Didática do Português Língua de Herança

Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao professor: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto educativo.

Objetivos

Esta ação visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao professor:

  • compreender o conceito de Língua de Herança (LH), na sua diferenciação e articulação com outros conceitos, como Língua Materna, Língua Estrangeira e Língua Segunda;
  • compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Herança;
  • adquirir conhecimentos acerca da origem, circulação, papel e impacto das imagens no processo de ensino-aprendizagem do Português Língua de Herança;
  • intervir adequadamente no seu contexto educativo, com base no desenvolvimento de um projeto de Investigação-Ação (I&A) que, partindo do questionamento das práticas e de valores localmente identificados, conduza à ação e à mudança.

Organização e metodologia

A estrutura do curso assenta na sequenciação de módulos, alternando-se atividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo e trabalho colaborativo.

A ação pretende articular formação em autonomia e colaborativa, de acordo com a seguinte distribuição:

  • trabalho de formação teórica individualizada e em autonomia (realização das leituras aconselhadas);
  • trabalho de formação teórica colaborativa: discussão mediatizada por computador (síncrona e assíncrona) acerca das leituras efetuadas;
  • realização de um projeto de Investigação‐Ação (desde a fase de conceção até à fase de análise dos dados recolhidos em sala de aula).

Os conteúdos da ação são os seguintes:

  • Conceito de Competência Plurilingue e Intercultural;
  • Conceito de Língua de Herança, Língua Estrangeira, Língua Materna e Língua Segunda;
  • Interações e sinergias interlinguísticas no desenvolvimento da Competência Plurilingue e Intercultural;
  • Pressupostos de base psicossocial, linguística e didática da aula de Português LH;
  • Conceito de imagem, representação social, estereótipo e outros termos relacionados (crença, opinião, …);
  • Produtividade dos conceitos anteriormente elencados na investigação em Educação em Línguas, em geral, e no ensino do Português LH, em particular;
  • Discurso como veículo de imagens e representações de LH e culturas: foco nos discursos de ensino e de aprendizagem e nos discursos reguladores;
  • A sala de aula como espaço heterogéneo de rentabilização e transformação de imagens e representações, de conhecimentos linguístico-comunicativos e culturais prévios, de percursos pessoais de aprendizagem e de discursos políticos.

Calendarização das sessões de trabalho colaborativo:

  • Arranque: 2h
  • Reflexão teórica: 10h
  • Como se faz um projeto de I&A: 2h
  • Implementação do projeto de I&A: 10h
  • Avaliação e balanço: 1h

Duração

 O curso tem uma duração de  25 horas.

Propina

  • A frequência do curso implica o pagamento de 120 €.
  • No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 100 €

Avaliação

A avaliação será contínua e a aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Os termos de avaliação serão os seguintes:

  • 10%: Assiduidade, contabilizada através de Folha de registo de presenças;
  • 90%: Produção de trabalhos e materiais/participação qualitativa nos fóruns de discussão, de acordo com a seguinte distribuição:
    • 20%: reflexão teórica final; 
    • 20%: participação nas discussões online.
    • 50%: trabalho final (relatório com entrega atempada, correção formal e descrição e análise crítica do projeto de I&A implementado).

 

Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente;
  • 5 a 6,4 valores – Regular;
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom;
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
  • 9 a 10 valores – Excelente. 

Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.

    Certificação

    Este curso é creditado com 1 crédito, relevando para a progressão em carreira de Professores de Línguas e de Língua materna (Português): grupos 200 (Português e Estudos Sociais), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 300 (Português), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão).

     

     

    Camões, I.P.
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