Procedimentos Concursais EPE

O Camões, I.P. tem por missão propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro, assegurar a presença de leitores de português nas universidades estrangeiras e organismos internacionais e gerir a rede do ensino português no estrangeiro a nível da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Para a docência do ensino português no estrangeiro, podem os interessados candidatar-se através de procedimento concursal que se destina à constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente da Rede de Ensino Português no Estrangeiro.

 



Procedimento Concursal EPE - Professores

Inscrição e Candidatura

Aplicativo de Inscrição e Candidatura

 


 

Procedimento Concursal para reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor, compreendendo os níveis da educação pré-escolar, do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e do ensino secundário        

Informa-se que entre as 00h00 de 24 de novembro e as 24h00 de 7 de dezembro decorre o prazo de inscrição no Procedimento Concursal para constituição de reserva de recrutamento pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor, compreendendo os níveis da educação pré-escolar, do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e do ensino secundário.

Aconselha-se a leitura atenta do Aviso de Abertura do procedimento concursal, da legislação referida nesse documento e do Manual de Instruções de Candidatura.

No final do aplicativo de candidatura, as seguir ao ponto 5., em Anexos, deverá anexar, para além dos documentos identificados em Outros, os seguintes comprovativos: (i) comprovativo de tempo de serviço até 31 de agosto de 2015 (EPE/Outras modalidades de ensino) e (ii) comprovativo de relação jurídica de emprego público.

Mais se esclarece que o(s) comprovativo(s) de habilitações engloba(m) as habilitações académicas e profissionais.

Qualquer pedido de esclarecimentos deve ser dirigido ao Camões, I.P., através do seguinte endereço eletrónico - professor2016@camoes.mne.pt

 

Prova de Conhecimentos

Enunciado da Prova de Conhecimentos, resolução e critérios de correção, da Prova, realizada no âmbito do Procedimento Concursal para constituição da reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor.

PROVA PORTUGUÊS EPE_Definitiva

PROVA PORTUGUÊS EPE_criterios_Definitivos

 

Procedimento Concursal para constituição da reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor

Aplicação do método de seleção - Prova de Conhecimentos

 

No âmbito da aplicação do método de seleção a utilizar, previsto no capítulo VIII – Seleção – do aviso de abertura do procedimento concursal, informa-se os interessados que a prova de conhecimentos se realizará na primeira semana do mês de fevereiro.

De acordo com o ponto 3.1, todas as informações referentes à prestação da prova – locais, datas e horas – serão oportunamente divulgadas.

Ainda em cumprimento do disposto no ponto supracitado, publicita-se a matriz da prova de conhecimentos.

Matriz – Texto e Tabela

 

Listas

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A /2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 6 de abril, notificam-se os candidatos que se encontra afixada, nas instalações da sede do Camões, I.P., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt a lista unitária de ordenação final homologada dos candidatos ao procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor, compreendendo os níveis da educação pré-escolar, do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos) e do ensino secundário, aberto pelo Aviso n.º 13639 -A/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 23 de novembro de 2015.

Informa-se que a audiência dos interessados decorre das 00h00 de 11 de maio às 24h00 de 24 de maio.

Lista Unitária de Ordenação Final Homologada


 

 

Procedimento Concursal para Constituição da Reserva de Recrutamento de Pessoal Docente do Ensino Português no Estrangeiro, para o Cargo de Professor

Nos termos do n.º 3 do artigo 30º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria nº 145 – A/2011 de 6 de abril, notificam-se os candidatos ao procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor, compreendendo os níveis da educação pré-escolar, do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos) e do ensino secundário, aberto pelo Aviso n.º 13639 -A/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 23 de novembro de 2015, que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados de Portugal nos países a que o procedimento concursal respeita e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final.

Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos da portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro, na sua redação atual, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00H00 de 7 de abril de 2016 e as 24H00 de 20 de abril de 2016. Mais se informa que a utilização do formulário eletrónico é obrigatória.

Lista de Ordenação Final

 


 

Nos termos do n.º 3 do artigo 30º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria nº 145 – A/2011 de 6 de abril, notificam-se os candidatos ao procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor, compreendendo os níveis da educação pré-escolar, do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos) e do ensino secundário, aberto pelo Aviso n.º 13639 -A/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 23 de novembro de 2015, que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados de Portugal nos países a que o procedimento concursal respeita e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista ordenada dos resultados da prova de conhecimentos.

 

Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos da portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro, na sua redação atual, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00H00 de 17 de março de 2016 e as 24H00 de 31 de março de 2016. Mais se informa que a utilização do formulário eletrónico é obrigatória.

Lista de Candidatos

 

 

Atualização das listas de candidatos admitidos à Prova de Conhecimentos e de candidatos excluídos do Procedimento Concursal para constituição da reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor.

