Índia

2016

 

Artes Performativas

AHMEDABAD | 25-03-2016 — 27-03-2016

Participação no Fanatika - Festival Internacional de Laboratório do Teatro

Realizou-se o 5.º Fanatika - Festival Internacional de Laboratório do Teatro em Ahmedabad nos dias 25, 26 e 27 de março de 2016.

Na edição de 2016, além de Portugal, participaram Espanha, França, Itália, Suíça, Israel, Reino Unido e África do Sul.

Portugal - que tem cooperado no festival desde a sua criação - foi representado com uma curta-metragem, “Ilusão”, da realizadora portuguesa Sofia Marques, sobre a produção do espetáculo, encenado por Luís Miguel Cintra.

Apoio: Camões - Centro Cultural Português em Nova Deli

Cinema e Multimédia

NOVA DELI | 05-02-2016 — 08-02-2016

Participação portuguesa na Dhaka Art Summit

Participação portuguesa na Dhaka Art Summit com a escritora/crítica de arte Filipa Ramos na sessão “Critical Writing Ensemble” e mostra dos documentários e de curta-metragens: Noite Sem Distância de Lois Patiños, 2015 e Occidente de Ana Vaz, 2014.

Apoio: Centro Cultural Português em Nova Deli

NOVA DELI, PUNE, KOLKATA | 29-09-2016 — 02-10-2016

“Film Festivals from Europe” em Nova Deli, Pune e Kolkata

O Camões – Centro Cultural Português em Nova Deli, em colaboração com os centros culturais e embaixadas europeus, organizaram, de 29 de setembro a 2 de outubro de 2016, a 2ª edição do “Film Festivals from Europe” em Nova Deli, Pune e Kolkata.

Portugal foi representado com uma longa- metragem: A Vingança de Uma Mulher da realizadora portuguesa Rita Azevedo Gomes.

Organização: Centro Cultural Português em Nova Deli

GOA | 06-10-2016 — 09-10-2016

Cinema Português na Semana da Cultura Indo-Portuguesa

Realizou-se de 6 a 9 de outubro de 2016 o Festival de Cinema Português, atividade organizada pelo Consulado de Portugal em Goa, e integrada na VIII edição da Semana da Cultura Indo-Portuguesa cuja abertura se realizou no dia 25 de setembro, com a inauguração da exposição "Lisbon Calling", de Deviprasad Rao.

Cinzento e Negro de Luís Filipe Rocha abre no dia 6 de outubro o certame que inclui ainda os filmes 4 Copas de Manuel Mozos, Virados do Avesso de Edgar Pêra, Gelo de Luís Galvão Teles, Inimigo Sem Rosto de José Farinha, e fecha no domingo, dia 9 de outubro, com Florbela de Vicente Alves do Ó.

A Semana patrocinou a III edição do Prémio Escolar Literário “Viagens na Minha Terra”, organizado pelo Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa.

Organização: Consulado de Portugal em Goa

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

GOA | 19-01-2016 — 20-01-2016

Simpósio Internacional “Goa: Literaturas, Línguas e Culturas”

Realizou-se nos dias 19 e 20 de janeiro de 2016, no International Centre Goa, Dona Paula, o Simpósio Internacional “Goa: Cultures, Languages & Literatures”.

A realização deste Simpósio adveio da presença em Goa dos membros do Projeto Temático “Pensando Goa” que, depois de São Paulo, em setembro de 2015, e Lisboa, em outubro de 2015, reúniram-se no III Encontro, desta feita neste Estado.

O Simpósio Internacional “Goa: Literaturas, Línguas e Culturas”, articulado com o Encontro “Pensando Goa”, dirige-se a um público interessado, a académicos, docentes e investigadores nas áreas da literatura goesa, da linguística comparativa e da cultura.

Organização: Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa e Fundação Oriente

Apoio: Camões

MAPUÇÁ | 01-09-2016

“Portuguese Day” no Colégio St. Xavier

Realizou-se no dia 1 de setembro de 2016 mais uma edição do “Portuguese Day” no Colégio St. Xavier em Mapuçá, evento presidido pelo Cônsul de Portugal em Goa.

