Moçambique

2016

 

Artes Performativas

BEIRA | Centro Universitário de Cultura e Artes (CUCA) | 27-05-2016

Bailado na Casa dos Sonhos

Decorreu no Centro Universitário de Cultura e Artes (CUCA), na cidade da Beira, a apresentação do bailado Na Aldeia dos Crocodilos, uma adaptação da obra homónima de Adelino Timóteo, ilustrada pelo atual Ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Dunduro. O Centro Cultural Português – Polo na Beira apoia a produção deste bailado.

Na Aldeia dos Crocodilos, que recria um dos contos tradicionais da província de Sofala, é um dos dez títulos que integra a coleção Contos e Histórias de Moçambique, editada pela Escola Portuguesa de Moçambique.

Apoio: Centro Cultural Português - Polo na Beira

MAPUTO | Centro Cultural Franco-Moçambicano | 21-09-2016 — 29-09-2016

Participação portuguesa na Semana Internacional de Arte Contemporânea – Tridisciplinar – KINANI

A portuguesa Marlene Freitas, uma das mais prestigiadas coreógrafas contemporâneas a nível internacional, esteve em Maputo para apresentar a sua obra “Guintche” no âmbito da Semana Internacional de Arte Contemporânea.

O Tridisciplinar é um laboratório artístico experimental e proporciona o intercâmbio entre artistas multidisciplinares com enfoque na dança, teatro e música. O programa conta com oficinas criativas, encontros temáticos, debates, espetáculos e mostras de trabalhos em processo. Pelo que, espera-se a participação de artistas estabelecidos e de jovens criadores representando a comunidade artística de nível local, regional e internacional.

Apoios: Centro Cultural Português em Maputo, Centro Cultural Franco – Moçambicano e a organização alemã Kabawil

Artes Visuais

BEIRA | Centro Cultural Português e Casa do Artista | 09-06-2016 — 30-06-2016

Exposição – “Casa dos Estudantes do Império. Farol de Liberdade”

A UCCLA – União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa – tem vindo a promover, desde outubro de 2014, uma homenagem aos associados da Casa dos Estudantes do Império, que inclui, entre colóquios, debates, ofertas de livros e outras atividades, esta exposição.

Trata-se de uma mostra documental que pretende dar a conhecer a realidade vivida pelos estudantes universitários da ex-colónias portuguesas na Casa dos Estudantes do Império, apresentando fotografias, documentos oficiais, publicações periódicas, livros, excertos de notícias, de jornais da época, entre outros documentos disponibilizados pelos associados e por algumas instituições que quiseram juntar-se a esta homenagem.

Organização: UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

Apoio: Centro Cultural Português - Polo na Beira

MAPUTO | Centro Cultural Português | 18-08-2016

Residências Artísticas em Lisboa. Encontro com Félix Mula e Eurídice Kala

Félix Mula e Eurídice Kala venceram, respetivamente, a 1.ª e a 2.ª edições do programa de residência artística em Lisboa promovido pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Numa conversa aberta e informal que teve lugar no dia 18 de agosto de 2016 no Centro Cultural Português em Maputo, os dois artistas revelaram os projetos que desenvolveram em Lisboa, falaram sobre a experiência da cidade, a pesquisa realizada e sobre encontros marcantes para o desenvolvimento do projeto.

Ambos falaram ainda sobre o processo de candidatura, em especial sobre as expectativas iniciais e as razões, sentidas e/ou intuídas, para apresentarem uma candidatura a uma residência artística de arte contemporânea em Lisboa.

Apoios: Centro Cultural Português em Maputo e Câmara Municipal de Lisboa

BEIRA | Galeria do Centro Cultural Português - Polo na Beira | 18-08-2016 — 09-09-2016

Exposição Património Arquitetónico Modernista da Cidade da Beira

Organizada pelo Centro Cultural Português – Polo na Beira e pela Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em parceria com o Curso de Arquitetura da Universidade do Zambeze, a Casa Provincial de Cultura de Sofala e o Conselho Municipal da Beira, esta exposição gravita em torno do valioso património arquitetónico modernista da Beira, tendo como objetivo a sua divulgação e valorização.

O período Moderno é um dos mais característicos da cidade que, em meados do século XX, foi o “estaleiro” criativo de uma geração de arquitetos notáveis, como é o caso, por exemplo, de João Garizo do Carmo, Paulo de Melo Sampaio, Francisco José de Castro, João José Malato, Bernardino Ramalhete, Luís Vasconcelos, Francisco Castro.

Organização: Centro Cultural Português - Polo na Beira

Apoio: Camões, I.P.

