Itália

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões em Itália.

2016

 

Artes Performativas

BOLONHA | 10-05-2016

Peça de teatro portuguesa “Fado, Alface e Fantasia"

No âmbito do projeto teatral universitário “Babele Teatrale in Costruzione” da Universidade de Bolonha - Campus de Forlì, iniciado em 1993, foi apresentado o musical português “Fado, Alface e Fantasia", no dia 10 de maio de 2016.

A mostra de teatro inclui danças, textos, legendagem, tradução e adaptação realizados pelos estudantes de português das várias faculdades da cidade e com a participação da docente do Camões, I.P., Anabela Ferreira, ao abrigo do protocolo de cooperação com o Camões, I.P

Apoio: Camões, I.P.

FLORENÇA | 12-12-2016

“Lo schiaccianoci” - Ballet com músicas de Tchaikovsky

O Projeto internacional de Opus Ballet Centro com a participação da Academia de Ballet e Dança, di Annarella Roura Sanchez (Leiria) apresentam no dia 12 de dezembro de 2016, no Teatro Puccini, em Florença, a peça “Lo schiaccianoci”: um Ballet com músicas de Tchaikovsky e com coordenação artística e regia de Claudia Zaccari.

Bailarinos: António Casalinho, Margarita Fernandez, João Gomes, Margarida Gonçalves, Francisco Gomes, Laura Viola 

Convidado especial Gustavo de Oliveira, primeiro bailarino da Companhia de Dança de Lisboa.

Apoio: Camões, I.P.

Artes Visuais

ROMA | 09-04-2016

Daniel Eime na última etapa do “Forgotten Project”

Decorreu no dia 9 de abril de 2016, em Roma, a última participação artística do projeto Forgotten. A obra foi realizada pelo artista português de street art, Daniel Eime, na fachada do mercado do bairro Flaminio, um dos muitos pequenos mercados que, em consequência da expansão das grandes cadeias de supermercados, correm o risco de serem esquecidos. Este projeto, promovido pelo museu Macro.

Daniel Eime tem uma notável sensibilidade e sofisticação, utiliza a técnica de stencil para conferir uma expressividade inconfundível aos rostos que desenha, através de um minucioso processo de criação de layers que permitem o desenho a pincel de várias sobreposições de preto e branco.

Esta iniciativa contou com a participação de quatro outros grandes nomes da street art portuguesa: AddFuel, Frederico Draw, Bordalo II e MaisMenos, para além de Daniel Eime.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

VENEZA | 25-05-2016 — 27-11-2016

Portugal representado na Bienal de Veneza

O projeto "Neighbourhood: where Álvaro meets Aldo" representa oficialmente Portugal na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura - 'La Biennale di Venezia', com curadoria dos arquitetos Nuno Grande e Roberto Cremascoli.

"Neighbourhood: where Alvaro meets Aldo" incide sobre o projeto de habitação social que Álvaro Siza, fez para a ilha da Giudecca, em Veneza, na década de 1980, e que agora vai ser finalizado após vários anos de paragem.

Organização: Direção-Geral das Artes

Apoio: Camões, I.P.

ROMA | 26-10-2016 — 25-02-2017

Siza Vieira Homenageado

Teve lugar no dia 26 de outubro de 2016, na Accademia Nazionale di San Luca, em Roma, a inauguração de duas exposições de tributo à obra de Siza Vieira e à relação do arquiteto português com a Itália. As mostras, intituladas “IL Grand Tour- Álvaro Siza In Italia 1976-2016” e “La Misura Dell’Occidente. Álvaro Siza - Giovanni Chiaramonte”, estarão patentes até 25 de fevereiro de 2017.

As exposições inserem-se na iniciativa “Álvaro Siza A Roma”, organizada pela Accademia Nazionale di San Luca e pelo Maxxi, para homenagear um grande nome da arquitetura contemporânea.

As exposições, que contaram com a curadoria de Roberto Cremascoli e de Francesco Moschini mostram, através dos desenhos e das fotografias relacionadas com 23 projetos realizados na Itália, o percurso e a contribuição no âmbito arquitetónico do Mestre Álvaro Siza, no período de 1976 a 2016.

Apoio: Camões, I.P.

ROMA | 02-11-2016 — 26-03-2017

Mostra sobre a obra “sagrada” de Álvaro Siza

Até 26 de março de 2017, o público de Roma vai poder ver a obra do arquiteto português, nomeadamente aquela que o liga ao sagrado, numa exposição que abriu a 9 de novembro no MAXXI – Museu Nacional da Arte do Século XXI.

