Procedimento Concursal 2012-2013

Reunião 

Informam-se os candidatos a Leitor que aceitaram a colocação que deverão comparecer, no dia 22 de outubro, pelas 10h e 30m, no auditório do Camões, I.P. , sito na Rua Rodrigues Sampaio n.º 113 – Lisboa, para uma reunião com vista a preparar o seu início de funções.

 

Listas de colocações – cargo de leitor

1. Informam-se os candidatos colocados que devem comunicar ao Camões, I.P. no prazo de setenta e duas horas, entre as 12:00h do dia 10 e as 12:00h do dia 12 de outubro, a aceitação dessa colocação para o seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

2. A ausência de aceitação no prazo acima referido, fica a colocação sem efeito, sendo o candidato retirado da lista unitária de ordenação final


Lista unitária de ordenação final homologada - Leitores

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final homologada.


Lista unitária de ordenação final retificada - Leitores

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final retificada.

Lista unitária de ordenação final retificada - Leitores

Informam-se os candidatos ao cargo de leitor que o período de manifestação de preferências decorrerá entre os dias 1 e 8 de outubro, devendo para o efeito aceder à aplicação concursal.


Listas de colocações – cargo de professor

1. Informam-se os candidatos colocados que devem comunicar ao Camões, I.P. no prazo de setenta e duas horas, entre as 12:00h do dia 25 e as 12:00h do dia 28 de setembro, a aceitação dessa colocação para o seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

2. A ausência de aceitação no prazo acima referido, fica a colocação sem efeito, sendo o candidato retirado da lista unitária de ordenação final.


Aviso N.º 12434-A/2012. Diário da República, 2.ª série — N.º 180 — 17 de setembro de 2012


Lista unitária de ordenação final homologada (Professores)

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final homologada.

Informam-se os candidatos ao cargo de professor que o período de manifestação de preferências decorrerá entre os dias 17 e 21 de setembro, devendo para o efeito aceder à aplicação concursal.

 Lista unitária de ordenação final homologada

Lista unitária de ordenação final (Leitores)

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145 -A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final, para, querendo, os candidatos se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, no prazo de 10 dias úteis, a contar da data de publicação do presente aviso, para o seguinte endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

   Lista unitária de ordenação final


Retificação dos horários e postos a concurso para os ensinos básico e secundário e para o ensino superior

Notificam-se todos os interessados que, nos termos do artigo 7º do Decreto-Lei nº 165/2006, de 11 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei nº 165-C/2009, de 28 de julho, foi publicado no Diário da República, 2ª série Nº 178, de 13 de setembro de 2012, o Despacho nº 1161/2012, de 6 de setembro, que retifica os horários e postos a concurso para os ensinos básico e secundário e para o ensino superior.


 Lista unitária de ordenação final (cargo de Professor)

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145 -A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final, para, querendo, os candidatos se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, no prazo de 10 dias úteis, a contar da data de publicação do presente aviso, sendo obrigatória a utilização do formulário eletrónico disponibilizado em www.instituto-camoes.pt.

 Lista ordenada dos resultados obtidos na entrevista profissional de seleção (cargo de Leitor)

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista ordenada dos resultados obtidos no terceiro método de seleção, entrevista profissional de seleção, para, querendo, os candidatos se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, no prazo de 10 dias úteis, a contar da data de publicação do presente aviso, sendo obrigatória a utilização do formulário eletrónico disponibilizado em www.instituto-camoes.pt.


3.º método de seleção para os candidatos ao cargo de Leitor – Entrevista Profissional de Seleção

Nos termos do n.º 6 do artigo 31º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria nº 145 – A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que a Entrevista Profissional de Seleção para os candidatos ao cargo de Leitor se realizará no dia 22 de agosto na sede do Camões, I.P., sito na Rua Rodrigues Sampaio n.º 113, Lisboa.


Lista definitiva dos resultados da prova de avaliação psicológica para os cargos de leitor e professor

Nos termos do n.º 6 do artigo 31º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria nº 145 - A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, I.P., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt a lista definitiva dos resultados da prova de avaliação psicológica no âmbito do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de leitor e professor.


Lista ordenada dos resultados da prova de avaliação psicológica 

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145 - A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, I.P., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt a lista ordenada dos resultados da prova de avaliação psicológica no âmbito do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de leitor e professor.

Sobre as reclamações da classificação obtida na prova de avaliação psicológica, o Júri do concurso de professores informa os candidatos do seguinte:

1. A entidade responsável pela aplicação do método de avaliação psicológica deu conhecimento ao Instituto Camões, IP (i) da metodologia, dos critérios e dos instrumentos de avaliação utilizados, bem como (ii) das fichas individuais de avaliação, que indicam os níveis atingidos pelos candidatos nas aptidões e nas competências avaliadas. Esta avaliação teve por referência o perfil de competências elaborado com base na análise do teor das atividades/tarefas que compõem a função e das exigências necessárias ao seu desempenho.

