Bolonha - Cátedra Eduardo Lourenço

Nome Cátedra Eduardo Lourenço
Cidade Bolonha
Universidade Universidade de Bolonha
Criação 2005
Diretores
Roberto Vecchi, Margarida Calafate
Docente Filipa Matos
Morada
Cátedra Eduardo Lourenço
Università di Bologna
Facoltà di Lingue e Letterature Moderne Straniere
Sezione di Iberistica - Dipartimento di Lingue e Letterature Straniere Moderne
Via Cartoleria, 5 - Stanza 82 - Piano 3 - Scala D
40124 Bologna
Contactos
Tel: (+) 39 051 209 7145
Fax: (+) 39 051 264 722
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

catd eduardo bolonha

   
A Cátedra Eduardo Lourenço

A Cátedra Eduardo Lourenço, do Camões, I.P. na Universidade de Bolonha, foi inaugurada em dezembro de 2007 por ocasião do doutoramento honoris causa em Literaturas e Filologias Europeias pela Universidade de Bolonha do seu epónimo, Eduardo Lourenço.

A grandeza intelectual de Eduardo Lourenço e os estudos transversais e seminais, que o conjunto da sua obra hoje representa no panorama cultural português e europeu, condicionaram o perfil da Cátedra: um lugar de trânsito de saberes transdisciplinares nas suas reflexões sobre Portugal e as culturas de língua portuguesa a partir de uma perspectiva que combina os estudos culturais e os estudos pós-coloniais; um lugar de expressão universitária que combina docência, investigação e divulgação científica, seja pela organização de conferências e cursos, seja por publicações.

A Cátedra é coordenada pelo Prof. Doutor Roberto Vecchi, da Universidade de Bolonha, e a sua responsável é a Prof. Doutora Margarida Calafate Ribeiro, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A Cátedra deu início às suas atividades com a aula magistral do Professor Eduardo Lourenço “O Nosso Tempo e o Tempo dos Outros”, e a aula inaugural de Margarida Calafate Ribeiro, “Uma Outra História de Regressos: Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa”.

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.