Laboratório de Escrita Jornalística

O Laboratório de Escrita Jornalística é entendido como formação laboratorial, em regime de formação a distância, de acordo com uma perspetiva em que a teoria e o código (a gramática) se constituem como crivo e motor da ação fundamental. O Laboratório de Escrita Jornalística destina-se a jornalistas em língua portuguesa.

Objetivos

Objetivos de diferenciação dos registos oral vs. Escrito 

Têm em conta a mobilização e a atenção dos formandos para a diferenciação tácita entre o mundo expressivo da oralidade e o mundo expressivo da escrita propriamente dito.

Objetivos de estabilidade dos registos 

Têm em conta a mobilização dos formandos para aspetos laboratoriais e eminentemente pragmáticos no âmbito da própria fixação do texto a comunicar (seja o meio o texto escrito ou oral).

 

    Organização e metodologia

    O Laboratório de Escrita Jornalística é entendido como formação laboratorial, em regime de formação à distância (online), de acordo com uma perspetiva em que a teoria e o código (a gramática) se constituem como crivo e motor da ação fundamental.

    O curso baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana), cada Bloco com uma pequena parte teórica a que se juntam exemplos, adendas e exercícios.

    Na maior parte do tempo, tornar-se-á, portanto, essencial confrontar os formandos com situações e textos matriciais/indutores, complementados com adendas, exemplos e exercícios, que os conduzam, na prática, a interiorizar os objetivos acima postulados e a aplicar as ferramentas que estes inevitavelmente pressupõem.

    Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Jornalística são os seguintes:

    Bloco 1

    • Os media, a sociedade mediatizada e a notícia.
    • A ocorrência, o texto e os media: um enquadramento teórico inicial.
    • Exercícios diversos a partir de situações tipificadas.

    Bloco 2

    • Ocorrências e meta-ocorrências.
    • A frase, a sintaxe e os constituintes frásicos.
    • Exercícios de ordenação a partir de textos indutors (situações de caos, desconstrução e reconstrução de exemplos clássicos e/ou reconhecíveis).

    Bloco 3

    • Escrever com prazer e com regra: o caso da crónica.
    • A concordância (substantivos, adjetivos e o papel dos advérbios).
    • Exercícios que coloquem em evidência a diferenciação do par adjetivo/ advérbio (recortes de textos dos media, correções e dramatizações).

    Bloco 4

    • A entrevista.
    • Os pronomes: uso e funcionalidades.
    • Exercícios que têm como objetivo diferenciar o uso dos níveis pronominais (indefinidos, interrogativos, relativos, demonstrativos, possessivos, pessoais, etc.)

    Bloco 5

    • Liberdade, responsabilidade, disputas e concorrência no espaço público mediatizado.
    • O verbo, a ação e o coração da frase (enquadramento exemplificado).
    • Exercícios de uso dos verbos simples e auxiliares.

    Bloco 6

    • As novas tecnologias e o jornalismo online.
    • Os tempos verbais (o exemplo da narração como leitmotiv).
    • Exercícios de rescrita a partir de permutas temporais.

    Bloco 7

    • Textos de reportagem
    • Os modos verbais. A atitude do emissor, a mensagem e os mundos possíveis do(s) destinatário(s). 7.
    • Exercícios de aplicação do modo verbal (confronto pragmático entre indicativo, conjuntivo e imperativo).

    Bloco 8

    • Textos de crítica, editorial e comentário
    • Subordinação e coordenação: dois mundos expressivos.
    • Exercícios que visam a separação entre o principal e o acessório (dramatizações, reposição de situações do vivido, representações e rescritas).

    Bloco 9

    • Textos de divulgação
    • A subordinação e a expressão hierarquizada.

    Bloco 10

    • Persuasão no espaço público e textos de viagem.
    • Exercícios de aplicação dos diversos materiais interiorizados ao longo do curso.

    Duração

     O curso tem uma duração de 10 semanas.

    Propina

     250 €

    Avaliação

    Na última semana do Laboratório de Escrita Jornalística, os participantes e o coordenador avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa.

     

    Certificação

    Aos participantes será atribuído um certificado.

     

     

    Camões, I.P.
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