MAPUTO | 15-09-2016

Exposição “Oscilações” com obras de Eduardo Souto de Moura

Foi inaugurada no dia 15 de setembro de 2016, no Centro Cultural Português em Maputo a exposição Oscilações, com apresentação de mais de trinta projetos do arquiteto português Eduardo Souto de Moura (n. 1952, Porto).

Com curadoria do arquiteto Jorge Figueira, esta exposição marca o encontro entre um território e uma cidade que tem uma importância quase mítica para a arquitetura portuguesa e um dos arquitetos mais revelantes da arquitetura contemporânea que é Eduardo Souto de Moura. O curador, crítico e arquiteto Jorge Figueira considera ser um privilégio apresentar Eduardo Souto de Moura a Moçambique, no Centro Cultural Português, e de com ele terem a oportunidade de tomar contacto com a realidade de Maputo e de aprenderem com as transformações e desafios que estão a ocorrer.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

BEIRA | Centro Cultural Português | 15-09-2016 — 30-09-2016

Exposição coletiva “Habitantes do Desenho II”

O Centro Cultural Português – Polo na Beira acolheu, de 15 a 30 de setembro de 2016, a exposição coletiva Habitantes do Desenho II, incluindo trabalhos de Carmen, Famós, Ídasse, Luís Cardoso, Miguel César, Mendonça, Pinto e Walter Zand.

Reunindo obras destes oito artistas moçambicanos de diferentes gerações, com diferentes formações e percursos, a exposição inclui trabalhos que recorrem a técnicas e materiais diversificados, mas que, como refere Severino Ngoenha no catálogo da exposição, parecem “invocar as vicissitudes e discrepâncias do Moçambique atual”.

Produzida pelo Centro Cultural Português em Maputo, com o apoio do FUNDAC, a exposição esteve patente na Galeria deste Centro Cultural de 22 de junho a 15 de julho.

Organização: Centro Cultural Português em Maputo

Apoio: FUNDAC

BEIRA | Centro Cultural Português - Polo na Beira | 09-11-2016 — 09-12-2016

Exposição “Oscilações – Eduardo Souto de Moura”

Esteve patente na Galeria do Centro Cultural Português – Polo na Beira, a exposição "Oscilações – Eduardo Souto de Moura", em torno da obra deste conceituado arquiteto português.

Produzida, organizada e coordenada pelo Centro Cultural Português em Maputo, a exposição pretende divulgar e fazer refletir sobre o percurso de Eduardo Souto de Moura, um arquiteto reconhecido mundialmente e galardoado com inúmeros prémios internacionais, com especial destaque para o Prémio Pritzker (2011).

Organização: Centro Cultural Português - Polo na Beira

Cinema e Multimédia

MAPUTO | 27-10-2016 — 06-11-2016

Mostra de Filmes “Cruzamentos Cinematográficos” em Maputo e em Inhambane

Com o apoio do Camões I.P., da produtora Real Ficção, da Associação Scala e da TVM em Moçambique, decorreu de 27 de outubro a 6 de novembro de 2016, a 2.ª edição da Mostra de Filmes “Cruzamentos Cinematográficos”, em Moçambique.

“Adeus até amanhã”, “De armas e bagagens”, “Bafatá Filme Clube”, “Quem vai à Guerra” e “Cartas de Angola” foram os 5 filmes apresentados pelos produtores Jacinta Barros e Rui Simões, cuja temática se cruza com os países africanos de língua portuguesa.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

MAPUTO | 22-08-2016 — 24-08-2016

Ciclo de Conferências - Patrimónios: Modos de Olhar

Realizou-se no Centro Cultural Português em Maputo o Ciclo de Conferências Patrimónios: Modos de Olhar. Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Projeto Patrimónios de Influência Portuguesa e é fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Português, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane.

Pretende-se com este ciclo de conferências refletir sobre o Património de forma integrada e abrangente, adotando uma perspetiva interdisciplinar, que integra áreas como a arquitetura, o urbanismo, a fotografia, a língua e a literatura.

Depois de Maputo, Patrimónios: Modos de Olhar estará em debate na Beira, organizado Centro Cultural Português - Polo na Beira, no dia 26 de agosto.

Organização: Centro Cultural Português em Maputo, Universidade de Coimbra e Universidade Eduardo Mondlane de Maputo

Apoio: Banco Único, Camões, I.P.

Língua

MAPUTO | 11-06-2016

Campeonato da Língua Portuguesa

Como forma de assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a rede dos Centros de Língua Portuguesa em Moçambique na Universidade Pedagógica (Maputo-sede e Delegações de Niassa, Nampula, Beira, Quelimane e Gaza) promoveu, no dia 11 de junho de 2016, o Campeonato da Língua Portuguesa.