Informam-se todos os interessados que se procedeu à atualização das listas de candidatos admitidos à Prova de Conhecimentos e de candidatos excluídos do Procedimento Concursal para constituição da reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor.

 

Lista de Candidatos Admitidos à Prova de Conhecimentos

Lista de Candidatos Excluídos

 

 

Listas de Candidatos Admitidos à Prova de Conhecimentos, organizadas por local de realização da prova, no âmbito do Procedimento Concursal para constituição da reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor

Lista de Candidatos Admitidos à Prova de Conhecimentos

 

Lista de Candidatos Admitidos à Prova de Conhecimentos no âmbito do Procedimento Concursal para constituição da reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor

Informam-se todos os interessados que a lista dos candidatos admitidos à Prova de Conhecimentos no âmbito do Procedimento Concursal para constituição da reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor se encontra disponível, assim como as respostas à audiência dos interessados.

Lista de Candidatos Admitidos

 

Lista de candidatos excluídos do Procedimento Concursal para constituição da reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor

Informam-se todos os interessados que a lista de candidatos excluídos do Procedimento Concursal para constituição da reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor, já se encontra divulgada nos termos legais.

Mais se informa que o período de audiência dos interessados decorre entre as 00h00m de 24/12/2015 e as 24h00m de 08/01/2016. Para aceder ao aplicativo, utilize os seus dados de inscrição - n.º de inscrição e palavra-chave.

Aviso 15039-A/2015

Lista de Candidatos Excluídos

 

Ferramentas de Apoio

Ferramentas online gratuitas

» Online2PDF: https://online2pdf.com «

Descrição: permite a conversão para PDF de ficheiros em vários formatos (p.e. xps, jpg, doc); funcionalidades avançadas de edição (layout, proteção).

 

Software de instalação gratuito

» PDFSam: http://www.pdfsam.org «

Descrição: permite a edição de ficheiros PDF (p.e. unir/extrair ficheiros PDF, rotação).

» CutePDF: http://www.cutepdf.com/Products/CutePDF/writer.asp «

Descrição: permite criar (imprimir) para ficheiro PDF.

 



Procedimento Concursal EPE 2015-2016 - Leitores

Inscrição e Candidatura

Aplicativo de Inscrição e Candidatura

06/07/2015

 

Esclarecimento

O nº 1 do artigo 48º corresponde ao nº 3 do capitulo II do Aviso de Abertura

3 — Nos termos do n.º 1 do artigo 48.º da Lei n.º 82 -B/2014, de 31 de dezembro e sem prejuízo de outras preferências legalmente estabelecidas (designadamente, da prevista no nº 4 do artigo 24º da Lei nº 80/2013 de 20 de novembro), o recrutamento efetua-se pela seguinte ordem:

3.1 — Candidatos aprovados com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida; ----- a)

3.2 — Candidatos aprovados sem relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida relativamente aos quais seja estabelecido, por diploma legal, o direito de candidatura a procedimento concursal exclusivamente destinado a quem seja titular dessa modalidade de relação jurídica, designadamente a título de incentivos à realização de determinada atividade ou relacionado com titularidade de determinado estatuto jurídico;   ---- b)

3.3 — Candidatos aprovados com vínculo de emprego público a termo ou estagiários que tenham obtido aproveitamento com avaliação não inferior a 14 valores no Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central e no Programa de Estágios Profissionais na Administração Local;   ----- c)

3.4 — Candidatos sem relação jurídica de emprego público previamente estabelecida. -----d) 

 

Documentos de Suporte

Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior – lista ordenada de candidatos excluídos

 

Aviso de Abertura Procedimento Concursal Leitores 2015-2016

Errata: Capítulo  V – Documentação  – onde se lê :  1.3  - (…) nº 1.5 do capítulo II,  deve ler-se  (…) nº 1.3 do capítulo III


Legislação

 

Prova de Conhecimentos

A prova de conhecimentos do procedimento concursal para reserva de recrutamento para o cargo de leitor realiza-se no dia 8 de setembro de 2015, pelas 10h.30, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Av. Berna 26 C, Lisboa - no Auditório 2, Piso 3 da Torre B.

Os candidatos que pretendam realizar a prova no estrangeiro (Embaixadas ou Consulados) deverão solicitá-lo ao Júri do procedimento concursal até 31 de agosto de 2015 através do seguinte endereço de correio eletrónico: Leitor2015@camoes.mne.pt

Matriz

Bibliografia

Listas

Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior

Lista de Candidatos

 

Lista ordenada de candidatos em reserva de recrutamento

Após 2ª manifestação de interesse, divulga-se a lista ordenada de candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de Leitor.

