Angola

2016

 

Artes Performativas

LUANDA | 14-12-2016 — 15-12-2016

“Há Teatro no Camões” – 12.ª Edição

“Há Teatro no Camões” apresentou no Auditório Pepetela do Centro Cultural Português em Luanda, um programa que envolve dois grupos teatrais, atores, encenadores, dramaturgos e reputadas figuras ligadas ao mundo teatral angolano. Estão agendadas mesas redondas, debates/conversas e momentos teatrais

Para além das mesas redondas sobre “O Contributo dos Produtores Teatrais na Unidade e Desenvolvimento do Teatro” e “O que Une as Pessoas nas Artes”, o “Há Teatro no Camões” apresentou peças de pequeno formato de dois grupos teatrais de Luanda.

Apoio: Centro Cultural Português em Luanda

Artes Visuais

LUANDA | Centro Cultural Português | 09-06-2016 — 29-06-2016

Exposição Arte na Escola no Dia de Portugal

No âmbito das comemorações alusivas ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi inaugurada no dia 9 de junho de 2016, no Centro Cultural Português em Luanda, a exposição “Arte na Escola 6”.

A mostra, que esteve patente até 29 de junho, resultou de uma parceria entre o Centro Cultural Português e a Escola Portuguesa de Luanda e já vai na 6ª Edição.

Apoio: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 05-07-2016 — 26-07-2016

Exposição de Carlos Resende no Centro Cultural Português

Foi inaugurada no dia 5 de julho, no Centro Cultural Português em Luanda, a exposição “Entre Coimbra e Luanda” do artista plástico português Carlos Resende, que ficou patente até 26 de julho.

Esta mostra apresentou um conjunto de 35 obras de pintura a aguarela inéditas, produzidas em 2015 e 2016, inspiradas em Angola, que visitou, pela primeira vez em 2015.

Carlos Resende nasceu em Coimbra em 1961. Licenciou-se em pintura na A.R.C.A – E.U.A.C. e é professor de Artes-Visuais desde 1983 .

Apoio: Centro Cultural Português em Luanda

MOÇÂMEDES, LUBANGO, BENGUELA, LUANDA| 04-08-2016 — 23-09-2016

Projeto Olongombe – Exposição Coletiva Itinerante

Seis consagrados artistas plásticos angolanos juntaram-se em torno de uma ideia, da qual resultou um projeto artístico a que deram o nome de Olongombe (manada de gado em umbundo), concretizado numa exposição coletiva e itinerante que reuniu obras de pintura, desenho, escultura e instalação, unidas pela temática comum em torno do “Gado”, numa homenagem aos povos pastoris do Sul de Angola, à qual o Centro Cultural Português em Luanda se associou, como parceiro.

Apoio: Centro Cultural Português em Luanda

Cinema e Multimédia

LUANDA 15-11-2016 — 16-11-2016

Festival de Curtas-Metragens

O Centro Cultural Português em Luanda apresentou nos dias 15 e 16 de novembro de 2016, o Ciclo de Curtas-Metragens, que integram o Festival Internacional de New York Portuguese Short Film Festival (NYPSFF) 2016, organizado pelo Arte Institute, sediado em Nova Iorque e dirigido por Ana Miranda.

O Arte Institute é um instituto independente, sem fins lucrativos, que depois de Nova Iorque, Lisboa, Rio de Janeiro e Luanda, tem vindo a alargar progressivamente o número de países onde desenvolve atividades, visando dinamizar e difundir a arte contemporânea portuguesa, em várias expressões artísticas, numa dinâmica de triangulação atlântica. 

Na mostra de Curtas-Metragens de 2016, foram exibidos trabalhos recentes de jovens realizadores da nova geração, que procuram alargar e diversificar o público do cinema

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

LUANDA | Centro Cultural Português | 19-04-2016

Recital de Poesia “Encontro de Gerações”

O Centro Cultural Português em Luanda e o Movimento Lev’Arte organizaram um Recital de Poesia sobre o tema “Encontro de Gerações”, no Auditório Pepetela do Centro Cultural Português.

Participaram no evento poetas da União dos Escritores Angolanos (UEA), do Movimento Lev’Arte, do Clube Nacional de Poetas e Trovadores de Angola e da União dos Movimentos Literários de Angola (UMLA).

Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 08-06-2016

Recital de Poesia “Fernando Pessoa”

O Auditório Pepetela, do Centro Cultural Português em Luanda acolheu o Recital de Poesia Fernando Pessoa, que evoca o poeta português no mês em que se celebra o seu nascimento.

