Promoção da Leitura na Era Digital

São objetivos principais deste curso: contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital; permitir uma análise fundamentada dos fatores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura; disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética; contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura.

Objetivos

  • Contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital.
  • Permitir uma análise fundamentada dos fatores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura, nas várias etapas da vida.
  • Disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética, acessível e transferível para a programação de práticas concretas tanto em contexto escolar como em contexto familiar.
  • Contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura, através da divulgação de políticas, projetos e atividades desenvolvidos em diferentes contextos nacionais e internacionais, com valor comprovado pela avaliação.

Organização e metodologia

Temas das sessões (programa)

  • A leitura uma competência essencial. Breve história da leitura
  • O longo caminho da universalização no acesso à leitura
  • Recursos e práticas de leitura no século XXI
  • Workshop
  • A aprendizagem da leitura – análise de teorias e resultados de investigação
  • A aquisição e a consolidação da competência leitora – a ação da escola, da família, da comunidade
  • Análise de políticas, programas e projetos de promoção da leitura e da literacia
  • Workshop
  • Programação de projetos/atividades de promoção da leitura- a escolha de livros e recursos digitais adequados ao público alvo
  • Programação de projetos/atividades de promoção da leitura – a conceção de atividades adequadas aos recursos, ao contexto, ao tempo disponível
  • Programação de projetos/atividades de promoção da leitura – a avaliação dos efeitos nas competências e nos hábitos de leitura dos participantes (crianças, jovens ou adultos)
  • Workshop
  • Apresentação e discussão das propostas de projeto
  • Avaliação

Propina

  • A frequência do curso implica o pagamento de 240 €.
  • No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 200 €

    Certificação

    • Curso conferente de 6,7 créditos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ministério da Educação - Formação Contínua de Professores), a professores de infância e professores do ensino básico. Serão ainda atribuídos 8 ECTS.
    • Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.

     

     

    Camões, I.P.
    Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.