Colômbia

2016

 

Artes Performativas

BOGOTÁ | Teatro Julio Mario Santo Domingo | 21-03-2016 — 24-03-2016

Portugal presente no Festival Iberoamericano de Teatro

O GATO S.A., companhia de Teatro de Vila Nova de Santo André, em Portugal, foi o grupo convidado para integrar o programa do XV Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá, com a sua mais recente produção "VAI VEM".

Este espetáculo resultou de um projeto de cooperação luso-colombiano entre a Associação AJAGATO e a companhia colombiana Casa del Silencio, que teve lugar entre setembro de 2014 e abril de 2015.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bogotá e Camões, I.P.

Artes Visuais

BOGOTÁ | Universidade Nacional da Colômbia | 06-10-2016 — 10-12-2016

Exposição “Carrilho da Graça: Lisboa”

A exposição Carrilho da Graça: Lisboa foi inaugurada no dia 6 de outubro de 2016 no Museu de Arquitetura Leopoldo Rother, no campus da Universidade Nacional da Colômbia.

A inauguração contou com a presença de João Luís Carrilho da Graça, conhecido por projetos como o Pavilhão do Conhecimento da Expo'98 e pelo trabalho na zona arqueológica da nova praça do Castelo de São Jorge. O arquiteto deu igualmente uma conferência enquadrada no Ciclo de Conferencias das Artes, no Auditório Ángela Inés Guzmán, no mesmo dia.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bogotá e Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

BOGOTÁ | Teatro Julio Mario Santo Domingo | 21-03-2016 — 24-03-2016

Portugal presente no Festival Iberoamericano de Teatro

O GATO S.A., companhia de Teatro de Vila Nova de Santo André, em Portugal, foi o grupo convidado para integrar o programa do XV Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá, em março de 2016, com a sua mais recente produção "VAI VEM".

Este espetáculo resultou de um projeto de cooperação luso-colombiano entre a Associação AJAGATO e a companhia colombiana Casa del Silencio, que teve lugar entre setembro de 2014 e abril de 2015.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bogotá e Camões, I.P.

Literatura

BOGOTÁ | Livraria do Fondo de Cultura Económica | 31-10-2016

Lançamento da antologia bilingue “Pessoa Múltiple”

Foi lançada no dia 31 de outubro de 2016 na livraria do Fondo de Cultura Económica na cidade de Bogotá, a antologia bilingue Pessoa Múltiple, traduzida e anotada por Jerónimo Pizarro e Nicolás Barbosa, com a chancela do Fondo de Cultura Económica, numa edição apoiada pelo Camões, I.P. A apresentação esteve a cargo do poeta e escritor colombiano Dário Jaramillo Agudelo.

Jerónimo Pizarro, colombiano naturalizado português, é Professor da Universidade dos Andes, titular da Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa, do Camões, I.P. e doutor em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa.

Nicolás Barbosa é graduado em Literatura pela Universidade dos Andes, professor de inglês na Universidade Nacional da Colômbia, tradutor e intérprete.

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Literatura

BOGOTÁ | 21-04-2015 — 04-05-2015

Portugal presente na Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo)

A 28ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá, voltou a ter Portugal em destaque com a presença de escritores, músicos, editoras e cerca de 700 títulos de autores portugueses.

O destaque foi para a presença dos escritores José Tolentino de Mendonça, Maria do Rosário Pedreira (também editora), Afonso Cruz, Paulo Ferreira, da Booktailors e da fadista Kátia Guerreiro. No decorrer da Feira reeditou-se o livro Todos los suenõs del mundo com poemas de Fernando Pessoa e Porfírio Barba-Jacob com a chancela da editora colombiana Tragaluz.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bogotá

 

2014

 

Cinema e Multimédia

BOGOTÁ | 30-04-2014 — 01-06-2014

Filmes portugueses no Festival Eurocine

Os filmes Le Bassin de J.W., de João César Monteiro, e Em Câmara Lenta, de Fernando Lopes, representaram o cinema português no Festival Eurocine na Colômbia.

A programação do festival apresentou 46 filmes e 16 curtas-metragens de 21 países, em diferentes cidades colombianas: Bogotá (30 de abril a 11 de maio), Medellin, (16 a 23 de maio), Cali (23 a 28 de maio) e Manizales (29 de maio a 1 de junho).

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Literatura

BOGOTÁ | 17-04-2013 – 01-05-2013

Portugal País Convidado da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo)

Mais de vinte escritores, 34 obras traduzidas e publicadas com o apoio do Camões, I.P. e da Direção Geral do Livro, um pavilhão com 3 mil metros quadrados – estes foram os números da presença de Portugal como país convidado na 26ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo).

A feira de 2013 tinha como tema o ‘Mar’ e como comissário-geral da representação portuguesa na FILBo o colombiano Jerónimo Pizarro, responsável pela cátedra de Estudos Portugueses ‘Fernando Pessoa’ do Camões, I.P. na Universidade dos Andes.

Apoios: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.