A exposição Álvaro Siza, Sacro, segue-se a um encontro do Prémio Pritzker de Arquitetura de 1992 com arquitetos e estudantes de arquitetura italianos, no auditório do MAXXI, a 27 de outubro.

A instalação no museu MAXXI apresenta vídeos das intervenções do arquiteto português e os modelos de alguns projetos, entre os quais o da nova estação da Piazza Município, em Nápoles, e, reproduzida em madeira, a pequena ‘capela de meditação, concebida para uma cidade japonesa, para além de uma série de desenhos e objetos que revelam a sua ligação com o sagrado.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

MILÃO | 14-04-2016

XXI Trienal de Milão – “Objects After Objects”

Foi lançado, no dia 14 de abril de 2016, o Catálogo da representação portuguesa na XXI Trienal de Milão. Realizou-se, ainda, um debate sobre os princípios programáticos de Objects After Objects.

Participaram neste evento Adalberto Dias, João Luís Carrilho da Graça, Paolo Deganello, Guta Moura Guedes, José Bártolo, Roberto Cremascoli e Maria Milano.

Foi, ainda, feita a apresentação da publicação Porto Before Porto com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Apoio: Camões, I.P.

VITERBO | 19-05-2016 — 20-05-2016

Colóquio -“Giornate Lusitane Di Studi Interuniversitari”

A Cátedra Pedro Hispano, do Camões, I.P., sob a Direção da Profª. Doutora Maria Grazia Russo, organizou nos dias 19 e 20 de maio de 2016, o colóquio subordinado ao tema “Giornate Lusitane Di Studi Interuniversitari”.

Apoio: Camões, I.P.

FLORENÇA | 19-09-2016 — 20-09-2016

III Convegno dell’Associazione di Studi Portoghesi e Brasiliani  (AISPEB)

AISPEB, a Associação Italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros foi fundada no final de 2010 com o objetivo de reforçar e promover a promoção dos estudos portugueses, brasileiros e africanos na Itália.

O Colóquio foi organizado pela “Cattedra di Lingua e Letterature Portoghese e Brasiliana” de Florença contando com a participação de professores e investigadores de várias universidades italianas da área lusitanista.

Os temas abrangidos são linguísticos, de tradução literária de época moderna e contemporânea, com foco em três das áreas mais importantes da Lusofonia: Portugal, Brasil e Ásia.

Apoio: Camões, I.P.

NÁPOLES | 15-12-2016

Congresso Internacional da Cátedra Margarida Cardoso

A Cátedra Margarida Cardoso, sob a direção da Profª. Livia Apa, organizou ​uma reflexão sobre os Impérios que se desenvolveram nas margens da Europa e ​de como a memória dessas experiências imperiais estrutura, hoje em dia, o processo de construção da identidade nacional de Portugal e da Turquia.

Esta iniciativa contou com a participação de convidados de várias universidades estrangeiras.

Organização: Cátedra Margarida Cardoso/Camões, I.P.

Língua

PISA | Universidade de Pisa | 21-03-2016 — 23-03-2016

Ciclo de palestras “Temas de semântica portuguesa”

Numa iniciativa da Cátedra Antero de Quental do Camões, I.P. na Universidade de Pisa, decorreu de 21 a 23 de março de 2016 um ciclo de quatro palestras sobre semântica portuguesa.

As aulas eram dirigidas principalmente aos alunos dos cursos de licenciatura e mestrado, mas estavam abertas a todos os interessados em Linguística do Departamento de Filosofia, Literatura e Linguística.

As palestras foram ministradas por Purificação Silvano, professora da Universidade do Porto.

Organização: Cátedra Antero de Quental/Camões, I.P.

PISA | 26-09-2016

Os “Lusíadas” nas Comemorações do Dia Europeu das Línguas

Por ocasião do Dia Europeu das Línguas, a 26 de setembro de 2016, com os estudantes do Mestrado em Linguística e Tradução da Universidade de Pisa e o apoio dos docentes de Línguas estrangeiras, a Cátedra Antero de Quental organizou uma manifestação para recordar a vocação multicultural e plurilíngue do "Velho continente", através da leitura de algumas oitavas de Os Lusíadas, em língua original e na tradução para todas as línguas ensinadas no Departamento de Filologia, Literatura e Linguística da Universidade de Pisa.

