Israel

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões em Israel.

2016

 

Artes Visuais

TELAVIVE | 01-12-2016 — 16-12-2016

Exposição "Azulejo Português. Diálogos Contemporâneos"

Esteve patente na Biblioteca Central da Universidade de Telavive, entre os dias 1 e 16 de dezembro de 2016, a exposição "Azulejo Português. Diálogos Contemporâneos".

Esta exposição, composta por vinte e um painéis, acompanha a evolução do azulejo português, desde o século XVI até à atualidade, mostrando o desenvolvimento de temas, técnicas, cores, formas e usos de uma arte que se afirma como impressão digital da cultura portuguesa no mundo.

Produção: Camões, I.P.

Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Telavive

Cinema e Multimédia

TELAVIVE | 07-12-2016

Apresentação e exibição do filme “O Cônsul de Bordéus”

No dia 7 de dezembro de 2016 foi exibido o filme O Cônsul de Bordéus, na Universidade de Telavive. O filme foi precedido de uma breve introdução intitulada "Portugal and the Jewish exile migrations in the 2nd world war", por Gonçalo Gonçalves (ISCTE - IUL).

O docente convidado ao abrigo do protocolo de cooperação com a Universidade de Telavive falou sobre a ação dos meios diplomáticos portugueses no controlo e vigilância de fronteiras e circulações internacionais neste conturbado período da história da Europa. Esta introdução ajudou o público a entender a ação de Aristides de Sousa Mendes no contexto da Segunda Guerra Mundial, retratada no filme, e como se chegou até àquele momento da história da diplomacia portuguesa. 

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Telavive

 

2015

 

Música

TELAVIVE | Universidade de Telavive | 07/05/2015

Workshop de Fado na Universidade de Telavive

A Universidade de Telavive realizou um workshop de Fado com a presença dos fadistas Rodrigo Costa Félix e Sandra Correia e da guitarrista Marta Pereira da Costa, que se encontravam em Israel para participar no Felicja Blumental International Music Festival.

A sessão integrou-se nas comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e tinha como principal objetivo a promoção da cultura portuguesa no primeiro ano de funcionamento do Leitorado do Camões, I.P. naquela universidade.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Telavive

 

2014

 

Artes Visuais

JERUSALÉM | Universidade Hebraica de Jerusalém |18-03-2014 — 31-03-2014

Exposição “Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos”

A exposição "Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos", promovida pelo Leitorado do Camões, I.P. e pela Embaixada de Portugal em Telavive, esteve patente na Biblioteca Central da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Esta exposição, resultante da colaboração entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Museu Nacional do Azulejo, tem por objetivo retratar a evolução da produção do azulejo decorativo em Portugal desde as suas origens árabes até ao presente, e refletir sobre as suas atuais manifestações e usos.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Telavive

Cinema e Multimédia

TELAVIVE | 07-09-2014 — 17-09-2014

Obra de José Fonseca e Costa na abertura da X Semana do Cinema Português

A versão narrada em língua inglesa pelo ator norte-americano Peter Coyote do documentário de José Fonseca e Costa Os Mistérios de Lisboa ou What The Tourist Should See (Portugal, 2009), foi o filme de abertura da X edição da Semana de Cinema Português – PORTUGAL Film Week #10.

O documentário que inaugurou o certame baseia-se no livro Lisbon – What The Tourist Should See, escrito em inglês por Fernando Pessoa em 1925. O realizador José Fonseca e Costa participou nas três sessões de abertura do ciclo dedicado este ano a Lisboa, que se realizaram nas cinematecas de Telavive, Jerusalém e Haifa.

Para além do filme de Fonseca e Costa, o público israelita pôde ver Quinze Pontos na Alma (2011), de Vicente Alves do Ó, A Bela e o Paparazzo (2010), de António-Pedro Vasconcelos, O Mistério da Estrada de Sintra (2007), de Jorge Paixão da Costa, Alice (2005), de Marco Martins, e Night Train to Lisbon (2013), de Bille August.

Organização: Cinematecas israelitas e Embaixada de Portugal em Telavive

Apoios: Camões, I.P. 

Interdisciplinar

JERUSALÉM | Universidade Hebraica de Jerusalém | 12-03-2014

Conferência sobre cooperação cultural e redes de comércio ibérico

A Universidade Hebraica de Jerusalém acolheu uma conferência intitulada “A global world: the possibilities of cross cultural cooperation in Iberian trade: 1557-1597”. A conferência esteve a cargo de Ana Sofia Ribeiro, investigadora do CIDEHUS - Universidade de Évora e do CITCEM - Universidade do Porto, e atual professora convidada do departamento, ao abrigo do protocolo existente entre o Camões, I.P. e a Universidade Hebraica de Jerusalém.

Organização: Leitorado do Camões, I.P., Universidade Hebraica de Jerusalém e Embaixada de Portugal em Telavive

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Telavive

Literatura

TELAVIVE | Casa-Museu Bialik | 10-07-2014

Sarau sobre Fernando Pessoa e Constantino Kavafis

O escritor português Fernando Pessoa e o poeta grego Constantino Kavafis foram homenageados num sarau literário na Casa-Museu Bialik, em Telavive. O evento visava assinalar a ocasião em que Pessoa e Kavafis se terão encontrado a bordo de um navio que fazia a ligação entre Lisboa e Dublin.

O sarau foi conduzido em hebraico, com algumas leituras em português e grego, por Ruth Almog, Uri Hollander, Dory Manor, Agi Mishol, Benny Zipper e Despina Shermeister.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Telavive

Música

TELAVIVE | Museu de Arte de Telavive | 03-04-2014 — 05-04-2014

Espetáculo «No Fado e na Vida» no festival Felicja Blumental

O espetáculo No Fado e na Vida, que junta em palco o fadista Rodrigo Costa Félix e a guitarrista Marta Pereira da Costa, foi apresentado no festival de música internacional Felicja Blumental, em Telavive.

A acompanhar o fadista e a guitarrista estiveram, ainda, Pedro Pinhal (viola) e Rodrigo Serrão (contrabaixo).

Numa atividade paralela, foi inaugurada a exposição A Historia do Fado, no Felicja Blumental Music Center, tendo ficado patente ao público durante todos os dias do festival, entre 3 de março e 5 de abril de 2014.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Cinema e Multimédia

TELAVIVE, HAIFA, JERUSALÉM | 07-09-2013

Semana de Cinema Português

O realizador Vicente Alves do Ó e a atriz Dalila Carmo marcaram presença na inauguração da PORTUGAL Film Week #9, iniciativa que apresentou o cinema português ao público israelita, em Haifa, Telavive e Jerusalém.

O programa incluia também filmes dirigidos por realizadores consagrados, como “E o Tempo Passa” (2011), de Alberto Seixas Santos, “Sangue do Meu Sangue” (2011), de João Canijo, “Este Lado da Ressurreição” (2011), de Joaquim Sapinho, “Morrer como um Homem” (2009), de João Pedro Rodrigues e “4 Copas” (2009), de Manuel Pozos.”

Organização: Embaixada de Portugal, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) 
Apoios: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.