Este Campeonato consiste numa prova escrita, destinada aos estudantes do ensino universitário e aos alunos das escolas secundárias, que incidirá sobre questões morfológicas, sintáticas, ortográficas e lexicais da língua portuguesa.

Esta prova visa promover uma postura reflexiva sobre a língua portuguesa, desenvolver competências de expressão escrita na língua oficial de Moçambique e promover o envolvimento dos estudantes na vida escolar e em todas as atividades a ela associadas, favorecendo um contacto efetivo e próximo entre a universidade e o meio envolvente.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

BEIRA | Centro Cultural Português - Polo na Beira | 24-03-2016

Lançamento de livro sobre Estudos Literários e Literatura Portuguesa

A obra “Uma Iniciação aos Estudos Literários e à Literatura Portuguesa” de João Sarau Bota, será lançada no Centro Cultural Português - Polo na Beira/Camões, I.P., no dia 24 de março de 2015, às 18h00.

O livro de João Sarau Bota - que teve o seu pré-lançamento em outubro de 2015 e edição em agosto do mesmo ano - resulta da experiência do autor enquanto docente de Língua Portuguesa ao longo de vários anos na Escola Secundária Samora Moisés Machel, no Seminário Propedêutico Santo António e na Universidade Católica de Moçambique, instituições localizadas em Chimoio.

De entre os vários destinatários da sua obra, o autor destaca os estudantes e docentes do ensino secundário, pré-universitário e universitário, nomeadamente os que se interessam pelos estudos literários e a literatura portuguesa. A sua publicação contou com o financiamento do Fundo Nacional de Investigação de Moçambique.

BEIRA | 05-10-2016

Lançamento do livro “A Ilha Insólita” de Luís Correia Mendes

A Beira acolheu o lançamento, ao nível da região Centro de Moçambique, da última obra de Luís Correia Mendes, A Ilha Insólita.

Numa espécie de homenagem à terra onde cresceu, a mítica Ilha de Moçambique, a obra reúne um conjunto de 21 poemas, acompanhados de imagens da Ilha.

Na cerimónia de lançamento do livro, além da apresentação da obra, a cargo de Anísio Páscoa (Universidade Pedagógica – Beira), foi feita uma contextualização histórico-cultural da Ilha de Moçambique, espaço simbólico da obra, por Paulo Pires Teixeira, autor de A Ilha de Moçambique na Alma dos Poetas (2008).

Após a publicação da coletânea de poemas A Ilha de Todos, em 2008, esta é a segunda obra poética do autor, a primeira publicada com a chancela da Alcance Editores.

Organização: Centro Cultural Português - Polo na Beira, Alcance Editores e Hotel Sena

MAPUTO | Jardim Tunduro | 08-10-2016

Mesa Redonda sobre a Circulação da Literatura na CPLP

No âmbito da Feira do Livro de Maputo, realizou-se no dia 8 de outubro de 2016, no Jardim Tunduro, uma mesa redonda subordinada ao tema “Benefícios e entraves de nos lermos uns aos outros: a circulação da literatura na CPLP”.

Participaram nesta conversa sobre livros e literatura três escritores do espaço da CPLP. Foram eles David Machado, escritor português, Sérgio Rodrigues, jornalista, escritor e crítico literário brasileiro, escritor moçambicano. A mesa-redonda será moderada pelo escritor e jornalista moçambicano Eduardo Quive.

O Camões – Centro Cultural Português e o Centro Cultural Brasil-Moçambique terão um stand próprio instalado durante o período da Feira do Livro, no Jardim Tunduro, em Maputo.

Organização: Conselho Municipal de Maputo

Apoios: Centro Cultural Português em Maputo e Centro Cultural Brasil-Moçambique

MAPUTO | Centro Cultural Português | 10-10-2016 — 13-10-2016

Curso de Literaturas em Língua Portuguesa

A Literatura infanto-juvenil foi o tema do 28º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, que se realizou no Centro Cultural Português em Maputo. O Curso de Literaturas é a realização cultural mais antiga do Centro Cultural Português, em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, que em edições anteriores trouxe nomes como José Saramago ou mais recentemente José Luís Peixoto e Afonso Cruz.

