O Tempo e o Aspeto na Língua Portuguesa

Esta ação de formação têm como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita, visando o conhecimento explícito da língua integrado nas atividades de ensino e aprendizagem da aula de Língua.

Objetivos

A ação de formação “O Tempo e o Aspeto na Língua Portuguesa” pretende constituir-se como espaço de reflexão sobre uma temática central para a Semântica (mas também para a Sintaxe e para a Morfologia).

Entre as principais linhas programáticas desta ação de formação, contam-se as seguintes:

  • Efetuar uma abordagem integrada das categorias linguísticas tempo e aspeto;
  • Apresentar os valores aspetuais de forma sistematizada (em contraste com a perspetiva tradicional, na qual estes valores são enumerados de modo avulso e, por vezes, dicotómico);
  • Identificar a sistematicidade subjacente aos valores temporais típicos dos tempos verbais do modo Indicativo;
  • Reconhecer a complementaridade dos meios gramaticais (tempos verbais) e dos meios lexicais (adverbiais temporais) de expressão do tempo.

 

Organização e metodologia

Tema 1 - A categoria linguística “aspeto “

O aspeto na perspetiva da gramática tradicional

  • Valores aspetuais (perfetivo/imperfetivo, pontual/durativo, etc.)

O aspeto na perspetiva da Linguística atual

  • A classificação de Moens e Steedman (1988)
  • Composicionalidade dos valores aspetuais
  • Núcleo aspetual
  • Classes aspetuais (estados, processos, processos culminados, culminações e pontos)

Tema 2 - A categoria linguística “tempo”

A expressão gramatical do tempo: os tempos verbais

  • Momento da enunciação, ponto de referência e momento da eventualidade
  • Valores temporais dos tempos verbais do Indicativo em português

A expressão lexical do tempo: os adverbiais temporais

  • Tipos de adverbiais temporais (localização, duração, frequência).

Todas as atividades de ensino-aprendizagem relativas a esta ação de formação decorrerão em regime online, designadamente em ambiente de classe virtual.

A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e‐Iearning em uso na Universidade Aberta, no qual são valorizadas as formas de comunicação assíncronas. O termo "classe virtual" aplica‐se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente‐formando, formando-docente e formando‐formando, criando‐se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta.

Duração

O curso tem uma duração de 52 horas.

Propina

 120€ (No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., o custo é de 100€, sendo o restante suportado pelo Camões, I.P.)

Avaliação

IA Avaliação baseia-se no modelo pedagógico da Universidade Aberta, e contempla a realização de dois trabalhos individuais.

A classificação atribuída será simultaneamente qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação do n.º 3 do artigo 13.º do RJFCP, que prevê uma escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:

  • EXCELENTE: de 9 a 10 valores

  • MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores

  • BOM: de 6,5 a 7,9 valores

  • REGULAR: de 5 a 6,4 valores

  • INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores

Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a acção de formação frequentada.

 

Camões, I.P.
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