Egito

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões no Egito.

2016

 

Artes Visuais

CAIRO | Instituto Balassi | 03-04-2016

EUNIC - Conferência do Arquiteto Pedro Gadanho

O arquiteto Pedro Gadanho deu uma conferência sobre a temática do espaço visto como construção social e produção cultural partilhada no Instituto Balassi, Cairo.

A conferência, apresentada pelo Arts Talk - um conjunto de conversas e apresentações sobre festivais e eventos culturais - estava inserida nas atividades do EUNIC (European Union National Institutes of Culture) no Cairo.

Pedro Gadanho é atualmente diretor do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa.

Organização: Cluster EUNIC no Egito

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

CAIRO | 16-03-2016 — 22-03-2016

Semana de Cinema Ibero-Americano

Decorreu uma Semana de Cinema Ibero-Americano no Cairo, uma iniciativa promovida pelas Embaixadas de Portugal, de Espanha, do Brasil e de mais 13 países da América Latina.

Portugal foi representado pelo filme “Amália”, que foi exibido no dia 19 de março, no Cinema Zawy, uma sala de cinema de referência localizada na baixa do Cairo. Para além deste filme foram projetados mais 15 filmes, num total de 16, um por cada país.

A abertura da Semana foi assinalada com uma festa de música latino-americana.

Apoio: Camões, I.P.

CAIRO | 09-11-2016

Portugal no Panorama do Cinema Europeu

O filme Cinzento e Negro, de Luís Filipe Rocha, foi exibido no dia 9 novembro de 2016, no Instituto Italiano di Cultura do Cairo, no âmbito do 9º Panorama do Cinema Europeu, lugar de encontro de cinéfilos e mostra do melhor cinema europeu, bem como cinema do Médio Oriente.

Filmes clássicos, cinema de hoje, realizadores emergentes, curtas metragens, são algumas das secções desta mostra. Manoel de Oliveira foi homenageado na última edição do Panorama com a apresentação de Aniki-Bobó, Viagem ao Princípio do Mundo e Vale Abraão.

O Panorama é apoiado pela Delegação da União Europeia no Egito.

Apoio: Camões, I.P.

Música

CAIRO | Greek Campus da American University of Cairo | 20-10-2016 — 22-10-2016

Portugal presente no Cairo Jazz Festival com o Carmen Souza Trio

De 20 a 22 de outubro de 2016, decorreu no Greek Campus da American University of Cairo, o Cairo Jazz Festival. Pelo quinto ano consecutivo Portugal, esteve presente neste festival, representado pelo Carmen Souza Trio, grupo de reconhecida reputação internacional incluído na programação da Casa da Música e do CCB.

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Artes Performativas

CAIRO | Bibliotheca Alexandrina | 02-05-2015 – 07-05-p/2015

Teatro da Garagem na Bibliotheca Alexandrina

O Teatro da Garagem apresentou na Bibliotheca Alexandrina no Cairo a performance Teatro Twitter na 1ª edição do Alexandria International Festival for Contemporary Theatre.

O Teatro da Garagem foi uma das companhias selecionadas para participar no festival que decorreu na Bibliotheca Alexandrina e que contou com a participação de companhias do Egito, França, Bahrain, Iraque, Tunísia, Sérvia, Bélgica, Macedónia e Reino Unido.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal no Cairo

CAIRO | Townhouse Gallery | 23-10-2015

Coreógrafo Francisco Camacho faz a sua estreia Egito

A nova dança portuguesa de Francisco Camacho vai fazer a sua estreia no Egito, numa apresentação do espetáculo “Danças Privadas”, que irá decorrer na Townhouse Gallery, no Cairo, no dia 23 de outubro.

Paralelamente, Francisco Camacho levará a cabo um workshop intensivo de dança contemporânea no Cairo Contemporary Dance Center, espaço dirigido pela coreógrafa egípcia Karima Mansour.

“Danças Privadas” foram apresentadas pela primeira vez no evento “Megastore”, em Lisboa. Neste espetáculo, cada cliente (espetador) faz uma marcação para uma determinada altura na qual o coreógrafo criará espontaneamente uma dança original.

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal no Cairo, Fundação GDA e Direção-Geral das Artes

Artes Visuais

CAIRO | Centro Hanager – Ópera do Cairo | 15/02/2015

Portugal presente no 15º Encontro Internacional de Cerâmica

Uma mostra de cerâmica na qual participou o ceramista português João Carqueijeiro esteve patente no Centro Hanager – Ópera do Cairo, Egito. 

Portugal participou pelo segundo ano nesta manifestação cultural, a convite do Ministério da Cultura egípcio.

Apoios: Camões, I.P.

Interdisciplinar

CAIRO | Sawy Culture Wheel | 26/02/2015

Camões, I.P. participou na iniciativa Sakia Exhibition for Cultural Services

O Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal no Cairo participaram no dia 26 de fevereiro de 2015 em mais uma edição do Sakia Exhibition for Cultural Services, evento que reuniu, na capital egípcia, centros culturais de todo o mundo.