Foram realizadas traduções para línguas modernas (alemão, espanhol, francês, inglês, polaco, romeno, russo) e para clássicas (latim). Para o grego, usou-se uma versão em grego moderno. A tradução italiana acontecerá através dos leitores.

Introduziu o poema e os episódios escolhidos (Vénus, Inês de Castro, o Velho do Restelo, Adamastor, a Ilha dos Amores) a Profª. Valeria Tocco, diretora da Cátedra Antero de Quental.

Organização: Cátedra Antero de Quental/Camões, I.P na Universidade Pisa

PISA | Universidade de Pisa | 07-12-2016

Iniciativas da Cátedra Antero de Quental

A Cátedra Antero de Quental em Pisa, sob a direção da Profª. Valeria Tocco, promoveu mais duas iniciativas no dia 7 de dezembro de 2016. A primeira foi uma aula sobre as gramáticas atuais de português, das duas normas (PE e PB).

A segunda, organizada no âmbito dos "Seminários de cultura digital" do Mestrado em Informática Humanística, sobre assuntos concernentes às investigações e realizações no campo das Digital Humanities.

Organização: Cátedra Antero de Quental/Camões, Universidade de Pisa

Literatura

GÉNOVA | Universidade de Génova | 22-03-2016, 13-04-2016

O Modernismo em Portugal em foco na Universidade de Génova

O Modernismo português e a obra de Almada Negreiros estiveram em destaque na Universidade de Génova com duas palestras. A primeira foi proferida no dia 22 de março de 2016, pela Prof.ª Valeria Tocco (Universidade de Pisa), intitulada "Modernismo 1 e 2: il caso Almada".

A segunda palestra, da responsabilidade da Profª. Fátima Lambert (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto), foi proferida a 13 de abril, e incidiu sobre a "Estética do Modernismo Português (Almada & Ca.)".

Estes eventos, organizados pelo Prof. Roberto Francavilla (Universidade de Génova), surgiram na sequência do Congresso e da Exposição realizados em Pisa sobre a figura e obra de Almada Negreiros, numa cooperação entre a Universidade de Génova e a Universidade de Pisa (neste caso com a responsável pela Cátedra Antero de Quental do Camões, I.P.).

Apoio: Camões, I.P.

TURIM | Universidade de Turim | 05-12-2016

Jornada "Poesia em revista(s), hoje"

Teve lugar no dia 5 de dezembro de 2016, junto do Departamento de Línguas da Universidade de Turim, a jornada "Poesia em revista(s), hoje", com a presença dos poetas/críticos portugueses Gastão Cruz, José Manuel de Vasconcelos, António José Borges e António Carlos Cortez.

Apoio: Camões, I.P.

ROMA | 21-11-2016 — 22-11-2016

Colóquio assinala o Centenário de Mário de Sá-Carneiro

O centenário da morte de Mário de Sá-Carneiro foi assinalado a 21 e 22 de novembro de 2016 pela Cátedra José Saramago na Universidade de Roma Tre, dirigida pela professora Giulia Lanciani, com o colóquio Quando eu morrer batam em latas.

A iniciativa realizada em Roma contou com a participação de alguns dos maiores especialistas da obra de Mário de Sá-Carneiro e integra a semana do Modernismo Português organizada em colaboração com a Cátedra Fernando Pessoa da Universidade de Florença.

A sua obra poética mais relevante está em Dispersão (1914), Indícios de Oiro (1937) e Poesias (1946). Na ficção escreveu Princípio, 1912, A Confissão de Lúcio (1914) e Céu em Fogo (1915).

Organização: Cátedra José Saramago na Universiade de Roma Tre

Música

ROMA | 08-07-2016

Concerto de Fado de Pedro Moutinho no Festival FRAMMENTI

O fadista Pedro Moutinho atuou no dia 8 de julho de 2016, no Jardim da Filarmónica Romana, em Roma, no âmbito do festival “FRAMMENTI”  que ali decorre entre 28 de junho e 15 de julho. “Fado em Nós” é o título do espetáculo que conta ainda com André Dias na guitarra portuguesa e António Neto na guitarra clássica.

Pelo terceiro ano consecutivo Portugal participa no Festival “FRAMMENTI” que apresenta uma viagem musical de duas semanas nos jardins da Filarmónica, num encontro de culturas entre vários países.