A 28ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa destacou o papel da literatura infantil e juvenil na criação e promoção de mais e melhores leitores. Ao percorrer as diferentes fases da produção de um livro infantil, desde a escrita até à publicação do livro, passando pela conceção, ilustração e edição, o programa proposto no Curso pretendeu dar voz aos escritores, aos ilustradores e às editoras. Houve ainda espaço para a apresentação de reflexões sobre a importância da literatura para crianças e jovens e experiências de dinamização da leitura em contexto escolar.

Organização: Centro Cultural Português em Maputo e Universidade Eduardo Mondlane

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Artes Performativas

MAPUTO | Centro Cultural Franco-Moçambicano | 27-02-2015

Atuação da Companhia Olga Roriz

A Companhia Olga Roriz apresentou em Maputo, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, os espetáculos “A Sagração da Primavera” e “Present in Progress".

Olga Roriz é um dos pilares da cultura portuguesa das últimas quatro décadas. Do seu percurso artístico constam uma centena de peças sendo algumas delas já consideradas património cultural do país.

Olga Roriz, após 39 anos de carreira como intérprete e 9 solos criados, lança-se a um duplo desafio. A revisitação de uma obra maior como é "A Sagração da Primavera" e a insistência da sua longevidade como bailarina e intérprete, a qual tem transmitido pelo seu próprio corpo o seu legado coreográfico e artístico e persiste em construir, desenvolver e partilhar com o público a sua presença gestual e interpretativa ímpar.

Apoios: Centro Cultural Português em Maputo e Embaixada de Portugal

MAPUTO | Centro Cultural Português | 13-03-2015

Cluster EUNIC realiza oficinas de formação em Teatro Educativo

Os resultados das oficinas de formação em Teatro Educativo realizadas nas Províncias de Inhambane, Manica e Sofala entre março e outubro de 2014 foram apresentados numa cerimónia que decorreu no Teatro Avenida em Maputo, durante a qual foi também lançado o Pequeno Manual de Intervenção em Teatro Educativo.

Este projeto é promovido e organizado pelo cluster EUNIC Moçambique, em cooperação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a Academia de Teatro Drama for Life Universidade de Witswatersrand (Joanesburgo), contando com o patrocínio exclusivo do GIZ-Gabinete de Cooperação Alemã.

Organização: Centro Cultural Português em Maputo
Artes Visuais

BEIRA | Centro Cultural Português - Polo na Beira | 04-03-2015

Exposição “Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos”

A exposição "Azulejo Português - Diálogos Contemporâneos" esteve patente na galeria do Centro Cultural Português – Polo da Beira.

Fruto da colaboração entre o Camões, I.P. e o Museu Nacional do Azulejo, são vinte e um painéis, compostos por fotografias e texto, que proporcionam uma visão global, até à atualidade, da história da azulejaria portuguesa e da sua presença em diversos espaços geográficos.

Tendo a cidade da Beira inúmeros exemplares de azulejaria portuguesa, os mais antigos datados da década de 30 do século passado, Artur Poças, arquiteto da Narigura e docente do recém-criado Curso de Arquitetura da Universidade do Zambeze, proferiu uma palestra intitulada "Na Peugada do Azulejo Português na Beira", uma espécie de visita-guiada a alguns pontos da cidade onde é possível apreciar exemplares de azulejo português.

Apoio: Centro Cultural Português - Polo na Beira

MAPUTO | Centro Cultural Português | 20-04-2015 — 29-05-2015

Exposição “Pedalando” de Gemuce no Centro Cultural Português

Exposição individual de artes visuais do artista moçambicano Gemuce foi inaugurada no Centro Cultural Português em Maputo, cuja cerimónia contou com a presença do Ministro moçambicano da Cultura e Turismo, Silva Dunduro e do Embaixador de Portugal em Maputo, José Augusto Duarte.

O artista retrata a vida a pedalar, tal como a viu e sentiu na sua terra natal, Quelimane, onde uma miríade de bicicletas dá corpo ao quotidiano da população local. O trabalho de campo realizado resultou num vídeo que pode ser visto na exposição.

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

MAPUTO | 09-07-2015 — 12-07-2015

KUGOMA - Fórum de Cinema de Curtas Metragens

Moçambique organizou a 6ª edição do “KUGOMA - Fórum de Cinema de Curtas Metragens de Maputo”. Participação do diretor do Festival de Cinema de Animação, Fernando Galrito, para dar formação na área do desenho de animação a alunos da Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV), pretendendo-se no final apresentar um breve filme de animação feito pelos alunos.

Esta atividade estendeu-se ao Centro Cultural Português - Polo na Beira

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

MAPUTO | Centro Cultural Franco-Moçambicano | 12-05-2015 — 26-05-2015

Ciclo de Cinema Europeu

O Cluster EUNIC – Moçambique, formado pelo British Council, pelo Centro Cultural Português/Camões, I.P. e pelo Instituto Cultural Moçambique-Alemanha (ICMA), realizou o 14º Ciclo de Cinema Europeu no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo.

