|
O Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões em Lille
|

Universidade de Lille 3
|
O Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões da Universidade de Lille 3 foi oficialmente inaugurado a 4 de Novembro de 2004, na presença do Senhor Embaixador de Portugal em Paris, João Rosa Lã e do Senhor Presidente da Universidade Charles de Gaulle - Lille 3, Philippe Rousseau.
A cerimónia de inauguração iniciou-se com a assinatura do Protocolo que oficializou a criação do CLP-IC, a que se seguiram as intervenções de abertura do Presidente da Universidade e do Senhor Embaixador. Esta inauguração teve a honra de contar com a presença do Nobel português, José Saramago, de visita à Universidade para receber o Doutoramento Honoris Causa.
Após a assinatura do Protocolo, o Professor Doutor Luís Manuel Bernardo, da Universidade Nova de Lisboa, proferiu uma conferência sobre a obra de José Saramago.
Encerrando-se as cerimónias com uma conversa entre José Saramago e o público, composto por alunos, professores e diversas personalidades destacadas do mundo académico e cultural.
Actividades programadas pelo Centro para 2007
CINEMA E VÍDEO
Cinema e Literatura
Ciclo de cinema lusófono que apresentará filmes baseados em diversas obras literárias, acompanhado de conferências de especialista em cinema.
Centro de Língua Portuguesa da Universidade Charles de Gaulle
Janeiro a Dezembro
CONFERÊNCIAS
Cinema e Literatura
Ciclo de conferências sobre cinema lusófono que apresentará filmes baseados em obras literárias, com a participação dos especialistas Jacques Lemière (Lille), Alberto Silva (Paris IV), Sílvia Rocha (Paris).
Centro de Língua Portuguesa da Universidade Charles de Gaulle
Janeiro a Dezembro
Ironia e Ciúme na Literatura
onferência de Claúdia Braga sobre a problemática da ironia e do ciúme na literatura.
Centro de Língua Portuguesa da Universidade Charles de Gaulle
Fevereiro
Tópicos da Literatura Portuguesa Contemporânea
Conferência de José Manuel Esteves sobre as grandes linhas da literatura portuguesa contemporânea.
Centro de Língua Portuguesa da Universidade Charles de Gaulle
Março
Traduzir o Teatro
Com a participação de Marie Noel Ciccia, Claude Maffre; Bernard Martocq.
Centro de Língua Portuguesa da Universidade Charles de Gaulle
Abril/Maio
Timor-Leste
Com a participação de Carlos Semedo (Associação Timor-Paris).
Centro de Língua Portuguesa da Universidade Charles de Gaulle
Abril/Maio
Realismo nas literaturas lusófonas
Ciclo de conferência em torno desta temática abordada nos programas de literatura do Master copm a participação de Helène Piwnick, Carlos Reis, Jacqueline Penjon.
Centro de Língua Portuguesa da Universidade Charles de Gaulle
Outubro a Dezembro
JORNADAS, COLÓQUIOS
Viver a guerra, pensar a guerra, escrever a guerra
Jornada de estudo internacional e interdisciplinar em torno da temática abordada nos seminários de literatura com a participação de Carlos Vaz Ferraz, Mia Couto, Graciette Besse, Margarida Calafate Ribeiro,Rosa Sil , Philippe Rousseau.
Centro de Língua Portuguesa da Universidade Charles de Gaulle, em colaboração com o CLP na Univ Lumière, Lyon
15 e 17 de Março
Farsa e comédia: ordem e desordem do mundo
Jornada de estudo internacional e interdisciplinar sobre temáticas abordadas nas aulas e seminários de literatura.
Centro de Língua Portuguesa da Universidade Charles de Gaulle
Novembro
|