Etiópia

 

2016

 

Língua

ADIS ABEBA | 17-06-2016

Palestra- «O Potencial Económico da Língua Portuguesa: a CPLP, a Etiópia e os desafios de um mundo globalizado»

Realizou-se na Universidade de Adis Abeba, uma palestra proferida pelo economista guineense Carlos Lopes, diretor da Comissão Económica para África das Nações Unidas, sobre o potencial económico da língua portuguesa.

Esta iniciativa decorreu no contexto das celebrações do 20.º aniversário da CPLP.

Organização: Embaixadas de Angola, Brasil, Guiné Equatorial, Moçambique e Portugal em Adis Abeba em parceria com o College of Business and Economics e a Unidade de Estudos Portugueses (UAA).

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Cinema e Multimédia

ADIS ABEBA | 20-11-2015 — 27-11-2015

O Grande Kilapy no Festival de Cinema Ibero-americano

O Grande Kilapy (2012), filme de Zezé Gamboa com produção luso-angolana, esteve em cartaz na 10.ª edição do Festival de Cinema Ibero-americano, em Adis Abeba. O Festival é uma iniciativa conjunta anual das embaixadas do grupo ibero-americano na capital etíope.

O filme narra com ironia fina a história do “Joãozinho das Garotas” que, para manter um estilo de vida e contribuir à sua maneira muito pessoal para minar o regime colonial em Angola, recorre a meios fraudulentos (kilapy em quimbundo).

Foi projetado no Cinema Leoul (Bole, Adis Abeba) no dia 26 de novembro de 2015.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

ADIS ABEBA | Museu Nacional da Etiópia | 16-01-2015 — 01-02-2015

Etiópia/Portugal – 500 anos: Exposição documental e Seminário Internacional

Uma exposição documental intitulada “Ethiopia & Portugal, 1954-2014 - 60 Years of a Five Centuries Old Relationship” esteve patente no Museu Nacional da Etiópia, em Adis Abeba, no âmbito do programa comemorativo do 5º centenário das relações entre Portugal e a Etiópia.

A Etiópia e Portugal têm em curso um vasto programa abrangendo as áreas das artes, cultura, património, educação, ensino superior e investigação, tecnologia, desporto e turismo, baseado num entendimento comum sobre o desenvolvimento social e humano sustentado e enquadrado pelo Acordo de Cooperação nos Domínios da Educação, Ciência, Ensino Superior, Cultura, Juventude, Desporto, Turismo e Comunicação Social (Decreto n.º 1/2009 de 27 de janeiro).

Organização: Embaixada de Portugal em Adis Abeba, Universidade de Adis Abeba e pelo Instituto de Estudos Etíopes

Apoio: Camões, I.P.

Música

ADIS ABEBA | 19-02-2015

Concerto da cantautora angolana Aline Frazão

A cantautora angolana Aline Frazão apresentou em Adis Abeba temas em língua portuguesa, temperados com sons de fusão, num concerto único a realizado no espaço Mama’s Kitchen da capital etíope.

Organização: Embaixada de Portugal em Adis Abeba, Centro de Língua Portuguesa - Camões na União Africana e Acacia Jazz & World Music Festival

Apoio: Camões, I.P. 

 

 

2014

 

Interdisciplinar

ADIS ABEBA | 08-12-2014

Comemorações dos 500 anos das relações entre Portugal e a Etiópia

A Embaixada de Portugal em Adis Abeba, inaugurou um amplo e diversificado programa comemorativo do 5º centenário das relações entre Portugal e a Etiópia, com um espetáculo no Teatro Nacional, em Adis Abeba.

Organização: Embaixada de Portugal em Adis Abeba, ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura e Turismo da Etiópia

Apoios: Camões, I.P., Delegação da EU para a Etiópia, Universidade de Adis Abeba, e grupo BGI e Castel Winery.

Língua

ADIS ABEBA | 08-12-2014

Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas, celebrado a 26 de setembro, foi assinalado pela primeira vez em Adis Abeba, capital da Etiópia, com um seminário, leituras de poesia e uma doação de livros à biblioteca da Universidade de Adis Abeba.

Organização: Unidade de Língua Portuguesa na Universidade de Adis Abeba e Programa de Línguas Europeias Modernas

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Artes Visuais

ADIS ABEBA | Museu Nacional da Etiópia | 01-03-2013

Portugal promove exposição de Arte internacional no Museu Nacional da Etiópia

A exposição internacional “Bridges” esteve patente no Museu Nacional da Etiópia, em Adis Abeba. Esta coleção privada apresenta obras de 45 artistas internacionais, de países como a Rússia, os EUA, Portugal, Brasil e Moçambique.

A mostra “Bridges” conta sobretudo com peças de arte indígena, artesanato cerimonial, arte moderna e contemporânea, tendo como curadores Desta Y. Meghoo e Isabel Boavida.

Organização: Embaixada de Portugal em Adis Abeba 

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.