A mostra permitiu aos numerosos visitantes colher informação sobre países representativos dos cinco continentes, dando maior visibilidade às diferentes culturas. Portugal participa neste evento desde 2008.

Organização: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal no Cairo

Apoios: Camões, I.P.

CAIRO | 17-04-2015 — 20-05-2015

Curadora Cláudia Camacho participou no “Arts Talk”

A curadora Cláudia Camacho participou no Arts Talk, evento da niciativa do cluster EUNIC no Egito e da Galeria Townhouse e que visava pôr jovens promotores culturais em contacto com realidades persas provenientes de diferentes países europeus.

Cláudia Camacho apresentou as exposições High Speed Press Plate, do artista português José Luís Neto e Histórias e Desejos de quem Dorme, na qual estiveram envolvidas as artistas portuguesas Ana Rito e Margarida Paiva. Falou ainda do Festival Lamiré/Sons da Rua em Palco, o único evento, em Portugal, totalmente dedicado aos músicos com talento que tocam nas ruas, com grande eco mediático pelas questões de cariz sociológico que levantam. Foi também abordado o projeto online Alibi, um guia de eventos de arte contemporânea em Portugal, a lançar em maio.

Organização: Cluster EUNIC no Egito e Galeria Townhouse

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal no Cairo

Literatura

CAIRO | Biblioteca Alexandrina | 19-03-2015

Fernando Pessoa evocado no Dia Mundial da Poesia por alunos de Português

Alunos do Leitorado de Português da Universidade de Ain Shams, Cairo, recitaram em português e em árabe textos de Fernando Pessoa e heterónimos, por ocasião do Dia Mundial da Poesia, no âmbito de um recital que se realizou em Beit El Sennari, espaço pertencente à Biblioteca Alexandrina.

Este evento, organizado pelas Embaixadas de Portugal, Espanha, Polónia, Bahrein e pelo Camões I.P, Instituto Cervantes, Instituto Italiano de Cultura e Instituto Balassi, contou com o apoio do Ministério da Cultura do Egito, da Biblioteca Alexandrina e da Casa do Alaúde.

A escolha de Fernando Pessoa e heterónimos para representar a poesia portuguesa no recital de poesia no Cairo coincide com o centenário da revista Orpheu, que se assinala em 2015.

Organização: Embaixadas de Portugal, Espanha, Polónia, Bahrain, Camões I.P, Instituto Cervantes, Instituto Italiano de Cultura e Instituto Balassi

Apoios: Ministério da Cultura do Egito, da Biblioteca Alexandrina e da Casa do Alaúde

Música

CAIRO | Biblioteca Greek Campus | 17-10-2015

Portugal presente no Festival de Jazz do Cairo

Com um concerto, no dia 17 de outubro de 2015, na biblioteca Greek Campus, o quarteto de Elisa Rodrigues marcou a presença portuguesa na 7ª edição do “Festival de Jazz do Cairo”.

Naquela que era a quarta participação consecutiva neste festival, Portugal levou ao palco uma das vozes mais promissoras da nova música portuguesa.

Com o seu o disco de estreia “Heart Mouth Dialogues”, a Elisa Rodrigues iniciou o seu percurso por alguns dos mais prestigiados palcos nacionais como o “Vodafone Mexefest”, “Cool Jazz Fest”, “Festival MED”, “Douro Jazz”, entre outros.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal no Cairo

 

2014

 

Cinema e Multimédia

CAIRO | 29-11-2014 — 04-12-2014

Realizadora portuguesa Salomé Lamas no Cairo International Women’s Film Festival

A realizadora portuguesa Salomé Lamas participou no 7º Cairo International Women’s Film Festival. No âmbito da sua presença no certame a jovem cineasta interveio no dia 2 de dezembro numa Mesa Redonda que decorreu no Goethe Institute do Cairo. No mesmo dia marcou também presença numa sessão com alunos da Universidade Ain Shams, que incluiu a projeção da sua curta-metragem “A Comunidade”.

O seu trabalho, centrado na imagem em movimento, tem sido exibido tanto em espaços artísticos como em festivais de cinema. Após realizar algumas curtas, a sua primeira longa-metragem “Terra de Ninguém” estreou internacionalmente na Berlinale (Forum) e foi exibida em vários outros festivais.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Literatura

CAIRO | 03-11-2013 — 07-11-2013

Valter Hugo Mãe no Festival Kalam Lelshabab

O escritor português Valter Hugo Mãe participou no Festival Internacional de Poesia Kalam Lelshabab, decorrido em diversos locais do Cairo.

O tema do festival foram as diferentes linguagens da poesia, como os libretos e as letras de canções. Assim, foram  apresentadas leituras, músicas e performances em diversas línguas, na Universidade Ain Shams – Faculdade Al Alsun, no Instituto Italiano de Cultura e nos centros culturais egípcios Wekalat Al-Sultan Al-Ghoury, Sama Khana e Darb 1718.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.