Apoios: Centro Cultural Português em Luanda e Movimento Lev’Arte

LUANDA | Centro Cultural Português | 30-06-2016

Lançamento de obra de José Luís Mendonça

Teve lugar no dia 30 de junho de 2016, no Centro Cultural Português em Luanda, numa parceria com a Texto Editora, o lançamento da obra “Luanda Fica Longe e Outras Estórias Austrais”, de José Luís Mendonça, editada pela Caminho. A obra havia sido apresentada em março de 2016, em Lisboa, por Ana Paula Tavares e Rodrigues Vaz.

Apoio: Centro Cultural Português em Luanda

 

2015

 

Artes Performativas

LUANDA | Centro Cultural Português | 16/06/2015

Centro Cultural Português apresenta a peça “O Lugar” de Daniela Vieitas

O Centro Cultural Português em Luanda apresentou no seu Auditório a peça “O Lugar”, uma peça da autoria e interpretação de Daniela Vieitas.

Nascida em Portugal, Daniela Vieitas é atriz profissional desde 2001. Fez a sua estreia no âmbito do “Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura”. Trabalhou com o “Teatro ao Largo”, “Teatro Montemuro” e “Ensemble Teatro”.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 15-07-2015 — 16-07-2015

“Há teatro no Camões “ pela terceira vez no Centro Cultural Português

O Auditório Pepetela do Centro Cultural Português em Luanda acolheu uma celebração às artes do palco intitulada “Há teatro no Camões”.

Nos dois dias do evento estiveram envolvidos quatro grupos teatrais, atores, encenadores, dramaturgos e reputadas figuras ligadas ao mundo teatral angolano que participaram em mesas redondas, debates, conversas e momentos teatrais.

Para além da abordagem às “Formas Alternativas de Organização e Gestão Teatral” e “A Importância da Investigação nos Processos Criativos dos Atores”, debatidas em mesa redonda, o público pôde assistir a peças, de pequeno formato, levadas à cena por quatro grupos teatrais de Luanda.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P.

Artes Visuais

LUANDA | Centro Cultural Português | 27-01-2015 — 09-02-2015

Exposição “10 Anos em Linha”, de Renato Fialho

Uma exposição de pintura, fotografia e escultura intitulada “10 Anos em Linha”, do artista plástico Renato Fialho, esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda.

Constituída por 26 obras, das quais 17 inéditas, a mostra baseia-se na criação do artista ao longo da última década.

Renato Fialho nasceu em 1977 em Lisboa, onde estudou design. Atualmente vive em Angola, de onde é originária a sua família, e onde se radicou há já alguns anos.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 16-02-2015 — 03-03-2015

Exposição “Andar nas Nuvens”, da artista plástica Daniela Ribeiro

Uma exposição de 20 obras inéditas intitulada “Andar nas Nuvens”, da artista plástica angolana Daniela Ribeiro, esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda.

Neste seu mais recente trabalho artístico, Daniela Ribeiro apresenta obras em diferentes formatos e dimensões, com recurso a técnica mista (resinas epóxicas sobre acrílico).

Daniela Ribeiro nasceu em Angola, onde viveu até aos vinte anos de idade. Formou-se em Design, Imagem e Criação por Computador em Portugal, onde se licenciou igualmente em Relações Internacionais, na Universidade Lusíada, em Lisboa.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 10-03-2015 — 20-03-2015

Exposição de tapeçaria “Retalhos de Angola” celebra o Dia da Mulher

Uma exposição de tapeçaria da artista Marcela Costa, “Retalhos de Angola”, esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda, em cuja inauguração foi também lançado um livro sobre a vida e obra da autora, intitulado “Marcela, Filha de Angola”.

Esta exposição foi pretexto, também, para celebrar o Dia da Mulher Angolana e o Dia Internacional da Mulher.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

Apoio: Camões, I.P., BFA

LUANDA | Centro Cultural Português | 12-03-2015 — 15-03-2015

Exposição “A Modernidade Ignorada. Arquitetura Moderna de Luanda”

A exposição “A Modernidade Ignorada. Arquitetura Moderna de Luanda” esteve patente no Centro Cultural Português numa parceria com a Embaixada de Espanha em Angola.

Este projeto corresponde a um trabalho conjunto de investigação universitária que envolve Angola (Universidade Agostinho Neto), Espanha (Universidade Alcalá) e Portugal (Universidade Técnica de Lisboa).