Foram apresentados 14 filmes europeus produzidos nos últimos anos, muitos dos quais foram premiados e nunca antes mostrados em Moçambique. Realizaram-se ainda 6 sessões para escolas.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

MAPUTO | 16-11-2015 — 21-11-2015

V edição do NY Portuguese Short Film Festival por terras africanas

O Arte Institute levará a 5ª edição do NY Portuguese Short Film Festival a 3 países do continente africano. Angola, Moçambique e África do Sul irão acolher este festival que já passou, entre outros, pelos EUA, pelo Reino Unido, pela Austrália, pelo Brasil e por Portugal.

Assim, o festival será apresentado no dia 16 de novembro em Luanda, no Centro Cultural Português em Luanda; entre os dias 17 e 21 de novembro no Cinema Scala, em Maputo, e nos dias 18 e 19 de novembro, no Cinema Rosenbank Nouveau, em Joanesburgo.

O NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), organizado pela primeira vez em junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos. O Festival mostra o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses.

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

MAPUTO | Centro Cultural Português | 11-02-2015 — 25-02-2015

“O Homem e a História”, homenagem a José Soares Martins (José Capela)

A Associação Moçambicana da Língua Portuguesa (AMOLP) e o Centro Cultural Português em Maputo realizaram uma homenagem a José Soares Martins (José Capela), denominada “O Homem e a História”.

O evento incluiu um colóquio e uma exposição biobibliográfica que ficou patente ao público até ao dia 25 de fevereiro, no Centro Cultural.

A exposição apresentou dados biográficos e imagens de José Capela, a bibliografia ativa publicada, alguma troca de correspondência e um vídeo alusivo à exposição “140 Anos de Imprensa em Moçambique”(1994), por si apoiada enquanto adido cultural. Foi ainda exibida a gravação de uma entrevista que José Capela concedeu à investigadora Isabel Galhano, em 2013.

Organização: Associação Moçambicana da Língua Portuguesa (AMOLP) e Centro Cultural Português em Maputo

MAPUTO, XAI-XAI, BEIRA | Centro Cultural Português e Universidade Eduardo Mondlane | 08-04-2015 — 15-04-2015

XI Encontros com a História

Os XI Encontros com a História realizaram-se no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo e na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM.

Os Encontros com a História pretendem ser uma sede de diálogo entre cientistas sociais moçambicanos e portugueses, sedimentando uma cooperação científica que se quer aprofundada e cada vez mais profícua e teem o patrocínio exclusivo das Páginas Amarelas - Listas Telefónicas de Moçambique, numa parceria com o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e este ano tiveram extensões ao Xai-Xai e à Beira.

Apoio: Camões, I.P.

MAPUTO | 09-11-2015

Exposição e Debate sobre a Casa dos Estudantes do Império

No âmbito da exposição “Casa dos Estudantes do Império. Farol de Liberdade”, patente no Centro Cultural Português em Maputo, decorreu naquele centro cultural, um debate com a presença de Hélder Martins, Fernando Vaz e Sérgio Vieira, antigos estudantes universitários que frequentaram e conheceram bem a Casa dos Estudantes do Império.

O debate foi moderado pelo jornalista Sérgio Banze que, pela experiência vivida dos oradores, conduziu a reflexão, e convívio, em torno dos diversos temas abordados na exposição fotográfica e documental.

Organização: União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA)

Apoios: Câmara Municipal de Lisboa e Camões, I.P.

Língua

NAMPULA | 04-05-2015 — 05-05-2015

VIII Jornadas de Língua Portuguesa

As VIII Jornadas de Língua Portuguesa promovidas em Moçambique pelo Camões, I.P., em parceria com as universidades Pedagógica (UPM) e Eduardo Mondlane (UEM), tiveram lugar em Nampula, com o tema "O ensino da língua portuguesa em contextos multilingues e multiculturais".

O objetivo genérico das jornadas foi «abrir um espaço de partilha e de divulgação de trabalhos produzidos nas áreas da didática/formação e investigação sobre a língua portuguesa em Moçambique e em outros países onde é língua segunda (LS) ou língua estrangeira (LE)».

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Nampula

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

MAPUTO | 07-05-2015 — 10-05-2015

Patrícia Reis na Feira Internacional do Livro

A escritora portuguesa Patrícia Reis participou na 1ª edição da Feira Internacional do Livro de Maputo, através de duas sessões, durante a feira. No dia 7 integrou um painel de escritores da CPLP que debateu as tendências da literatura contemporânea e no dia 9 foi convidada do painel Escritores em diálogo.