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Artes Visuais

VENEZA | Palazzo Lorendan | 08-02-2015 — 19-04-2015

Portugal participou numa mostra sobre vidro que cruza arte e ciência

Quatro artistas portugueses participaram numa exposição internacional de arte contemporânea sobre o vidro e a luz, intitulada Within light/Inside glass. An intersection between art and science.

Esta mostra integrou obras dos portugueses Teresa Almeida, Armanda Duarte, Diogo Navarro e Fernando Quintas, a par de 11 outros artistas de diferentes países.

Organização: Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti
Apoio: Camões, I.P. 
Cinema e Multimédia

ROMA | 08-10-2015 — 11-10-2015

Festival de Cinema Ibero-americano

O filme Bobô, de Inês Oliveira, representou Portugal no “Scoprir IV – Mostra di Cinema Iberoamericano di Roma” que decorreu naquela cidade, na Casa do Cinema, entre 8 e 11 de outubro de 2015.

Na sua 4ª edição, esta mostra de cinema ibero-americano pretende ser um encontro cinematográfico e de diálogo intercultural.

O Festival nasceu da colaboração entre o Instituto Cervantes de Roma, a Federazione Unitaria Italiana Scrittori e as Embaixadas dos países ibero-americanos.

Apoios: Embaixada de Portugal em Roma e Camões, I.P.

FLORENÇA | 05-11-2015 — 10-11-2015

Portugal volta a marcar presença no festival "Cinema e Donne"

“Uma casa portuguesa em Florença” foi a marca portuguesa na 37ª edição do “Festival di Cinema e Donne” que decorreu em Florença, de 5 a 10 de novembro 2015, uma sessão deste festival desenvolvida com o apoio do Camões, I. P. em colaboração com a Embaixada de Portugal em Itália.

O tema deste ano tem por base as mudanças no mundo do trabalho e a alteração dos papéis tradicionalmente atribuídos.

São três os filmes portugueses apresentados neste festival: Os Prisioneiros, de Margarida Madeira; Provas e Exorcismo e Vida Ativa, de Susana Nobre.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

Interdisciplinar

NÁPOLES | Università degli Studi Suor Orsola Benincasa | 10-05-2015

Conferência - Riflessi europei della presenza portoghese in India e nell’Asia orientale / Conferência Reflexões europeias da presença portuguesa na Índia e na Ásia Oriental

A conferência englobou o projeto de divulgação das pesquisas no âmbito dos Estudos Orientais em Nápoles: "Portugal, China e Japão nos séculos XVI e XVII", aprofundando as reflexões europeias da presença portuguesa no Oriente, com especial atenção para a relação entre as culturas oriental e ocidental e a cidade de Nápoles que, no período de 1580-1640, uniu-se a Portugal sob o domínio espanhol.

Organização: Università Degli Studi Suor Orsola Benincasa e da Associazione Italia-Portogallo

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

Língua

VITERBO | Cátedra Pedro Hispano - Camões | 29-06-2015

Curso de Verão de Língua Portuguesa

29 de junho de 2015

Cátedra Pedro Hispano do Camões, I.P.

Università degli Studi della Tuscia – Disucom

Cattedra “Pedro Hispano” Instituto Camões, responsabile Profa. Mariagrazia Russo

Viterbo

Literatura

BARI | Universidade de Bari | 16-04-2015

Seminário assinalou centenário da revista “Orpheu”

A Cátedra David Mourão-Ferreira do Camões, I.P. na Universidade de Bari promoveu um Seminário de Richard Zenith subordinado ao tema Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, na Faculdade de Língua e Literatura Estrangeira da Universidade de Bari.

Esta sessão foi uma oportunidade para Richard Zenith, editor e tradutor da obra pessoana, apresentar a edição do volume Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz: Correspondência amorosa completa 1919-1935, que reúne 350 textos entre cartas, postais, telegramas e bilhetes (dos quais 165 inéditos).

Organização: Università Degli Studi Suor Orsola Benincasa e da Associazione Italia-Portogallo

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

VENEZA | 30-11-2015

Seminário internacional "Pessoa sem Pessoa/Pessoa senza Pessoa"

Como apoio da Embaixada de Portugal em Itália e do Camões, IP., através do Protocolo de Cooperação com a Universidade Ca' Foscari de Veneza, decorreu naquela universidade de Veneza, no dia 30 de novembro de 2015, um seminário internacional dedicado aos Estudos Portugueses intitulado “Pessoa senza Pessoa”.

Numa célebre passagem do Livro do desassossego dedicada à visão e à descrição das nuvens, lê-se: “Existo sem que o saiba e morrerei sem que o queira”.

