montréal | 26-01-2013

Apresentação de “Cemitério de Pianos”, de José Luís Peixoto

A Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro/Camões, I.P. do Canadá apresentou o livro “Cemitério de Pianos”, de José Luís Peixoto, seguido de um debate moderado por Maria João Dodman, professora do Departamento de Línguas, Literaturas e Linguística da Universidade de York.

Esta iniciativa foi uma parceria com a EUNIC – Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia–, e aconteceu no âmbito do “European Book Club”, que promove encontros periódicos em diferentes institutos culturais a fim de discutir obras europeias contemporâneas, traduzidas para inglês.

Organização: Projeto Lisez L'Europe, da rede EUNIC, Camões, I.P., Consulado-Geral de Portugal em Montreal e Universidade de Montreal

Apoio: Camões, I.P.

MONTREAL | Université de Montréal | 11-12-2013

Leitura de ‘O Apocalipse dos Trabalhadores’ de Valter Hugo Mãe

O ‘Apocalipse dos Trabalhadores’, de Valter Hugo Mãe, escritor, músico e pintor, Prémio José Saramago 2007, destinado a jovens autores com obra editada em língua portuguesa, foi a obra escolhida para a mais uma sessão do Círculo de Leitura Europeu, dedicada à literatura portuguesa, com a presença do autor.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.