Brasil

Centros de culturais portugueses disponíveis no Brasil.

Brasília - Centro Cultural Português

Ano de Abertura

1995

Diretor

João Pignatelli

Morada
Centro Cultural Português

Embaixada de Portugal
SES Av. das Nações
Quadra 801, Lote 2
CEP 70402-900
Brasília-DF

Contatos

Tel: (55-61) 30 32 96 00
Fax: (55-61) 30 32 96 34
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário de Funcionamento

08h30 - 12h30 : 14h30 - 17h30

14337

O Centro Cultural Português em Brasília

O Centro Cultural Português em Brasília iniciou funções em 1995, sob a direção do Dr. Rui Rasquilho. Desde essa data, contribui ativamente para a divulgação da língua e cultura portuguesas.14337 01

O ano de 2004 foi marcado referenciamente pela atribuição do Prémio Camões á escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís, mas também pela presença portuguesa nas Bienais do Livro de São Paulo e Fortaleza, pela ação cultural no Rio de Janeiro, Portugal Carioca, pelo Fórum de Cultura de Ouro Preto, dedicado á cultura portuguesa e pela presença do nosso país na Bienal de São Paulo onde estivemos representados por Rui Chafes e Vera Mantero, entre outros artistas.

O Centro Cultural em Brasília mantém-se particularmente ativo, promovendo serões literários, exposições, lançamentos de livros e concertos. A grande Retrospectiva da obra de José de Guimarães, na FIESP, em São Paulo, a digressão ao Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador da Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho, os 14337 02debates Literatura Portuguesa Contemporânea: o texto literário e a sua adaptação ao cinema orientados pela Profa. Luísa Coelho em colaboração com a Universidade de Brasília, o início do ciclo de conferências Olhares de Portugal em que colaboraram Manuel Vilaverde Cabral, Tereza Siza, Rui Vieira Nery, etc., as apresentações de livros de autores portugueses, a presença de escritores como José Luís Peixoto ou Inês Pedrosa, mantêm as atividades permanentes neste Centro.

Serviços Permanentes no Centro Cultural Português em Brasília 
Biblioteca

Acesso informático ao acervo de 12.000 volumes que abrange História e Literatura Portuguesa, História da Arte, Sociologia, Etnologia, Direito, Economia e Obras de Referência.

Serviço de leitura domiciliar e linha gratuita de acesso à Internet 
Videoteca

Cerca de cem filmes portugueses entre documentários, curtas e longas metragens estão à disposição para visionamento em sala própria ou para grupos, com vídeo projector, no auditório do Centro.

Música

14337 03Milhares de horas de música erudita e popular portuguesa podem ser escutadas no mini estúdio da biblioteca.

Rádio

Programa semanal na Rádio "Super Rádio FM" de divulgação da música erudita portuguesa e das atividades regulares do Centro Cultural.

Edição
  • Agenda Cultural do Instituto Camões no Brasil/Embaixada de Portugal 2002, Vários. Brasília, Centro Cultural Português, 2001, encadernado, il.
  • Dimensão do Desenho (Catálogo da Exposição), Vários. Brasília, Centro Cultural Português, 2000, 28 p., il.
  • Ecologia e Raízes Brasileiras (Catálogo da Exposição), Vários. Brasília, Centro Cultural Português, 2000, il.
  • José Brito - Evocação da Memória (Catálogo da Exposição), Vários. Brasília, Centro Cultural Português, 2004, il.
  • Jóias e Objectos do Quotidiano Masculino (Catálogo da Exposição), Vários. Brasília, Centro Cultural Português, 2003, il.
  • Lenços & Colchas de Chita de Alcobaça (Catálogo da Exposição), Vários. Brasília, Centro Cultural Português, 2001, 96 p., il.

 

 
Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.