Participação de Ettore Finazzi Agrò, Valeria Tocco, Paulo de Medeiros, Eduardo Lourenço, Vincenzo Russo, Roberto Francavilla, Roberto Mulinacci e Vincenzo Arsillo

Apoios: Embaixada de Portugal em Roma e Camões, I.P.

Música

MILÃO | Museo del Novecento | 21-03-2015

Grupo de Música Contemporânea de Lisboa atua no Festival 5 Giornate

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa atuou a 21 de março de 2015, no Museo del Novecento, em Milão, Itália, um concerto no âmbito do Festival 5 Giornate, promovido pelo Centro Musica Contemporanea.

O Festival teve a direção artística a cargo de Alessandro Calcagnile e Rossella Spinosa.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

ROMA | Embaixada de Portugal | 27-06-2015

“Musica Svelata” nos jardins da Filarmónica de Roma

No âmbito do festival “Musica Svelata”, os portugueses Baltar Cassola Guitar Duo apresentaram-se em concerto nos jardins da Filarmónica de Roma.

Durante 2 semanas, o festival apresentou uma viagem musical nos jardins da Filarmónica criando um encontro de culturas entre vários países (Portugal, Itália, Japão, Noruega, Espanha, Eslováquia, Irão, Malta, entre os outros), envolvendo artistas, representantes de Embaixadas, instituições e associações que trabalham para a temporada de verão.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

ROMA | 01-07-2015 — 04-10-2015

Presença portuguesa no «Festival Musicale delle Nazioni»

Os músicos João Aboim e Tiago Neto marcaram a presença portuguesa no “Festival Musicale delle Nazioni”, que se realizou em Roma sob o nome “Concerti del Tempietto”.

Acompanhados pela violoncelista inglesa Olivia Funnell, João Aboim em pianoforte e Tiago Neto em Violino, subiram ao palco do Chiostro di Campitelli - Teatro di Marcello, no dia 17 de setembro de 2015.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

ROMA | Embaixada de Portugal | 16-07-2015

Fado de Ricardo Ribeiro no “Festival Sete Sóis Sete Luas”

Os jardins da Embaixada de Portugal em Roma foram o palco para um concerto de fado de Ricardo Ribeiro, realizado naquele espaço no dia 16 de julho de 2015 pelas 21h00.

Tratou-se de uma iniciativa da embaixada portuguesa naquela cidade e inseriu-se na programação do “Festival Sete Sóis Sete Luas” de 2015.

Apoio: Camões, I.P.

ROMA | Conservatório de Santa Cecília | 05-12-2015

Guitarra portuguesa em concerto de Pedro Caldeira Cabral

Com o apoio do Camões, I.P., teve lugar, no dia 5 de dezembro de 2015, no Conservatório de Santa Cecília, em Roma, o concerto de guitarra portuguesa “The Portuguese Guitar Labyrinth” de Pedro Caldeira Cabral, acompanhado pelo músico Duncan Fox no Contrabaixo.

Seguiu-se um concerto por um Quarteto de Cordas, promovido pelo Conservatório de Santa Cecília.

Apoio: Camões, I.P.

2014

 

Artes Performativas

ROMA | Palazzo Braschi | 29-11-2014 — 30-11-2014

Homenagem a Antonio Tabucchi com espetáculo sobre Fernando Pessoa

O espetáculo teatral “Os últimos três dias de Fernando Pessoa”, inspirado no consagrado poeta português e baseado na obra homónima do escritor italiano Antonio Tabucchi, realizou-se no Palazzo Braschi, em Roma.

“Gli ultimi tre giorni di Fernando Pessoa” narra os últimos três dias de Fernando Pessoa, em que Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares e António Mora visitam o poeta no seu leito de morte e discutem as suas diferentes visões do mundo, num ritual de despedida das suas personagens e da sua vida.

A homenagem a Tabucchi prosseguiu a 30 de novembro com outro evento, ”Appuntamento con Tabucchi, sostiene Pereira…”, no Teatro Belli, um encontro literário que reúne diversos especialistas na sua obra.

Organização: Teresa Pedroni 
Apoio: Camões, I.P.
Artes Visuais

ROMA | Instituto Português de Santo António | 09-10-2014 — 02-11-2014

Exposição fotográfica sobre a História de Portugal do século XX

A exposição de fotografia “Crossing Past Portuguese History/Attraverso la Storia del Portogallo nel XX secolo” esteve patente na Galeria do Instituto Português de Santo António (IPSAR), em Roma.