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 26-03-2015 — 10-04-2015

Exposição “Ki Mona Mesu”, de Mário Tendinha e José Silva Pinto

Uma exposição intitulada “Ki Mona Mesu”, de Mário Tendinha e José Silva Pinto, esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda.

“Ki Mona Mesu” é uma mostra que reúne 20 obras de Mário Tendinha (pintura e instalação) e de José Silva Pinto (fotografia), abordando o tema violento e dramático das minas que vitimaram milhares de angolanos, em resultado da guerra que assolou Angola.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 18-05-2015

Homenagem ao Arquiteto Francisco Castro Rodrigues

Foi prestada uma singela homenagem ao Arquiteto Francisco Castro Rodrigues no Centro Cultural Português, na qual participaram a Presidente da Associação Docomomo Angola, a Ordem dos Arquitetos de Angola e outras figuras ligadas ao mundo da arquitetura.

Francisco Castro Rodrigues que nasceu em Lisboa em 1920 e faleceu a 2 de maio de 2015, na mesma cidade, com 94 anos de idade, foi um nome de referência na arquitetura moderna portuguesa, que veio a ter em Angola a maior expressão.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | União dos Escritores Angolanos | 25-05-2015 — 05-06-2015

Mostra de Artes Plásticas no Dia de África

Esteve patente ao público, na sede da UEA, uma mostra de Artes Plásticas de Marcela Costa, Van e Filomena Coquenão em alusão ao Dia de África promovida pela União dos Escritores Angolanos (UEA), pelo Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda e pela Leya / Texto Editores.

No dia 25 de maio comemora-se o Dia de África, em alusão ao encontro de chefes de estado africanos realizado no dia 25 de Maio de 1963 em Adis Abeba, na Etiópia, do qual resultou a fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), reconhecida pela ONU em 1972. Em 2002, a OUA veio a ser substituída pela União Africana (UA).

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 29-05-2014 — 12-06-2014

Exposição Arte na Escola 4 da Escola Portuguesa de Luanda

Esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda a exposição “Arte na Escola 4”, constituída por trabalhos realizados pelos alunos da Escola Portuguesa de Luanda. Esta mostra, que se insere nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de junho, resulta de uma parceria iniciada há quatro anos entre o Centro Cultural Português e a Escola Portuguesa de Luanda.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 02-06-2015 — 16-06-2015

Exposição de arte contemporânea ESKEBRA

O Centro Cultural Português em Luanda inaugurou nas suas instalações, uma exposição coletiva de Arte Contemporânea ESKEBRA que reuniu trabalhos dos artistas Van, Amilkar Feria Flores e Marcela Garcia Oliveira, com curadoria de Anamely Ramos Gonzalez.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

Apoio: Camões, I.P. e BFA

LUANDA | Centro Cultural Português | 16-09-2014 — 24-09-2014

Exposição “Mambos Urbanos”, de Benjamim Sabby

A exposição “Mambos Urbanos”, de Benjamim Sabby, esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda.

Esta mostra reflete o trabalho que o artista tem vindo a desenvolver nos últimos anos, e inclui 19 obras, das quais 10 pinturas, 8 fotografias e uma instalação. As pinturas são em acrílico sobre tela.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 12-11-2015 — 27-11-2015

Exposição de pintura, fotografia e instalação de António Ole

No dia 12 de novembro de 2015, o Centro Cultural Português em Luanda acolheu a inauguração de uma exposição de pintura, fotografia e instalação do Mestre angolano António Ole.

Paralelamente à exposição o Centro apresentou, nos dias 17 e 24 de novembro, um Ciclo de Cinema, dedicado ao artista. Neste ciclo serão exibidos dois documentários realizados por António Ole e um documentário sobre a sua vida e obra, realizado por Rui Simões.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

Cinema e Multimédia

LUANDA | Centro Cultural Português | 13-01-2015

Exibição do filme “Tabu” no Centro Cultural Português em Luanda

A longa-metragem “Tabu”, realizada por Miguel Gomes, com direção de produção de Joaquim Carvalho, foi exibida a 13 de janeiro de 2015, no Centro Cultural Português em Luanda.