Várias escolas do ensino secundário e complementar participaram em diversos concursos e atividades que visam promover a Língua Portuguesa e a cultura dos países lusófonos.

No programa estava a exposição “O Potencial Económico da Língua Portuguesa” e a interpretação de fados por Nádia Rebelo, aluna do 1.º do M.A. em Estudos Portugueses na Universidade de Goa, acompanhada por Siddarth Cotta e Franz Schubert Cotta, também ele aluno do M.A.

Apoios: Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa e Delegação da Fundação Oriente na Índia

Língua

GOA | 26-09-2016

Celebração do Dia Europeu das Línguas

Os Departamentos de Português e de Francês da Universidade de Goa, em colaboração com o Camões - Centro de Língua Portuguesa em Goa, organizaram uma Sessão de Leitura no dia 26 de setembro de 2016, comemorando o Dia Europeu das Línguas.

O recital de leitura, intitulado “India: Readings in European Languages” contou com a participação de alunos, professores e funcionários da universidade que apresentaram textos literários sobre a Índia em várias línguas europeias, assim como traduções de autores europeus em línguas indianas.

Organização: Universidade de Goa

Apoio: Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa

Literatura

HYDERABAD | 14-01-2016

Participação em Festivais Internacionais de Literatura

O poeta português Rui Cóias deslocou-se à Índia a convite do Centro Cultural Português de Nova Deli/Camões, I.P. para participar em dois festivais internacionais de literatura, em Hyderabad e Kolkata respetivamente.

O festival de Hyderabad, Hyderabad Literary Festival (HLF) é organizado anualmente desde 2010 com a participação de quase 150 personalidades ligadas a literatura, artes e livro.

Já o festival Apeejay Kolkata Literary, organizado desde 2010 pelo Oxford Bookstore de Kolkata, com o patrocínio de várias organizações culturais e comerciais, conta com participações de várias personalidades ligadas a literatura, artes, música, e livro. O poeta português participa no Poetry Café e irá ler as suas obras em conversação com Arthur Cardozo.

Apoio: Camões - Centro Cultural Português em Nova Deli

AHMEDABAD | 09-02-2016 — 15-02-2016

Participação portuguesa no festival de literatura infantil Bookaroo Literature Festival

Portugal esteve por Catarina Sobral, ilustradora e designer de comunicação, com incursões nas áreas da gravura e do cinema de animação.

Autora dos livros ilustrados GREVE (Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração), ACHIMPA (eleito Melhor Livro Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores) e O MEU AVÔ (vencedor do Prémio Internacional de Ilustração na Feira do Livro de Bolonha 2014 e selecionado para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha), Catarina Sobral assina ainda, nas edições Orfeu Negro, alguns book trailers da coleção Orfeu Mini.

A artista, durante sua visita à Índia de 9 a 15 de fevereiro de 2016, também deu workshops de ilustrações para as crianças duma escola secundária em Nova Deli.

Patrocínio: Centro Cultural Português em Nova Deli

GOA | 09-04-2016

II Prémio Literário Escolar “Viagens na Minha Terra”

Realizou-se no dia 9 de abril de 2016, a cerimónia da entrega dos prémios do concurso de escrita II Prémio Literário Escolar “Viagens na Minha Terra”, organizado pelo Centro de Língua Portuguesa em Goa, destinado a alunos dos ensinos secundário e superior.

Participaram 47 estudantes nas oficinas de trabalho preparatórias, realizadas em Margão e Pangim, tendo o júri apreciado 25 textos finais submetidos a 8 de janeiro de 2016 e que consistia na produção de uma biografia sobre uma personalidade goesa, e que devia, no entanto, incluir um episódio fictício.

Organização: Camões, I.P. e Semana da Cultura Indo-Portuguesa

Música

NOVA DELI | 21-10-2016 — 24-10-2016

Espetáculos do artista português Ricardo Jerónimo Martins “Geronyom”

Convidado pelo Camões – Centro Cultural Português em Nova Deli, “Geronyom Music” atuou nos dias 21, 23 e 24 de outubro de 2016 nos festivais culturais de IIT Delhi, IIT Kanpur e BITS Pilani.