A mostra, incluiu trabalhos de Joshua Benoliel – considerado por muitos o melhor fotógrafo português do início do século XX -, e uma secção dedicada aos 40 anos do 25 de Abril de 1974, com 25 fotografias de Alfredo Cunha.

Organização: Rui Prata e Ângela Ferreira, do Museu da Imagem de Braga
Apoio: Camões, I.P.
Cinema e Multimédia

FLORENÇA | Cinema Odeon | 06-11-2014 — 11-11-2014

O Portugal pós-colonial no Festival Cinema e Donne

Uma noite de honra dedicada a Portugal e ao cinema português encerrou a programação do 36º Festival Internacional Cinema e Donne – Origine del mondo.

No dia de encerramento do festival, promovido pela região da Toscânia e a Comuna de Florença, dois filmes portugueses - Terra de Ninguém (2012), de Salomé Lamas, e Bobô (2013), de Inês Oliveira - integraram a programação do festival, sob o título ‘Uma Casa Portuguesa a Firenze’.

Apoio: Camões, I.P.

 

Interdisciplinar

FLORENÇA | Universidade de Florença | 24-10-2014

Seminário sobre relações linguísticas e literárias entre a Itália e o mundo ibérico

O seminário anual “Relazioni linguistiche e letterarie tra Italia e mondo iberico in età moderna”, organizado pela Università degli Studi Firenze, Itália, realizou-se no dia 24 de outubro de 2014, com o apoio do Camões, IP.

A organização e coordenação foram de Salomé Vuelta García e Michela Graziani.

Dipartimento di Lingue, Letterature e Studi Interculturali

Apoio: Camões, I.P.

Língua

PISA | Universidade de Pisa | 29-10-2014 — 31-10-2014

Colóquio sobre dinâmicas interculturais entre os países de língua portuguesa

Um colóquio intitulado “Jogos de Espelhos” realizou-se em Pisa reunindo mais de 75 oradores, entre investigadores e docentes italianos, portugueses e brasileiros, que analisaram os “Modelos, tradições, contaminações e dinâmicas interculturais nos/entre os Países de Língua Portuguesa”.

Paralelamente ao Colóquio houve projeção de reportagens e filmes inéditos em Itália, encontros com os escritores David Machado (Portugal) e Flavia Simonelli (Brasil) e uma exposição fotográfica de Fausto Giaccone sobre o Alentejo.

Em homenagem aos quarenta anos da Revolução dos Cravos, o programa cultural incluiu, ainda, o espetáculo da cantora de fado italiana Isabella Mangani, baseado na obra de Antonio Tabucchi "Afirma Pereira", denominado "Venti garofani rossi".

Organização: Associação Italiana de Estudos Portugueses e BrasileirosApoio e Camões, I.P.
Literatura

TURIM | 09-12-2014

Lançamento em Itália de “Bestiario Lusitano” de António Fournier

O lançamento de Bestiario Lusitano, uma antologia de contos de autores portugueses selecionados e traduzidos para italiano por António Fournier, no âmbito do Programa de Apoio à Edição 2014 do Camões, I.P., realizou-se no Salão Nobre do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade de Turim.

A sessão de apresentação da obra, que tem a chancela da editora Scritturapura, contou com a presença dos escritores Teolinda Gersão, Lídia Jorge e João de Melo, que têm contos seus integrados na seleta, e ainda do crítico literário Miguel Real e do artista plástico José Barrias.

Entre as obras está o primeiro e-book alguma vez apoiado pelo Camões, I.P., Contos de Fialho de Almeida, publicado pelo editor polaco Dariusz Lewandowski.

Apoio: Camões, I.P.

2013

 

Artes Visuais

MILÃO | Museu de Arquitetura e Design Triennale di Milano | 13-09-2013 — 27-10-2013

Exposição Porto Poetic sobre a arquitetura portuguesa

Obras dos arquitetos Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Fernando Távora foram exibidas em Itália, no âmbito da exposição Porto Poetic.

Esta iniciativa surgiu no seguimento da exposição “O Design por Arquitetos”, apresentada em 2012 no contexto da Feira Internacional do Porto – Exponor, e prevê-se que o projeto possa ser itinerante a Portugal e a outros países, de acordo com a OASRN.

Apoios: Embaixada de Portugal em Roma, Camões, I.P., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e AXA

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.