O filme arrebatou o Prémio Alfred Bauer e o Fipresci na 62ª Bienale (Festival Internacional de Berlim – 2012) e mereceu o aplauso generalizado da crítica internacional. O The New York Times referiu um “arrebatamento coletivo na estreia mundial”.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 16-11-2015 — 21-11-2015

NY Portuguese Short Film Festival por terras africanas

Entre os dias 16 e 21 de novembro de 2015, o Arte Institute levou a 5ª edição do NY Portuguese Short Film Festival a 3 países do continente africano. Angola, Moçambique e África do Sul acolheram este festival que já passou, entre outros países, pelos EUA, Reino Unido, Austrália, Brasil e Portugal.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda e Art Institute
Apoio: Camões, I.P.

Literatura

LUANDA | Centro Cultural Português | 21-01-2015 — 23-01-2015

Café Literário com José Carlos de Vasconcelos

O poeta, escritor e jornalista português José Carlos de Vasconcelos, diretor do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, foi a personalidade convidada de um Café Literário realizado a 22 de janeiro de 2015 em Luanda.

Este Café Literário realizou-se à margem do V Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que decorreu na capital angolana de 21 a 23 de janeiro de 2015.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 19-02-2015

Lançamento da obra de poesia “Sobre Asas e Fios de Rosa”, de António Gonçalves

A obra de poesia ”Sobre Asas e Fios de Rosa” da autoria de António Gonçalves, foi lançada no Centro Cultural Português em Luanda, estando a apresentação a cargo de Joaquim Martinho.

António Gonçalves nasceu em Luanda em 1960. Licenciou-se em Gestão Hoteleira e frequentou o curso de Linguística no Instituto Superior de Ciências de Educação, na opção de Língua Portuguesa.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 19-03-2015 — 21-03-2015

“Há Poesia no Camões”, declamação de poemas e encontro de gerações

Numa parceria com o “Movimento LEV’ART”, entidade promotora da 2ª edição do Festival de Poesia de Luanda (Fespol), o Centro Cultural Português organizou uma sessão literária com poetas e declamadores que leram poemas de autores lusófonos de diferentes gerações.

Organização: Movimento LEV'ART e Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Mediateca de Luanda, Associações Literárias de Angola e Alliance Française de Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 24-03-2015

Dia Internacional contra a Discriminação Racial assinalado com livro de BD

Por ocasião do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o Centro Cultural Português em Luanda acolheu o lançamento do livro “Notre histoire (Nossa História) ” e uma palestra intitulada “A Banda Desenhada contra o Racismo”, proferida pelo autor da obra, Lilian Thuram.

Organização: Camões, I.P.
Apoio: Alliance Française de Luanda e Estúdio Olindomar

LUANDA | Centro Cultural Português | 09-04-2015

Lançamento da obra “Américo Boavida. O Tempo e a Memória”

O livro Américo Boavida. O Tempo e a Memória (1923 - 1968), da autoria de Fernando Correia, teve o seu lançamento no Centro Cultural Português em Luanda.

Américo Boavida. O Tempo e a Memória é uma biografia de Américo de Barros Assis Boavida, médico e nacionalista angolano, em que o autor procura reconstruir o percurso de vida desta figura marcante da história da luta pela independência do país.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 14-04-2015

Lançamento da antologia de contos Estórias Além do Tempo

Estórias Além do Tempo, uma antologia de contos, que reúne textos de vários autores angolanos, foi lançada no Centro Cultural Português em Luanda, apresentada pelo professor Francisco Soares.

A compilação é uma iniciativa da União dos Escritores Angolanos, com edição da Texto Editores, e insere-se no projeto mais amplo de promoção da literatura angolana a nível internacional.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 26-05-2015

Lançamento da obra “Uma Escuridão Bonita”, de Ondjaki

A obra infanto-juvenil Uma Escuridão Bonita, de Ondjaki, com ilustrações de António Jorge Gonçalves, foi lançada no dia 26 de maio de 2015, no Centro Cultural Português em Luanda. O lançamento enquadrou-se numa parceria entre o Centro Cultural Português e a Leya/Texto Editores, que editou a obra.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 21-08-2015 — 28-08-2015

Festival Luanda Cartoon com participação portuguesa

A XII Edição do Festival Internacional de Banda Desenhada Luanda Cartoon que contou com a presença de vários artistas nacionais e estrangeiros resulta de uma parceria, iniciada em 2003, entre o Olindomar Estúdio e o Centro Cultural Português em Luanda. Esta edição contou com uma exposição de caricatura e banda desenhada, exibições de cinema de animação, em 2D e 3D, e ainda workshops dirigidos a profissionais e amadores.