Lista ordenada de candidatos em reserva de recrutamento

Lista ordenada de candidatos em reserva de recrutamento com prioridades

 

Informam-se os candidatos colocados que devem comunicar ao Camões, I.P. até às 23.59h de 12 de fevereiro de 2016, a aceitação dessa colocação para o seguinte correio eletrónico: leitor2015@camoes.mne.pt

Lista de colocação (2ª manifestação de preferências)

 

Nos termos da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria nº 145 – A/2011 de 6 de abril, notificam-se os candidatos ao procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor aberto pelo Aviso n.º 7457 -A/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 128, de 3 de julho de 2015, que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados de Portugal nos países a que o procedimento concursal respeita e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista ordenada de candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de leitor.

 

Lista ordenada de candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de leitor

 


 

Informam-se os candidatos colocados que devem comunicar ao Camões, I.P. no prazo de setenta e duas horas, entre as 00.00h de 1 de fevereiro de 2016 até às 23.59h de 3 de fevereiro de 2016, a aceitação dessa colocação para o seguinte correio eletrónico: leitor2015@camoes.mne.pt

Lista de Colocação

 


 

Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior – lista unitária de ordenação final homologada

Informam-se os candidatos que deverão consultar em Postos as instruções para manifestação de preferências.

Lista unitária de ordenação final homologada

 


 

Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior – lista unitária de ordenação final

Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos conjugados da Portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro, na sua redação atual, e do n.º 1 do artigo 122 do CPA, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00H00 de 6 de janeiro de 2016 até às 24H00 de 19 de janeiro de 2016.

Lista Unitária de Ordenação Final

 


 

Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior – lista ordenada dos resultados de obtidos na entrevista profissional de seleção

Lista ordenada dos resultados obtidos na entrevista profissional de seleção

 

Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos da portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro, na sua redação atual, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00H00 de 3 de dezembro de 2015 e as 24H00 de 17 de dezembro de 2015.

Mais se informa que a utilização do formulário eletrónico é obrigatória.


Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior.

Lista definitiva dos resultados da prova de conhecimentos


Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior – lista ordenada dos resultados da prova de conhecimentos.

Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro, na sua redação atual, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00H00 de 5 de outubro de 2015 e as 24H00 de 16 de outubro de 2015.

Lista ordenada dos resultados da prova de conhecimentos

Mais se informa que a utilização do formulário eletrónico é obrigatória.


Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior - Lista definitiva de candidatos excluídos ao cargo de leitor

Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior - Lista ordenada de candidatos admitidos à prova de conhecimentos, por línguas


 

Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior – lista ordenada de candidatos excluídos

Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos portaria 83-A/2009 de 22 de janeiro, na sua redação atual, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00H00 de 27 de julho e as 24H00 de 7 de agosto.

Mais se informa que a utilização do formulário eletrónico é obrigatória.

Entrevista Profissional de Seleção

Entrevista Profissional de Seleção - notificam-se os interessados que a Entrevista para os candidatos ao cargo de Leitor se realizarão nos dias e horas indicadas em lista infra na sede do Camões, I.P. sito na Rua Rodrigues Sampaio n.º 113, Lisboa.

Os candidatos que pretendam realizar a entrevista no estrangeiro, via Skype, deverão solicitá-lo ao Júri do procedimento concursal até 4 de novembro de 2015 através do seguinte endereço de correio eletrónico: Leitor2015@camoes.mne.pt

Agradece-se ainda confirmação de presença para o mesmo endereço eletrónico.

Lista de Candidatos

 

Postos

 

3ª manifestação de interesse

Procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro para o cargo de leitor ao nível do ensino superior.

Informam-se os candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de leitor que dispõem de 5 dias úteis, contados a partir de 29 de abril de 2016 até ao dia 5 de maio de 2016, para apresentar manifestação de preferência para o seguinte Posto:

 

País

Cidade

Instituição/Organismo

Língua

Suazilândia

Mbabane

Universidade da Suazilândia

Inglês

 

Os candidatos, devidamente identificados com nome e número de candidatura, devem manifestar a sua preferência para o seguinte endereço eletrónico: leitor2015@camoes.mne.pt

Informa-se ainda que o início de funções na Universidade da Suazilândia está previsto para julho de 2016.


 

 

2ª manifestação de preferências

 

Informam-se os candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de leitor que têm 3 dias úteis, contados a partir de 5 de fevereiro de 2016 até ao dia 9 de fevereiro de 2016 - para apresentar a sua manifestação de preferências, por ordem decrescente, para os seguintes Postos que ficaram vagos da 1ª manifestação de preferências:

 

País

Cidade

Instituição/Organismo

Língua

Tunísia

Tunis

Universidade de La Manouba / Universidade de Cartago (Acumulação)

Francês

República Democrática do Congo

Kinshasa

Universidade de Kinshasa

Francês

 

Instruções para manifestação de preferências

Os candidatos têm 5 dias úteis, contados a partir do dia seguinte da publicação do Aviso de notificação da lista unitária de ordenação final homologada em Diário da República – Aviso (extrato) n.º 671-A/2016, 21 de janeiro de 2016, publicado em Suplemento ao DR 2ª Série n.º 14, de 21 de janeiro de 2016 – para manifestar, por ordem decrescente, as suas preferências.