A escritora estreou-se na vida literária com a novela Cruz das Almas, em 2004. Desde então publicou sete obras de ficção e um livro em co-autoria com o artista João Vilhena. A novela O que nos separa dos outros por causa de um copo de whisky ganhou o Prémio Nacional de Literatura da Fundação Lions.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

MAPUTO | Centro Cultural Português | 21-09-2015 — 24-09-2015

Curso de Literaturas em Língua Portuguesa

Novas Tendências será o tema tratado na 27ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa que este ano se realiza de 21 a 24 de setembro de 2015, às 18h00, no Centro Cultural Português em Maputo. No seu programa principal, este Curso vai dar um destaque especial a algumas das Novas Tendências do contexto literário português e moçambicano. A abrir o programa principal, o escritor português convidado, José Luís Peixoto, falará da narrativa portuguesa contemporânea.

Os realizadores de cinema Margarida Cardoso (Portugal) e João Ribeiro (Moçambique) apresentam as suas experiências relativamente à adaptação cinematográfica de obras literárias nos dois contextos geográficos. Nataniel Ngomane, professor de Literatura e atual diretor do Fundo Bibliográfico, vai apresentar a sua reflexão em torno da nova narrativa moçambicana.

Organização: Centro Cultural Português em Maputo e Universidade Eduardo Mondlane

Apoio: Páginas Amarelas

2014

 

Artes Performativas

MAPUTO | Escola de Comunicação e Artes | 06-10-2014 — 08-10-2014

Seminário “A Arte de Contar Histórias”, com Rui Pinto de Almeida

A Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane, em parceria com o Centro Cultural Português/Camões, IP em Maputo, realizaram o seminário de guionismo “A Arte de Contar Histórias: estrutura, estilo e princípios da narrativa”, com Rui Pinto de Almeida, destinada aos estudantes do Curso de Jornalismo da ECA.

Organização: Escola de Comunicação e Artes e Centro Cultural Português em Maputo
Artes Visuais

MAPUTO | Centro Cultural Português | 27-03-2014 — 30-04-2014

Primeiro-ministro português inaugurou exposição no Centro Cultural Português

A exposição O Tempo da Arte, patente no Centro Cultural Português foi inaugurada a 27 de março de 2014, pelo Primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, de visita a Maputo por ocasião da II Cimeira luso-moçambicana.

O acervo de arte do Centro Cultural Português remonta a 1996, ano em que iniciou um programa regular de exposições de artistas consagrados e de jovens criadores, em diferentes meios de expressão – do desenho à escultura, passando pela pintura e pela cerâmica e, mais recentemente, pela fotografia.

Organização: Centro Cultural Português em Maputo

Cinema e Multimédia

MAPUTO | 17-07-2014 — 27-07-2014

Fórum de cinema KUGOMA

A 5.ª edição do festival de cinema e curta-metragem “KUGOMA - Fórum de Cinema de Curtas Metragens de Maputo” realizou-se em diversos espaços culturais e bairros de Maputo.

A inauguração do festival, teve lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, com a exibição do filme de ficção sul-africano "Kanyekanye" ("A Linha"), do realizador Miklas Manneke. Seguiu-se um cine-concerto que assinalou os cem anos da animação "Gertie, o dinossauro", do norte-americano Winsor McCay, e que contou com atuação dos músicos Samito Tembe e Deodato Siquir, e dos atores Dias Santana e Horácio Mazuze.

No dia 21 procedeu-se ao lançamento de um DVD sobre a obra do cineasta José Cardoso, um dos fundadores do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique (INC), e que morreu em 2013.

Organização: Camões, I.P., Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema, Conselho Municipal da Cidade de Maputo e Ministério da Cultura

Apoio: Camões, I.P.

MAPUTO | Centro Cultural Português | 23-09-2014

Lançamento do DVD do filme “O Último Voo do Flamingo”

O lançamento do DVD do filme “O Último Voo do Flamingo”, primeira longa-metragem de ficção de João Ribeiro (Moçambique), numa adaptação do livro homónimo do escritor Mia Couto, realizou-se no Centro Cultural Português Português em Maputo.

O filme foi lançado em 2010, tendo tido a sua estreia internacional no Festival de Cinema de Cannes, integrado na mostra “Cinemas do Mundo”, nesse mesmo ano. Desde então a película tem rodado pelos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, alimentando debates e servindo de base a teses em Academias e Universidades nacionais e estrangeiras.