2. A ficha individual de avaliação pode ser consultada na sede do Instituto Camões, IP até ao dia 13 de agosto, entre as 10 e as 17 horas. Alternativamente, os candidatos podem solicitar o envio de uma digitalização deste documento para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até às 17 horas do dia 13 de agosto.

3. No âmbito da audiência dos interessados, poderão os candidatos exercer o seu direito de participação, ou seja, apresentar reclamação, obrigatoriamente através do formulário eletrónico disponibilizado na plataforma concursal.


Rede de cursos do ensino português no estrangeiro para o ano letivo 2012/2013 e 2013

Notificam-se todos os interessados que, nos termos do artigo 7º do Decreto-Lei nº 165/2006, de 11 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei nº 165-C/2009, de 28 de julho, foi publicado no Diário da República, 2ª série Nº 135, de 13 de julho de 2012, o Despacho nº 9490/2012, de 9 de julho, que aprova a rede de cursos do ensino português no estrangeiro para o ano letivo 2012/2013 e 2013.


 

Segundo método de seleção – Prova de Avaliação Psicológica

Procedimento concursal para a constituição de reservas de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro para os cargos de leitor e de professor.

De acordo com a lista abaixo divulgada, os candidatos interessados na realização da prova de avaliação psicológica deverão apresentar-se nos dias 9, 10, 11, 12 ou 13 de Julho de 2012, no Centro de Psicologia Aplicada do Exército, sito na Praça do Comércio, nº 80 – 1100-148 Lisboa, pelas 9h, munidos de documento de identificação com fotografia.

A prova é composta por uma parte escrita, que terá lugar na data atrás mencionada, e por uma entrevista, que será oportunamente agendada pelo Gabinete de Seleção do Centro de Psicologia Aplicada do Exército. 




APLICAÇÃO DO SEGUNDO MÉTODO DE SELEÇÃO – PROVA DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

No âmbito do procedimento concursal para reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro 2012-2013, informa-se que as provas de avaliação psicológica para candidatos ao cargo de leitor e de professor se realizarão em Lisboa nos dias:

Candidatos a professor: dias 9, 10, 11 e 13 de julho
Candidatos a leitor: dia 12 de julho

O local e a hora de realização das provas serão divulgados oportunamente.

Mais se informa que, em conformidade com o disposto no número 5 do capítulo VIII - Seleção, os candidatos, depois de ordenados por ordem de classificação obtida na prova de conhecimentos, serão convocados para a prova de avaliação psicológica, por ordem decrescente de classificação, em número considerado necessário para a satisfação das necessidades da rede de ensino.


Aviso n.º 7847-A/2012 375 KB

Nos termos do n.º 6 do artigo 31º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, LP., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt, as listas dos resultados da prova de conhecimentos do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e de leitor.

Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos da Portaria n.º 83-A/2009 de 22 de janeiro, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00H00 de 8 de junho e as 24H00 de 21 de junho. Mais se informa a utilização do formulário eletrónico é obrigatória.


Aviso n.º 6717-A/2012254.13 KB

Prova de conhecimentos - Leitor: 18 de maio de 2012

 

 

Prova de conhecimentos - Professor: 21 de maio de 2012


Nos termos do n.º 6 do artigo 31º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, LP., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt, as listas dos candidatos admitidos à prova de conhecimentos do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e de leitor.


Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, I.P. das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt, as listas dos candidatos excluídos do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e de leitor.


Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, I.P., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt, as listas dos candidatos excluídos do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e de leitor.

 

 

Audiência dos interessados

NOTA: Por indisponibilidade do aplicativo entre as 00h00 e as 24h00 de dia 7 de abril de 2012, o período de audiência dos interessados foi prolongado, decorrendo das 10h30 de dia 8 de abril às 10h30 de dia 9 de abril de 2012.


Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos da Portaria n.º 83-A/2009 de 22 de janeiro, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00h00 de 19 de abril e as 24h00 de 7 de maio de 2012.

Mais se informa que a utilização do formulário eletrónico é obrigatória, encontrando-se disponível no Aplicativo para o Procedimento Concursal – Ensino Português no Estrangeiro a que o candidato pode aceder com as credenciais utilizadas para concorrer (número de inscrição e palavra-passe).


Aviso n.º 4629-A/2012:

Abertura de procedimento concursal para constituição de reservas de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro.

Faz-se público que, nos termos do disposto no artigo 40.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 6 de abril, se encontra aberto procedimento concursal para constituição de reservas de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor, compreendendo os níveis da educação pré-escolar, do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e do ensino secundário, e de leitor de língua e cultura portuguesas, ao nível do ensino superior. O Aviso n.º 4629-A/2012 publicado na 2.ª série do Diário da República, de 26 de março de 2012, encontra-se publicitado nesta página, sendo ainda divulgado junto das estruturas de coordenação do ensino português no estrangeiro e através de órgão de comunicação de âmbito nacional.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.