Os candidatos, devidamente identificados com nome e número de candidatura, devem manifestar as suas preferências para o seguinte endereço eletrónico: leitor2015@camoes.mne.pt

As listas de colocação são publicitadas nos termos do disposto no nº 2 do ponto XIII do Aviso nº 7457 - A/2015 publicado em Suplemento ao Diário da República nº 128, 2ª série, de 3 de julho de 2015.

 

Postos – Ensino Superior

 

País

Área Consular

Universidade/Organização

Língua

Bélgica

Bruxelas

Universidade Livre de Bruxelas

Instituto Superior de Tradutores e Intérpretes de Antuérpia (Acumulação)

Universidade de Gand (Acumulação)

Francês

França

Lyon

Universidade Lumière

Francês

Reino Unido

Newcastle

Universidade de Newcastle

Inglês

África do Sul

Pretória

Universidade de Pretória

Inglês

Joanesburgo

Universidade de Witwatersrand

Inglês

Cuba

Havana

Universidade de Havana

Espanhol

Guiné-Bissau

Bissau

Escola Normal Superior Tchico-Té

Português

Namíbia

Windhoek

Universidade Nacional da Namíbia

Inglês

República   Democrática do Congo

Kinshasa

Universidade de Kinshasa

Francês

S. Tomé e Príncipe

São Tomé

Universidade de São Tomé e Príncipe

Português

Suazilândia

Mbabane

Universidade da Suazilândia

Inglês

Tunísia

Tunis

Universidade de La Manouba

Universidade de Cartago (Acumulação)

Francês

Índia

Nova Deli

Universidade de Nova Deli

Inglês

 

 



Procedimento Concursal 2014-2015

No ano-letivo de 2014-2015 o Procedimento Concursal não se efetuou.

 



Procedimento Concursal 2013-2014

Lista definitiva de ordenação final, constituída em novembro de 2012 e atualizada a 14 de novembro de 2013 - França

 


Reserva de Recrutamento  2013-2014

 

Informam-se os candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor que se encontra disponível na página do Camões I.P. http://www.instituto-camoes.pt/procedimento-concursal-epe-2012-2013/pcepe-2012-2013-notificacoes a lista ordenada de candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor, com vista à manifestação de interesse para o preenchimento de um horário em Londres, Reino Unido (LON20). 

Para visualizar o horário, clique aqui

Para visualizar a lista de candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor, clique aqui

Os candidatos constantes da lista da reserva de recrutamento para o cargo de professor do ensino português no estrangeiro para o ano letivo 2013-2014, selecionados pelo procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e leitor, aberto pelo Aviso n.º 4629-A/2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 61, suplemento, de 26 de março de 2012, deverão manifestar o seu interesse na presente colocação (LON20) até às 24.00H do dia 8 de novembro de 2013 para o seguinte correio eletrónico: reservarecrutamento@camoes.mne.pt


 

 Reserva de Recrutamento  2013-2014

 

16-09-2013 – Lista de colocação definitiva dos candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor - França


 Reserva de Recrutamento  2013-2014

 

Informam-se os candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor que se encontra disponível na página do Camões I.P. http://www.instituto-camoes.pt/procedimento-concursal-epe-2012-2013/pcepe-2012-2013-notificacoes a lista de colocação de candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor, com vista ao preenchimento de um horário em Estrasburgo, França (STR01).

Lista de colocação de candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor (STR01)

Os candidatos terão até às 24.00H de dia 10 de setembro para aceitarem a colocação para o endereço eletrónico: reservarecrutamento@camoes.mne.pt

Na ausência de aceitação no prazo acima referido fica a colocação sem efeito, sendo o candidato retirado da lista unitária de ordenação final. 

 


 Reserva de Recrutamento  2013-2014

 

Informam-se os candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor que se encontra disponível na página do Camões I.P. http://www.instituto-camoes.pt/procedimento-concursal-epe-2012-2013/pcepe-2012-2013-notificacoes a lista ordenada de candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor, com vista à manifestação de interesse para o preenchimento de um horário em Estrasburgo, França (STR01).

