Guiné-Bissau

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Guiné-Bissau.

 

2016

 

Artes Visuais

 

BISSAU | Centro Cultural Português | 09-12-2016 — 23-12-2016

Exposição retrospetiva de pintura e fotografia dos irmãos Manuel e Fernando Júlio

A exposição retrospetiva de pintura e fotografia dos irmãos Manuel e Fernando Júlio, foi inaugurada no dia 9 de dezembro de 2016, no Centro Cultural Português em Bissau.

Desenhadores, criadores da primeira banda desenhada da Guiné-Bissau, os irmãos gémeos interpretam a identidade guineense desde os anos 1970, com diferentes técnicas, sempre com uma visão singular. Esta exposição é retrospetiva (tanto quanto as obras disponíveis o permitem), mas inclui sobretudo os trabalhos mais recentes em pintura e fotografia.

A exposição estará em exibição até ao dia 23 de dezembro.

Organização: Centro Cultural Português em Bissau

 

Interdisciplinar

 

BISSAU | 01-12-2016

“Quinzena dos Direitos” na Guiné-Bissau

Realizou-se na Guiné-Bissau, entre 1 e 14 de dezembro de 2016, a "Quinzena dos Direitos", em celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Esta iniciativa congregou vários parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau, entre eles o Camões, I.P., a União Europeia, o Centro Cultural Português em Bissau, a Liga Guineense dos Direitos Humanos, a Casa dos Direitos e a Associação para a Cooperação entre os Povos (ACEP).

As atividades deste ano incluiram exposições, debates, cinema, prémio de jornalismo, oficinas pedagógicas, feiras do livro e concertos.

Apoios: Camões, I.P., através do projeto da ACEP “Observatório dos Direitos Humanos”, e Embaixada de Portugal em Bissau.

BISSAU | 07-12-2016

Feira do Livro no Centro Cultural Português em Bissau

O Camões- Centro Cultural Português em Bissau em parceria com a Casa dos Direitos e com a ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos, organizaram uma Feira do Livro, no dia 7 de dezembro de 2016, no contexto da "Quinzena dos Direitos" - duas semanas em que os parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau celebram o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Organização: Centro Cultural Português em Bissau

 

Literatura

 

BISSAU | 21-03-2016

Apresentação de antologia de poesia “Traços no Tempo”

O Centro Cultural Português em Bissau, em parceria com a Editora Corubal e a Câmara Municipal de Bissau, apresentaram no dia 21 de março de 2016, o 2º volume da antologia de poesia guineense "Traços no Tempo", com 225 poemas de 46 jovens autores.

A apresentação incluiu leitura de poemas pelos autores e música ao ar livre, na Avenida Cidade de Lisboa (junto à Embaixada de Portugal), com intervenções do Embaixador de Portugal, do Presidente da Câmara Municipal de Bissau e do Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos da Guiné-Bissau.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bissau

 

 

2015

 

Cinema e Multimédia

BISSAU | Centro Cultural Português | 07,14,21,28-10-2015

Mês do Cinema em Língua Portuguesa

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro de 2015, o Camões - Centro Cultural Português em Bissau realizou o Mês do Cinema em Língua Portuguesa com uma seleção de filmes dos países lusófonos africanos.

Em exibição esteve "Comboio da Canhoca" de Orlando Fortunato (Angola), "No Pudi Fasi" de Rui Manuel da Costa, "Pape di Nha Raça" (Guiné-Bissau), "Mionga ki Ôbo - Mar e Selva" de Ângelo Torres (São Tomé e Príncipe), "Bissau d'Isabel" de Sana Na Hada (Guiné-Bissau) e "Ricardo Rangel" de Licínio de Azevedo (Moçambique).

Organização: Centro Cultural Português em Bissau
Apoio: Camões, I.P.

 

Interdisciplinar

BISSAU | Centro Cultural Português | 01-10-2015

Documentário e recital celebram a Kora no Dia Mundial da Música

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Música, o Centro Cultural Português em Bissau acolheu no dia 1 de outubro de 2015 a apresentação do documentário "Kora - o Povo que canta dos seus antepassados não morrerá", de Jorge Carvalho, e um recital de Kora com o músico Demba Galissa.

O filme passa-se entre Lisboa e Kansala, em celebração de um instrumento que é uma das mais singulares e fascinantes expressões culturais guineense.

O documentário foi igualmente apresentado em Gabú e Tabatô nos dias 2 e 3 de outubro.

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Artes Visuais

BISSAU | Centro Cultural Português | 09-06-2014

Exposição fotográfica e livro no programa do Dia de Portugal

A Embaixada de Portugal em Bissau apresentou uma exposição fotográfica e lançou um livro de poesia baseados numa viagem entre Coimbra e a capital guineense, intitulada «Andam à procura de beijos», de António Maló e José Marques, foi a forma de assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A mostra é constituída por 22 imagens captadas ao longo do percurso terrestre entre Coimbra e Bissau.

Logo após a abertura da exposição, fez-se o lançamento do livro de poesia com o mesmo título, que compila as fotografias de José Marques documentadas por textos de António Maló.

Organização: Embaixada de Portugal em Bissau

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.