“Geronyom” é o nome artístico do músico, compositor-intérprete e percussionista português Ricardo Jerónimo Martins. É autodidata do instrumento musical mais inovador do século XXI, criado na Suíça, conhecido pelo nome de hang.

Apoio: Centro Cultural Portugûes em Nova Deli

 

2015

 

Cinema e Multimédia

GOA | 17-01-2015

Projeção do filme “Bibliografia” com a presença do realizador, Miguel Manso

O filme “Bibliografia”, de Miguel Manso, foi projetado em Pangim, Goa, na presença do realizador, no âmbito das comemorações dos 400 anos da edição da obra “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto.

A sessão, uma iniciativa do Centro de Língua Portuguesa em Goa, foi seguida por um debate com o cineasta.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

GOA | 06-11-2015

VII Semana da Cultura Indo-Portuguesa

Realizou-se no dia 6 de novembro de 2015, a Cerimónia de Abertura da VII edição da Semana da Cultura Indo-Portuguesa, no Sunaparanta, Goa Centre for the Arts, em Pangim, uma iniciativa apoiada pelo Camões, I.P., entre outras instituições locais.

A cerimónia contou com a realização da palestra “Goan Diaspora” proferida por Frederick Noronha, jornalista, escritor e editor local, e foi inaugurada a exposição fotográfica “Moments, Memory & Memorabilia” concebida por Sávia Viegas.

Na edição de 2015 destacou-se no programa da Semana, o III Concurso de Fado, o Festival de Música e Gastronomia que se realizaou no dia 17 de novembro e a VII edição do Festival de Cinema Lusófono que teve lugar no Maquinez Palace de 11 a 14 de dezembro.

O realizador Fernando Vendrell foi o convidado especial e para além do seu filme “Pele” (2006) foram exibidas curtas e longas-metragens que espelham alguns aspetos das culturas dos países lusófonos.

A Semana patrocinou a II edição do Prémio Escolar Literário “Viagens na Minha Terra”, organizado pelo Centro de Língua Portuguesa - Camões Nova Deli, atribuindo o 1º prémio na categoria de alunos do secundário.

Apoio: Camões, I.P.

NOVA DELI | 05-12-2016

Conversas entre mulheres da Europa e da Índia

Numa iniciativa do EUNIC Cluster India e a Zubaan Books, em colaboração com a Delegação da União Europeia em Nova Deli, e com o apoio do Camões, I.P., teve lugar no dia 5 de dezembro de 2015, no India International Centre, da capital indiana, o "Cross-Border Conversations – European+Indian women”, com a participação da escritora portuguesa Sonia Serrano.

Organização: EUNIC - Índia

Apoio: Camões, I.P.

Língua

GOA | 20-02-2015

Dia da Língua Portuguesa em Margão

As celebrações do Dia da Língua Portuguesa – Portuguese Day – realizaram-se no colégio Parvatibai Chowgule College, em Margão, Goa.

O evento contou com a participação de professores e alunos das escolas secundárias e dos colégios do estado de Goa. Para além das várias atividades e concursos que envolveram os estudantes, os professores participaram numa oficina de trabalho, orientada por Gilda Machado, docente do Camões, I.P. no Colégio Chowgule.

Delfim Correia da Silva, leitor do Camões, I.P. e diretor do CLP em Goa, inaugurarou a exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa”. Rui Baceira, Cônsul de Portugal em Goa, participou na entrega de diploma e certificados aos alunos que concluíram em 2014 os cursos de Língua e Cultura Portuguesas naquela instituição de ensino.

Apoio: Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa 

Literatura

HYDERABAD | 23-01-2015 — 26-01-2015

Poeta Miguel-Manso representa Portugal em Festival de Literatura

O jovem poeta Miguel-Manso representou Portugal no Festival de Literatura de Hyderabad, Índia, participando no projeto Poetry Connections India – Multilingual Poetry Performance.

Dinamizado no âmbito do certame por Alexandra Büchler, diretora da Literature Across Frontiers (LAF), o Poetry Connections reúne poetas da Europa e da Índia para dar a conhecer, através da leitura e tradução, os poemas de cada um dos participantes, tendo como objetivo final uma performance poética plurilinguística.