A obra do realizador João Ribeiro teve estreias comerciais em Moçambique, Portugal, Espanha, França, Brasil e Itália e foi editado em DVD no Brasil.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

MAPUTO | 30-09-2014 — 03-10-2014

Semana de Cinema Luso-Brasileiro

O filme Os Maias, do realizador português João Botelho, marcou o arranque da Semana de Cinema Luso-Brasileiro, organizado pelo Centro Cultural Brasil-Moçambique e o Centro Cultural Português/Camões, I.P.

No ano em que foi relançado o protocolo luso-brasileiro de coprodução cinematográfica, as embaixadas do Brasil e de Portugal em Maputo promoveram a exibição pública de um conjunto de filmes que refletem pontos de contacto e aproximações entre as cinematografias de ambos os países, bem como a ligação dos dois países a Moçambique.

Organização: Centro Cultural Brasil-Moçambique e Centro Cultural Português em Maputo

Interdisciplinar

MAPUTO | Galeria do Centro Cultural Português | 04-12-2014 — 12-12-2014

“Uma Perspectiva da Fotografia Moçambicana”, colóquio no Centro Cultural Português

No âmbito da exposição Os Médicos Fotógrafos, realizou-se no Centro Cultural Português um colóquio subordinado ao tema “Uma Perspectiva da Fotografia Moçambicana”, orientado por António Sopa.

Trata-se de uma breve história da fotografia em Moçambique, das origens até aos nossos dias, com destaque para o papel desenvolvido pela Associação Moçambicana de Fotografia e pelo Centro de Documentação e Formação Fotográfica.

Organização: Associação dos Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (AMEAM) e Centro Cultural Português em Maputo

Literatura

MAPUTO | Centro Cultural Português | 03-04-2014

Lançamento de obras poéticas no Centro Cultural Português

As obras Porto das Luzes, de Chagas Levene, Frenesim: Poesia em Pétala de Lume, de Eusébio Sanjane, e A Mão Invisível que Não é de Adam Smith, de Thahula Ndindande (Semião Cachamba) tiveram o seu lançamento no Centro Cultural Português em Maputo.

Os três livros, publicados pela editora Ndjira, foram apresentados pelo escritor e professor universitário Raúl Calane da Silva.

Organização: Centro Cultural Português

MAPUTO | Centro Cultural Português | 15-09-2014 — 19-09-2014

Curso de Literaturas em Língua Portuguesa

O Centro Cultural Português em Maputo e a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane promoveram a 26ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, dedicada ao tema “A Viagem” e com a participação do escritor português Afonso Cruz.

Paralelamente ao Curso, realizou-se uma Oficina de Ilustração orientada pelo escritor e ilustrador português Afonso Cruz e por Júlio Manjate, entre 15 e 17 de setembro, na Escola de Comunicação e Arte.

Organização: Centro Cultural Português e Universidade Eduardo Mondlane

Apoios: Camões, I.P., Páginas Amarelas

Música

MAPUTO | Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane | 12-09-2014 — 13-09-2014

Concerto de homenagem a José Afonso

Um concerto de homenagem ao músico português José Afonso (1929-1987), intitulado “Zeca Afonso, Maior que o Pensamento”, realizou-se em Maputo nos dias 12 e 13 de setembro de 2014, produzido e concebido pelo Grupo TP50, em parceria com a Orquestra da Direção de Cultura da UEM e o músico João Afonso, com assessoria do escritor Mia Couto.

O espetáculo, acompanhado de imagens, teatro e dança, teve em palco cerca de 60 artistas, entre elementos da banda e convidados.

Apoio: Camões, I.P.

MAPUTO | Centro Cultural Universitário e Centro Cultural Ntsindya | 23-10-2014 — 25-10-2014

Temporada de Música Clássica

A Orquestra e Coro do Projeto Xiquitsi realizaram em conjunto dois concertos de encerramento do ano letivo, inseridos na Temporada de Música Clássica de Maputo.

Além da Orquestra e Coro Xiquitsi, o evento contará ainda com a presença de outros coros e orquestras convidados, e com os músicos Juan Maggiorani (Venezuela), Paula Longobardi (Argentina), Sandra Martins (Portugal), Eurico Ferreira Mathias (Brasil) e Kika Materula (Moçambique).

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

 

2013

 

Artes Performativas

MAPUTO | Centro Cultural Franco-Moçambicano | 04-12-2013 — 05-12-2013

Francisco Camacho (EIRA) no festival KINANI

O bailarino e coreógrafo português Francisco Camacho participou em Maputo na 5ª edição do KINANI, festival internacional de dança contemporânea, projeto ao qual o Centro Cultural Português em Maputo está associado desde o início.