 

Para visualizar o horário, clique aqui

 

Lista de candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor

Os candidatos constantes da lista da reserva de recrutamento para o cargo de professor do ensino português no estrangeiro para o ano letivo 2013-2014, selecionados pelo procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e leitor, aberto pelo Aviso n.º 4629-A/2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 61, suplemento, de 26 de março de 2012, deverão manifestar o seu interesse na presente colocação até às 24.00H do dia 6 de setembro de 2013 para o seguinte correio eletrónico: reservarecrutamento@camoes.mne.pt

 


 Reserva de Recrutamento 2013-2014

 

Encontra-se disponível a lista de colocação dos candidatos em reserva de recrutamento para os cargos de professor e de leitor

Mais informações

 


 Reserva de Recrutamento 2013-2014

 

Encontra-se disponível a lista de colocação dos candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor.

Lista de colocações dos candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor

Na 2ª manifestação de interesse, não houve candidatos aos postos de leitor.

 

REUNIÃO

Os candidatos que aceitaram a colocação deverão comparecer no dia 3 de setembro de 2013, pelas 10.00H, no Auditório do Camões, I.P. , sito na Rua Rodrigues Sampaio n.º 113 – Lisboa, para uma reunião com vista a preparar o seu início de funções devendo, para o efeito, enviar para o endereço eletrónico reservarecrutamento@camoes.mne.pt.

Deverão fazer-se acompanhar da seguinte documentação original: Documentos 

 


 

Lista de colocação dos candidatos em reserva de recrutamento para os cargos de professor e de leitor

 

Reserva de Recrutamento 2013-2014

Os candidatos em reserva de recrutamento para os cargos de professor e de leitor têm 2 dias úteis, isto é, entre 27 e 28 de agosto de 2013 para aceitarem a colocação para o endereço eletrónico: reservarecrutamento@camoes.mne.pt  

Na ausência de aceitação no prazo acima referido fica a colocação sem efeito, sendo o candidato retirado da lista unitária de ordenação final.

A 29 de agosto de 2013 será disponibilizada a lista de colocação.

Lista de colocações dos candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor

 

REUNIÃO

Os candidatos que aceitaram a colocação deverão comparecer no dia 3 de setembro de 2013, pelas 10.00H, no Auditório do Camões, I.P. , sito na Rua Rodrigues Sampaio n.º 113 – Lisboa, para uma reunião com vista a preparar o seu início de funções devendo, para o efeito, enviar para o endereço eletrónico reservarecrutamento@camoes.mne.pt a confirmação, ou não, de presença.

Deverão fazer-se acompanhar da seguinte documentação original: Documentos

 


 

 2ª manifestação de preferências

 

 Instruções

 

Cargo de professor e leitor

Os candidatos que se encontram ainda em reserva de recrutamento têm 3 dias úteis, contados a partir do dia 22 de agosto de 2013 até ao dia 26 de agosto de 2013, para manifestarem as suas preferências para o seguinte endereço eletrónico: reservarecrutamento@camoes.mne.pt

Os horários e postos disponíveis são os seguintes e poderão ser consultados no quadro anteriormente disponibilizado:

1. Horários Educação Pré-escolar e Ensinos Básico e Secundário:

  • DUS04
  • BAR06
  • MAD13
  • VIG06
  • LON20
  • LON41
  • GEN69
  • ZUR37
  • ZUR40

2. Postos Ensino Superior:

  • África do Sul – Joanesburgo – Universidade de Witwatersrand
  • África do Sul – Pretória – Universidade de Pretória
  • Namíbia – Windhoek – Universidade da Namíbia
  • Guiné-Bissau – Bissau - Escola Normal Superior Tchico-Té
  • S.Tomé e Príncipe – S.Tomé – Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe
  • Índia – Nova Deli - Universidade de Nova Deli

As listas de colocação serão publicitadas na página do Camões I.P. no dia 27 de agosto de 2013 e os candidatos terão 2 dias úteis, isto é, de 27 a 28 de agosto de 2013 para aceitarem a colocação para o endereço eletrónico: reservarecrutamento@camoes.mne.pt

Na ausência de aceitação no prazo acima referido fica a colocação sem efeito, sendo o candidato retirado da lista unitária de ordenação final.

A 29 de agosto de 2013 será disponibilizada a lista de colocação.

 

REUNIÃO

Os candidatos que aceitaram a colocação deverão comparecer no dia 3 de setembro de 2013, pelas 10.00H, no Auditório do Camões, I.P. , sito na Rua Rodrigues Sampaio n.º 113 – Lisboa, para uma reunião com vista a preparar o seu início de funções devendo, para o efeito, enviar para o endereço eletrónico reservarecrutamento@camoes.mne.pt a confirmação, ou não, de presença.