Apoio: Camões, I.P. 

GOA | 05-02-2015

Conferência de encerramento dos 400 anos da edição de Peregrinação

A conferência de encerramento dos 400 anos da edição da Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, realizou-se na Lecture Hall da Biblioteca Central de Goa (Krishnadas Shama State Central Library).

A presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, deslocou-se a Goa para participar nesta cerimónia. Na qualidade de reconhecida especialista na obra de Fernão Mendes Pinto, a responsável apresentou uma comunicação intitulada “Peregrinação (Peregrination) by Fernão Mendes Pinto: a work of world literature”.

No mesmo dia decorreu a cerimónia de entrega dos prémios do I Concurso Literário Escolar “Viagens na minha Terra” na modalidade de conto, e que se destinou a alunos dos ensinos secundário e universitário. O tema em foco foram as viagens e os heróis, naturalmente numa evocação da obra de Fernão Mendes Pinto.

Organização: Leitorado do Camões, I.P. na Universidade de Goa e do Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa

Apoios: Camões, I.P. e Consulado-Geral de Portugal em Goa

PANGIM | Fundação Oriente | 17-11-2015

Maria João Lopo de Carvalho em palestra sobre Luís Vaz de Camões

No dia 17 de novembro de 2015, a escritora Maria João Lopo de Carvalho, dará nas instalações da Fundação Oriente em Pangim, uma palestra intitulada “Luís Vaz de Camões – Love, Poetry and Portugal”.

A palestra de Maria João Lopo de Carvalho ocorre no âmbito de uma visita a Goa, que a escritora realiza entre os dias 14 a 18 de novembro de 2015, na senda do seu projeto de investigação sobre a vida e os amores de Camões.

Organização: Fundação Oriente e Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa

GOA | 30-11-2015

Exposição “Nós, os do Orpheu”

Assinalando o centenário da revista Orpheu, a voz da 1ª geração modernista em Portugal, o Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa inaugurou no dia 30 de novembro, nas suas instalações em Pangim, a exposição “Nós, os do Orpheu”.

Constituída por 24 painéis que documentam a vida, as obras e muitos aspetos da geração Orpheu, cujo movimento de originalidade, inovação e modernidade se prolongou em muitos de “Nós”.

Organização: Casa Fernando Pessoa e EGEAC

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Artes Visuais

NOVA DELI | 14-10-2014 — 30-11-2014

Natália Gromicho apresenta exposição “Humanity”

A artista portuguesa Natália Gromicho apresentou “Humanity”, uma exposição de pintura composta por nove obras exclusivas relacionadas com a cultura indiana, no âmbito da United Art Fair 2014 em Nova Deli.

Para esta mostra, concebida exclusivamente para a Índia, a artista inspirou-se em ambientes, monumentos e, de um modo geral, nas tradições culturais do país.

Natália Gromicho já realizou mais de 70 exposições pelo mundo fora, comemorando 20 anos de carreira em 2015. Além de Portugal, a sua obra já foi apresentada em mostras realizadas na Austrália, Estados Unidos, França, Brasil, Rússia, Reino Unido, e Itália.

Apoios: Camões, I.P. e Instituto Cervantes 

Cinema e Multimédia

GOA | 12-12-2014 — 17-12-2014

Moçambique em destaque no VI Festival de Cinema Lusófono

O VI Festival de Cinema Lusófono, uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Goa, em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa, numa parceria com o Colégio Chowgule, Margão, e com o Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC) de Moçambique, decorreu de 12 a 17 de dezembro de 2014.

A edição deste ano deu destaque à produção cinematográfica moçambicana e contou com um total de 11 filmes, longas-metragens e documentários que exibem uma panorâmica global do espaço lusófono.

O filme O Jardim do Meu Vizinho (2007), de Sol de Carvalho (Moçambique) abriu o Festival em Pangim, enquanto que O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa (Angola, Portugal, Brasil) inaugurou o certame em Margão.