Durante o festival foi lançada também a V Edição do projeto “A Banda Desenhada na Língua Portuguesa”.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Artes Performativas

LUANDA | Centro Cultural Português | 07-07-2014 — 11-07-2014

Companhia Nacional de Dança estreia “Paisagens Propícias”

A Companhia de Dança Contemporânea (CDC) de Angola apresentou no Auditório Pepetela do Centro Cultural Português em Luanda, o espetáculo “Paisagens Propícias”. Trata-se de uma peça inspirada nas vivências e na obra do antropólogo angolano Ruy Duarte de Carvalho, que revisita os povos do deserto do Namibe no Sul de Angola.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

Artes Visuais

LUANDA | Centro Cultural Português | 27-03-2014 — 09-04-2014

Exposição “Habita(t)”, de Inês Norton

A exposição “HABITA(T)”, da artista plástica portuguesa Inês Norton, foi inaugurada a 27 de março de 2014, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda, onde ficou patente ao público até 9 de abril.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 15-04-2014 — 29-04-2014

Exposição “FACES (Caras não Caras)”, de RitaGT

A exposição “FACES (Caras não Caras)”, da artista plástica portuguesa RitaGT, esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda. Rita GT é licenciada em Design e Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, cidade onde nasceu.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 04-07-2014 — 18-07-2014

Exposição de fotografia de Edson Chagas

A exposição “Tipo Passe”, do fotógrafo Edson Chagas, esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda. A mostra apresenta, pela primeira vez em Angola, 14 fotografias da série “Tipo Passe” que integram um trabalho iniciado pelo artista em 2012.

O trabalho de Edson Chagas propõe uma reflexão em torno da identidade e cânones de beleza, partindo de uma mostra de máscaras bantu, normalmente associadas a rituais, identificadas com um nome pessoal, como num bilhete de identidade.

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 03-09-2014 — 12-09-2014

Exposição “Raízes”, de Paulo Amaral, inspirada na tradição Tchokwe

Uma viagem inspirada na cultura dos povos Tchokwe ou Tucokwe das Lundas, no nordeste de Angola, designadamente nos seus desenhos de areia denominados “sona”, é a proposta da exposição “Raízes”, do artista plástico angolano Paulo Amaral, apresentada no Centro Cultural Português em Luanda.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 30-10-2014 — 13-11-2014

Ana Vidigal apresenta exposição de pintura “Jugular”

Esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda, a exposição de pintura “Jugular”, da artista plástica Ana Vidigal. “Jugular” reúne 40 trabalhos de Ana Vidigal, entre os quais se encontram 6 telas, 7 desenhos e uma peça composta por 30 colagens emolduradas individualmente, intitulada “30 Anos de Mim Mesma”.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 16-12-2014 — 08-01-2014

“pergente”, primeira mostra individual da artista plástica Fineza Teta

A exposição “pergente”, da artista plástica angolana Fineza Teta (Fisty), esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda.

Fineza Teta nasceu e iniciou a sua formação académica em Luanda. Posteriormente, concluiu a licenciatura em Artes Visuais e Design, na África do Sul. Conquistou o Primeiro Grande Prémio Pintura na XII Edição do ENSA ARTE 2014, evento que decorreu no Centro Cultural Português.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

Cinema e Multimédia

LUANDA | Centro Cultural Português | 17-11-2014 — 18-11-2014

NY Portuguese Short Film Festival em Luanda

O Centro Cultural Português em Luanda recebeu o NY Portuguese Short Film Festival. O ciclo de curtas-metragens programou a exibição de dezassete filmes portugueses.

O NY Portuguese Short Film Festival é organizado anualmente pelo Arte Institute.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda e Art Institute
Apoio: Camões, I.P.

Literatura

LUANDA | Centro Cultural Português | 28-01-2014

Lançamento do livro vencedor do Prémio Caxinde no Centro Cultural Português

O livro infantil “A Lagoa Misteriosa”, vencedor do Prémio Caxinde do Conto Infantil 2012, da autoria da escritora angolana Maria Celestina Fernandes, foi lançado no Centro Cultural Português em Luanda.

Seguiu-se uma homenagem que assinalou os 25 anos da Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 02-10-2014

Lançamento do livro “Poeira do Tempo”, de José Mena Abrantes

O livro “Poeira do Tempo”, da autoria do escritor José Mena Abrantes, teve o seu lançamento no Centro Cultural Português em Luanda.

Editado pela editora Mayamba, “Poeira do Tempo” apresenta quatro histórias em géneros literários diferentes: uma crónica, uma “noveleta”- nas palavras do autor, uma prosa e um poema.

