Formação de Professores

O Desafio da Diferença: Abordagens de Diferenciação Pedagógica no Ensino de Línguas

A crescente importância da abordagem plurilingue na educação em línguas implica reconhecer que cada aprendente possui um repertório linguístico único e diverso, do qual se socorre para a construção de novas aprendizagens linguísticas (CE, 2001). Correlativamente, a abordagem plurilingue exige ao docente não só uma preparação para lidar com diferentes níveis de proficiência linguística mas, sobretudo, a capacidade de gerir essa diversidade de níveis dentro da sala de aula (De Corte, 1990).

Ler mais...

Escrita Criativa - Nível Introdutório

Este curso visa proporcionar instrumentos teóricos e práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética. Pretende ainda otimizar a expressão individual dos formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.

Ler mais...

Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

Pretende-se com este curso desenvolver uma visão adequada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM); compreender (i) os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não maternas e (ii) os princípios fundamentais de ensino de línguas não maternas; caracterizar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.

Curso realizado em parceria com a Universidade de Coimbra.

Ler mais...

Didática do Português Língua de Herança

Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao professor: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto educativo.

Ler mais...

Promoção da Leitura na Era Digital

São objetivos principais deste curso: contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital; permitir uma análise fundamentada dos fatores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura; disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética; contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura.

Ler mais...

Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2

Durante o desenvolvimento desta oficina de formação, os professores descobrirão formas inovadoras de integrar dispositivos móveis e apps no currículo, em particular, no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Segunda, explorando cenários de aprendizagem em que os professores se envolvem em práticas reais de utilização e reflexão sobre as potencialidades e os desafios que acarreta a inclusão destas tecnologias em contextos educativos.

Ler mais...

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.