Deverão fazer-se acompanhar da seguinte documentação original: Documentos

 


 

 Listas de colocação – cargos de professor e de leitor 2013 - 2014

Nos termos do n.º 3 do artigo 30º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria nº 145 – A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos constantes da lista da reserva de recrutamento para os cargos de professor e de leitor do ensino português no estrangeiro para o ano letivo 2013-2014, selecionados pelo procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e leitor, aberto pelo Aviso n.º 4629-A/2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 61, suplemento, de 26 de março de 2012, que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados de Portugal nos países a que o procedimento concursal respeita e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pta lista ordenada de colocação dos candidatos em reserva de recrutamento para os cargos de professor e leitor.

1.     Informam-se os candidatos colocados que devem comunicar ao Camões, I.P. no prazo de setenta e duas horas, entre as 00h do dia 16 e as 24h do dia 21 de agosto, a aceitação dessa colocação para o seguinte correio eletrónico: reservarecrutamento@camoes.mne.pt.

2.     Na ausência de aceitação no prazo acima referido fica a colocação sem efeito, sendo o candidato retirado da lista unitária de ordenação final.

Aviso n.º 10312-A/2013, de 14 de agosto

Lista de colocação dos candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de professor

Lista de colocação dos candidatos em reserva de recrutamento para o cargo de leitor

 


Informam-se os candidatos em reserva de recrutamento que se encontra aberto o período de manifestação de preferências para os cargos de professor e de leitor.

 

Reserva de Recrutamento para os cargos de professor e de leitor

 

Manifestação de preferências

Nos termos do n.º 3 do artigo 30º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria nº 145 – A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos constantes da lista da reserva de recrutamento para os cargos de professor e de leitor do ensino português no estrangeiro para o ano letivo 2013-2014, selecionados pelo procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e leitor, aberto pelo Aviso n.º 4629-A/2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 61, suplemento, de 26 de março de 2012, que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados de Portugal nos países a que o procedimento concursal respeita e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt a lista com os horários e postos vagos para o ano letivo 2013-2014.

 

Instruções para manifestação de preferências

 

Cargo de professor e leitor

Os candidatos têm 5 dias úteis, contados a partir do dia seguinte da publicação da Rede do ensino português no estrangeiro em Diário da República, para manifestar, por ordem decrescente, as suas preferências.

Os candidatos, devidamente identificados com nome e número de candidatura, devem manifestar as suas preferências para o seguinte endereço eletrónico: reservarecrutamento@camoes.mne.pt

As listas de colocação são publicitadas nos termos do disposto no nº 2 do ponto XIII do Aviso de Abertura nº 4629-A/2012.

 

Rede EPE 2013-2014

Despacho Nº 10284-C/2013

 

Horários 2013-2014

 

Educação pré-escolar, ensino básico e secundário

Horários
Localidade
Escola
Nível de Ensino
Horas letivas semanais
Área consular
Língua
Alemanha
Eschweller
GHS Stadtmitte
2º/3º CEB e SEC
14 horas
Dusseldorf
Alemão
Espanha
EL Masnou
Ies Maremar
2º/3º CEB e SEC
14 horas
Barcelona
Espanhol
Zafra
Ies Suarez de Figueroa
2º/3º CEB e SEC
Completo
Madrid
Espanhol
Badajoz
Ies San Fernando
2º/3º CEB e SEC
Completo
Madrid
Espanhol
Badajoz
Ies Zurbarán
2º/3º CEB e SEC
Completo
Madrid
Espanhol
Alconchel
CP Virgen de la Luz
2º/3º CEB e SEC
Completo
Madrid
Espanhol
Santiago de Compostela
Ies Arcebispo Xelmirez
2º/3º CEB e SEC
Completo
Vigo
Espanhol
A Guarda
Ies A Sangrina
2º/3º CEB e SEC
Completo
Vigo
Espanhol
França
Grenoble
Lycée International Grenoble
2º/3º CEB e SEC
Completo
Lyon
Francês
Bischheim
E.P. At Home
1º CEB
12 horas
Estrasburgo
Francês
a) Horário de História
 
 
 
 
 
 
Reino Unido
Kent
Invicta Grammer School
2º/3º CEB e SEC
Completo
Londres
Inglês
Londres
IECB
2º/3º CEB e SEC
Completo
Londres
Inglês
Jersey
Rouge Bouillon
1º Ciclo
Completo
Londres
Inglês
Suíça
Berna
Kleefeld
2º/3º CEB e SEC
Completo
Berna
Alemão
La Chaux-de-Fonds
Collège des Endroits
2º/3º CEB e SEC
Completo
Berna
Francês
GE-PLAN-LES-OUATES
Co Voirets
2º/3º CEB e SEC
Completo
Genebra
Francês
VS-SION
St Guérin
2º/3º CEB e SEC
Completo
Genebra
Francês
VS-LEUKERBAD
Schulezentrum
2º/3º CEB e SEC
Completo
Genebra
Alemão
PFAFFIKON SZ
Felsenbergmatte
2º/3º CEB e SEC
Completo
Zurique
Alemão
BAAR
Sternmatt1
2º/3º CEB e SEC
Completo
Zurique
Alemão
Zuoz/Scuol
Primarcschule Zuoz
1º Ciclo
18 horas
Zurique
Alemão
Weinfelden
P. Reinhart
2º/3º CEB e SEC
Completo
Zurique
Alemão
Rheinfelden
Hugenfeld
1º Ciclo
Completo
Zurique
Alemão
Nota - Para cada horário apenas se identifica o nome e a localidade da primeira escola

