Valparaíso - Cátedra Fernão Magalhães

Nome Cátedra Fernão Magalhães
Cidade Viña del Mar
Universidade Universidad de Playa Ancha
Criação 2018
Diretora Daiana Nascimento dos Santos
Morada
Centro de Estudios Avanzados (CEA) - Universidad de Playa Ancha

Traslaviña 450, Viña del Mar, Valparaíso, Chile
Codigo postal 2581782

Contactos
Tel: (+) 56322624710
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
20266
   

A Cátedra "Fernão Magalhães"

A Cátedra Fernão de Magalhães, vinculada ao Programa de Doutorado em Literatura Hispano-americana Contemporânea e ao Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha, deverá os estreitar laços com universidades portuguesas, brasileiras, angolanas e de outros países da CPLP, consolidando o programa de Doutoramento da Universidade, bem como a inovação através de novas possibilidades de leitura (estudos portugueses e lusófonos).

A Cátedra Fernão de Magalhães desenvolverá um programa de investigação no qual a figura do oceano configura, precisamente, as múltiplas possibilidades de cruzamentos de saberes em torno da imagem/tema do "oceano". "Na órbita de Fernão de Magalhães", "Literatura comparada de língua portuguesa", "Literatura mundial: cartografia do mundo", "Portos e Oceanos: Portugal/Chile, de finisterra a finisterra", "Representações Magalhânicas" e "Tradução" são os temas das linhas de investigação da cátedra.

Desde a graduação, será importante dinamizar o ensino da Língua e Cultura de expressão lusófona, em seus mais diversos e representativos aspectos. No caso da pós-graduação, potencializaremos o curso de Literatura Comparada com novas possibilidades de leituras dentro dos estudos lusófonos. Pretende-se criar redes de pesquisa, grupo de estudos, seminários, exposições e conferencias para a comunidade universitária e para o público em geral. 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.