José Mena Abrantes nasceu em Malange, em 1945. Licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publicou mais de vinte títulos, sendo autor de uma obra literária bastante persificada. Foi galardoado com o Prémio Sonangol de Literatura por três vezes e vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes em Literatura.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

 

2013

 

Artes Visuais

LUANDA | Centro Cultural Português | 02-05-2013 — 17-05-2013

Lançamento de vaso de porcelana de António Ole

O lançamento do vaso de porcelana “Territórios”, criada pelo do artista plástico angolano António Ole teve lugar no Centro Cultural Português em Luanda.

“Territórios” é a décima peça resultante do Projeto Artistas Contemporâneos da Vista Alegre, para o qual têm contribuído alguns dos mais multifacetados artistas plásticos da atualidade, entre os quais Eduardo Nery, Pedro Calapez, Joana Vasconcelos, Nadir Afonso e Malangatana.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

LUANDA | Centro Cultural Português | 14-08-2013 — 23-08-2013

Banda Desenhada e Animação no festival Luanda Cartoon

A 10ª edição do Festival de Banda Desenhada e Animação – Luanda Cartoon contou com exposições, oficinas e projeções de filmes e foi inaugurada no Centro Cultural Português em Luanda. No âmbito do Festival, esteve patente uma exposição com trabalhos de artistas internacionais e angolanos, em estilos como a caricatura, a banda desenhada ou a charge.

Organização: Estúdio Olindomar

Apoio: Camões, I.P.

LUANDA | Centro Cultural Português | 19-12-2013 — 15-01-2014

Exposição do artista VAN no Centro Cultural Português

Uma exposição intitulada “Desenhos, Pau-a-Pique e outros Registos”, do artista plástico “VAN”, esteve patente no Centro Cultural Português em Luanda.

Francisco Van-Dúnem, de nome artístico “VAN”, docente universitário e Mestre em educação artística, promotor cultural e artista plástico, possui um vasto curriculum académico e profissional.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P., Millenium Angola

Cinema e Multimédia

LUANDA | Centro Cultural Português | 18-11-2013 — 20-11-2013

Lançamento da obra “Angola, Nascimento de uma Nação - Cinema da Libertação” e Festival de “Curtas”

O II volume da obra “Angola, Nascimento de uma Nação - Cinema da Libertação” foi lançado no Centro Cultural Português em Luanda, no âmbito do VI Festival Internacional de Cinema, organizado pelo Instituto Angolano de Cinema, Audiovisual e Multimédia (ACAM). O evento será seguido pela abertura de uma Mostra de Curtas-Metragens, projeto de Ana Miranda, diretora do Arte Institute.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda e Art Institute
Apoio: Camões, I.P.

Literatura

LUANDA | Centro Cultural Português | 16-10-2013

Lançamento do livro “Borboletas de Angola”

A obra “Borboletas de Angola”, de Luís E. Mendes, António Bivar de Sousa e Rui Figueira, teve o seu lançamento no Centro Cultural Português em Luanda.

Em Angola, são conhecidas cerca de oitocentas espécies de borboletas diurnas. O livro pretende partilhar o estudo de cerca de 15 000 exemplares integrados em coleções portuguesas, das quais se destaca a Coleção de Zoologia do Instituto de Investigação Científica Tropical, assim como as coleções particulares de António Figueira e de Nozolino de Azevedo.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

Apoios: Camões, I.P., Instituto de Investigação Científica Tropical e Banco Caixa Geral Totta Angola

LUANDA | Centro Cultural Português | 12-12-2013

Lançamento do livro “Caminhos Des-encantados”, de José Mena Abrantes

O lançamento da obra “Caminhos Des-encantados”, de José Mena Abrantes, teve lugar no Auditório Pepetela do Centro Cultural Português em Luanda.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda

Música

LUANDA | Centro Cultural Português | 23-10-2013 — 31-10-2013

“Há Jazz no Camões” apresenta concertos, exposições e oficinas

O evento “Há Jazz no Camões” levou ao Centro Cultural Português em Luanda um conjunto de atividades relacionadas com aquele estilo musical, como concertos, exposições e oficinas. A iniciativa “Há Jazz no Camões” acolheu, ainda, uma exposição de pintura e uma mostra de cartazes de alguns importantes Festivais de jazz da Europa e da África do Sul.

Organização: Centro Cultural Português em Luanda
Apoio: Camões, I.P., J.J.Jazz

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.