 

Ensino Superior

País
Área consular
Universidade / Organização
Língua
África do Sul a)
Joanesburgo
Universidade de Witwatersrand
Inglês
África do Sul a)
Pretória
Universidade de Pretória
Inglês
Namíbia a)
Windhoek
Universidade da Namíbia
Inglês
Guiné-Bissau
Bissau
Escola Normal Superior Tchico-Té
Português
S.Tomé e Príncipe
S.Tomé
Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe
Português
Índia
Nova Deli
Universidade de Nova Deli
Inglês
Espanha
Cáceres
Universidade da Extremadura
Espanhol
a) a iniciar funções a 1 de janeiro de 2014

 

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145 -A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos selecionados pelo procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e leitor, aberto pelo aviso n.º 4629 -A/2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 61, suplemento, de 26 de março de 2012, que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt , a lista de ordenada de candidatos em reserva de recrutamento para os cargos de professor e de leitor do EPE para o ano letivo de 2013-2014.

Lista Ordenada dos Candidatos em Reserva de Recrutamento para o Cargo de Professor - 2013-2014

Lista Ordenada dos Candidatos em Reserva de Recrutamento para o Cargo de Leitor - 2013-2014

 



Procedimento Concursal 2012-2013

Reunião

Informam-se os candidatos a Leitor que aceitaram a colocação que deverão comparecer, no dia 22 de outubro, pelas 10h e 30m, no auditório do Camões, I.P. , sito na Rua Rodrigues Sampaio n.º 113 – Lisboa, para uma reunião com vista a preparar o seu início de funções.


Listas de colocações – cargo de leitor

1. Informam-se os candidatos colocados que devem comunicar ao Camões, I.P. no prazo de setenta e duas horas, entre as 12:00h do dia 10 e as 12:00h do dia 12 de outubro, a aceitação dessa colocação para o seguinte correio eletrónico: aamado@camoes.mne.pt

2. A ausência de aceitação no prazo acima referido, fica a colocação sem efeito, sendo o candidato retirado da lista unitária de ordenação final

pdf Aviso N.º 13678-A/2012 - Diário da República, 2.ª Série, N.º 198, 12 de outubro de 2012

pdf Lista de colocações para o cargo de Leitor

pdf Lista de documentação a apresentar e/ou a preencher para os candidatos a leitor colocados

pdfFicha biográfica


Lista unitária de ordenação final homologada - Leitores

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final homologada.

pdf Lista unitária de ordenação final homologada - Leitores

pdf Aviso N.º 13443-A/2012 - Diário da República, 2.ª Série, N.º 195, 9 de outubro de 2012

pdf Aviso N.º 13443-B/2012 - Diário da República, 2.ª Série, N.º 195, 9 de outubro de 2012


Lista unitária de ordenação final retificada - Leitores

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final retificada.

pdf Lista unitária de ordenação final retificada - Leitores

Informam-se os candidatos ao cargo de leitor que o período de manifestação de preferências decorrerá entre os dias 1 e 8 de outubro, devendo para o efeito aceder à aplicação concursal.


Listas de colocações – cargo de professor

1. Informam-se os candidatos colocados que devem comunicar ao Camões, I.P. no prazo de setenta e duas horas, entre as 12:00h do dia 25 e as 12:00h do dia 28 de setembro, a aceitação dessa colocação para o seguinte correio eletrónico: aamado@camoes.mne.pt

2. A ausência de aceitação no prazo acima referido, fica a colocação sem efeito, sendo o candidato retirado da lista unitária de ordenação final.

pdf Aviso N.º 12832A/2012, Diário da República, 2.ª Série, N.º 186, 25 de setembro de 2012

pdf Lista de colocações dos candidatos ao cargo de professor

pdf Lista de documentação a apresentar e/ou a preencher para os candidatos a professor colocados

pdfFicha biográfica


pdf Aviso N.º 12434-A/2012. Diário da República, 2.ª série — N.º 180 — 17 de setembro de 2012


Lista unitária de ordenação final homologada (Professores)

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final homologada.