Organização: Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa e Consulado-Geral de Portugal em Goa
Apoio: Camões, I.P.
Língua

PANGIM | Centro de Língua Portuguesa | 12-09-2014

Oficina de Trabalho para Professores de Português

O Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa organizou, em colaboração com o Goa Board of Secondary and Higher Secondary Education, uma oficina de trabalho para professores de português dos ensinos secundário e superior.

O tema desta 2ª ação de formação, orientada por Delfim Correia da Silva, responsável do CLP em Goa e Leitor do Camões, I.P. na Universidade de Goa, e por Gilda Machado, docente do Camões, I.P. no Colégio Chowgule, centrou-se na produção de instrumentos e materiais de avaliação formativa e sumativa.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

GOA | 08-11-2014 — 24-11-2014

Celebração dos 400 Anos “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto

No Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa iniciou-se a 8 de novembro de 2014 uma série de eventos comemorativos dos 400 anos da edição de “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto.

Realizou-se no CLP de Goa uma palestra de José António Rodrigues Pereira, comandante, ex-diretor do Museu da Marinha, professor e autor de diversos livros sobre a relação do homem com o mar.

No dia 24 de novembro, foi inaugurada a exposição “Fernão Mendes Pinto - O Deslumbramento do Olhar” na Galeria de Arte da Biblioteca Central de Goa.

Organização: Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Cinema e Multimédia

GOA | 06-12-2013 — 10-12-2013

V Festival do Cinema Lusófono

Oito películas de Brasil e Portugal, documentários e ficção, deram corpo ao V Festival de Cinema Lusófono, em Pangim e Margão, em Goa.

Tratou-se de uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Goa, incluída no programa da V Semana da Cultura Indo-Portuguesa, organizado em colaboração com o Consulado-Geral do Brasil em Mumbai, o Parvatibai Chowgule College, Margão, e a Entertainment Society of Goa.

Os goeses poderão ver Fados (2007), de Carlos Saura, Futebol de Causas (2009), de Ricardo Martins, Heleno (2012), de José Henrique Fonseca, Deus é Brasileiro (2003), de Carlos Diegues, Águas Mil (2009), de Ivo M. Ferreira, O Auto da Compadecida (2000), de Guel Arraes, Mãe Fátima (2009), Christine Reeh, e Amanhecer a Andar (2012), de Sílvia Firmino.

Organização: Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa e Consulado-Geral de Portugal em Goa
Apoio: Camões, I.P.
Interdisciplinar

PANGIM | 25-10-2013 — 08-11-2013

Semana da Cultura Indo-Portuguesa

A V Semana da Cultura Indo-Portuguesa iniciou-se com a inauguração de uma exposição de pintura de jovens artistas goeses, na galeria do Centro de Artes Sunaparanta em Pangim.

A 27 de outubro, o grupo teatral CTUG-Companhia de Teatro Universitário de Goa, dirigido pelo leitor do Camões na Universidade de Goa, fez a sua estreia com a apresentação da peça «O Genro-Comensal», no auditório principal Ravindra Bhavan em Margão. No mesmo dia, houve um programa de Tiatr, um género teatral popular em Goa, intitulado «Tiatr-Adlo ani Atamcho», sob a direção de Tomazinho Cardoso.

A programação da V Semana da Cultura Indo-Portuguesa incluiu ainda um Concurso de Fado no Instituto Menezes Bragança, a quinta edição do Festival de Cinema Lusófono e um concerto de Cuca Roseta na Kala Academy.

Apoio: Centro de Língua Portuguesa - Camões em Goa

Literatura

GOA | Biblioteca Central do Estado de Goa | 10-04-2013

Conferência assinala 450 anos da 1ª edição do livro de Garcia da Orta

Uma conferência intitulada os «Colóquios dos Simples e das Drogas da Índia» de Garcia da Orta, assegurada pelo professor M.K. Janarthanam, realizou-se no dia 10 de abril de 2013, data em que se assinalam os 450 anos da publicação da 1ª edição do livro de Garcia da Orta em Goa.

Organização: Departamentos de Português e de Botânica da Universidade de Goa

Apoios: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa e Consulado-Geral de Portugal em Goa

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.