Formação de Professores

O Desafio da Diferença: Abordagens de Diferenciação Pedagógica no Ensino de Línguas

A crescente importância da abordagem plurilingue na educação em línguas implica reconhecer que cada aprendente possui um repertório linguístico único e diverso, do qual se socorre para a construção de novas aprendizagens linguísticas (CE, 2001). Correlativamente, a abordagem plurilingue exige ao docente não só uma preparação para lidar com diferentes níveis de proficiência linguística mas, sobretudo, a capacidade de gerir essa diversidade de níveis dentro da sala de aula (De Corte, 1990).

Ler mais...

Escrita Criativa - Nível Introdutório

Este curso visa proporcionar instrumentos teóricos e práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética. Pretende ainda otimizar a expressão individual dos formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.

Ler mais...

Didática do Português Língua de Herança

Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao professor: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto educativo.

Ler mais...

Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2

Durante o desenvolvimento desta oficina de formação, os professores descobrirão formas inovadoras de integrar dispositivos móveis e apps no currículo, em particular, no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Segunda, explorando cenários de aprendizagem em que os professores se envolvem em práticas reais de utilização e reflexão sobre as potencialidades e os desafios que acarreta a inclusão destas tecnologias em contextos educativos.

Ler mais...

Pragmática Linguística e Ensino do Português : A Comunicação Oral e Escrita

Na base desta ação está a análise interativa da organização e do funcionamento dos discursos, refletindo e aprofundando conteúdos relacionados com o funcionamento da Língua e integrando as atividades formativas no quadro dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e 3.º ciclos.

Ler mais...

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.