O coreógrafo da companhia de bailado EIRA realizou dois solos durante o festival: Rei no Exílio – Remake e Nossa Senhora das Flores, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

Artes Visuais

BEIRA | Centro Cultural Português - Polo da Beira | 29/08/2013– 19/09/2013

Exposição “Mussicanas de Macurungo”, de Adelino Timóteo

A exposição de pintura“Mussicanas de Macurungo” (que significa “Donzelas de Macurungo”, bairro da cidade da Beira), da autoria do escritor e jornalista Adelino Timóteo, esteve patente no Centro Cultural Português - Polo na Beira. Durante a cerimónia de inauguração foi entregue o prémio ao vencedor do Concurso Literário "Línguas em Português".

Organização: Camões, I.P.

BEIRA | Centro Cultural Português | 07-11-2013 — 18-11-2013

Exposição “Cartão de Embarque”, do ilustrador André Carrilho

Cartoons, caricaturas e ilustrações compunham a exposição “Cartão de Embarque”, do premiado designer português André Carrilho, que o Centro Cultural Português – Polo da Beira, acolheu de 7 a 18 de novembro de 2013.

Apoio: Centro Cultural Português - Polo na Beira

Cinema e Multimédia

MAPUTO | Centro Cultural Português | 08-04-2013 — 14-04-2013

Programa Cinema e Antropologia Visual

Programa que decorreu na cidade de Maputo e que contou com a presença de Francisco Manso. Durante uma semana, o realizador apresentou um conjunto de filmes e documentários da sua autoria, promoveu sessões de debate com os estudantes da Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Pedagógica e ISArC e participou no encontro com a Associação Moçambicana de Cineastas – AMOCINE.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

Interdisciplinar

MAPUTO, XAI-XAI | Centro Cultural Português e Universidade Pedagógica em Xai-Xai | 06-05-2013

IX Encontros com a História

Ciclo de palestras anuais dedicadas, em 2013, ao tema “Moçambique na longa duração: poderes municipais e poderes locais na construção de Moçambique”. Participaram nesta ação, que procura comemorar o estabelecimento do poder autárquico no país, professores e investigadores da Universidade Eduardo Mondlane, do Instituo de investigação Científica Tropical e da Universidade Nova de Lisboa.

No âmbito da realização dos IX Encontros com História, foi apresentada a obra da autoria de Augusto Nascimento e Aurélio Rocha Em Torno dos Nacionalismos em África.

Apoio: Camões, I.P.

Língua

MAPUTO | Centro Cultural Português | 03-05-2013 — 05-05-2013

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Ao longo de 3 dias, realizaram-se em Maputo as comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, 5 de maio.

A iniciativa foi acompanhada por uma mostra de cinema e espetáculos de dança e teatro, realizadas no espaço do Centro Cultural Português, bem como uma mostra gastronómica nos restaurantes da cidade.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

MAPUTO | Centro Cultural Português | 10-06-2013

Olimpíadas da Língua Portuguesa

As Olimpíadas da Língua Portuguesa 2013 realizaram-se a 10 junho, em Moçambique, numa iniciativa organizada pelos Centros de Língua Portuguesa de Nampula, Beira, Maputo, Niassa, Quelimane, Gaza e pela Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique.

A participação estava aberta a todos os estudantes da Universidade Pedagógica das Delegações de Nampula, Beira, Maputo, Niassa, Quelimane e Gaza, assim como aos alunos das escolas secundárias envolvidos nesta atividade nas cidades de Nampula e de Lichinga.

Apoio: Camões, I.P.

MAPUTO | Centro Cultural Português | 26-09-2013

Grande Final do Prémio Eloquência Camões

A 11ª Grande Final do Prémio Eloquência Camões distinguiu as três melhores apresentações de textos produzidas por estudantes do Ensino Primário 2 (EP2) e do Ensino Secundário Geral (ESG).

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

Literatura

MAPUTO, XAI-XAI |  Centro Cultural Português e Escola Secundária Joaquim Chissano | 17-04-2013 — 27-04-2013

Feira do Livro Infantil e de Cartão

O CCP Maputo, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Maputo, a editora Kutsemba Cartão e o projeto “Ler é Nice”, organizou este evento no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro.

A iniciativa, apresentada também em Xai-Xai, foi acompanhada por oficinas artísticas de produção de livro com materiais reciclados.

Organização: Centro Cultural Português em Maputo

Apoio: Camões, I.P.

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.