Informam-se os candidatos ao cargo de professor que o período de manifestação de preferências decorrerá entre os dias 17 e 21 de setembro, devendo para o efeito aceder à aplicação concursal.

pdf  Lista unitária de ordenação final homologada

Lista unitária de ordenação final (Leitores)

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145 -A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final, para, querendo, os candidatos se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, no prazo de 10 dias úteis, a contar da data de publicação do presente aviso, para o seguinte endereço eletrónico: aamado@camoes.mne.pt

 pdf  Lista unitária de ordenação final


Retificação dos horários e postos a concurso para os ensinos básico e secundário e para o ensino superior

Notificam-se todos os interessados que, nos termos do artigo 7º do Decreto-Lei nº 165/2006, de 11 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei nº 165-C/2009, de 28 de julho, foi publicado no Diário da República, 2ª série Nº 178, de 13 de setembro de 2012, o Despacho nº 1161/2012, de 6 de setembro, que retifica os horários e postos a concurso para os ensinos básico e secundário e para o ensino superior.

pdf   Declaração de retificação n.º 1171/2012


 Lista unitária de ordenação final (cargo de Professor)

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145 -A/2011 de 6 de abril, notificam -se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista unitária de ordenação final, para, querendo, os candidatos se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, no prazo de 10 dias úteis, a contar da data de publicação do presente aviso, sendo obrigatória a utilização do formulário eletrónico disponibilizado em www.instituto-camoes.pt.

 pdf  Lista unitária de ordenação final para o cargo de Professor

 Lista ordenada dos resultados obtidos na entrevista profissional de seleção (cargo de Leitor)

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os candidatos que se encontra afixada nas instalações da sede do Camões, I. P., das coordenações de ensino e das embaixadas e ou consulados e divulgada na página da internet em www.instituto-camoes.pt, a lista ordenada dos resultados obtidos no terceiro método de seleção, entrevista profissional de seleção, para, querendo, os candidatos se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, no prazo de 10 dias úteis, a contar da data de publicação do presente aviso, sendo obrigatória a utilização do formulário eletrónico disponibilizado em www.instituto-camoes.pt.

 pdf Lista ordenada dos resultados obtidos na entrevista profissional de seleção para o cargo de Leitor


3.º método de seleção para os candidatos ao cargo de Leitor – Entrevista Profissional de Seleção

Nos termos do n.º 6 do artigo 31º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria nº 145 – A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que a Entrevista Profissional de Seleção para os candidatos ao cargo de Leitor se realizará no dia 22 de agosto na sede do Camões, I.P., sito na Rua Rodrigues Sampaio n.º 113, Lisboa.

pdfConvocatória para a Entrevista Profissional de Seleção para os candidatos ao cargo de Leitor


Lista definitiva dos resultados da prova de avaliação psicológica para os cargos de leitor e professor

Nos termos do n.º 6 do artigo 31º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria nº 145 - A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, I.P., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt a lista definitiva dos resultados da prova de avaliação psicológica no âmbito do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de leitor e professor.

pdfLista definitiva dos resultados da prova de avaliação psicológica para o cargo de professor

pdfLista definitiva dos resultados da prova de avaliação psicológica para o cargo de leitor


Lista ordenada dos resultados da prova de avaliação psicológica 

Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145 - A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, I.P., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt a lista ordenada dos resultados da prova de avaliação psicológica no âmbito do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de leitor e professor.

pdf Aviso N.º 10312-A/2012 de 31 de julho

Sobre as reclamações da classificação obtida na prova de avaliação psicológica, o Júri do concurso de professores informa os candidatos do seguinte:

1. A entidade responsável pela aplicação do método de avaliação psicológica deu conhecimento ao Instituto Camões, IP (i) da metodologia, dos critérios e dos instrumentos de avaliação utilizados, bem como (ii) das fichas individuais de avaliação, que indicam os níveis atingidos pelos candidatos nas aptidões e nas competências avaliadas. Esta avaliação teve por referência o perfil de competências elaborado com base na análise do teor das atividades/tarefas que compõem a função e das exigências necessárias ao seu desempenho.

2. A ficha individual de avaliação pode ser consultada na sede do Instituto Camões, IP até ao dia 13 de agosto, entre as 10 e as 17 horas. Alternativamente, os candidatos podem solicitar o envio de uma digitalização deste documento para o email bolseiro.dscepe@instituto-camoes.pt, até às 17 horas do dia 13 de agosto.

3. No âmbito da audiência dos interessados, poderão os candidatos exercer o seu direito de participação, ou seja, apresentar reclamação, obrigatoriamente através do formulário eletrónico disponibilizado na plataforma concursal.

pdf Lista ordenada dos resultados da prova de avaliação psicológica para o cargo de Professor

         pdf Nota explicativa

pdf Lista ordenada dos resultados da prova de avaliação psicológica para o cargo de Leitor


Rede de cursos do ensino português no estrangeiro para o ano letivo 2012/2013 e 2013

Notificam-se todos os interessados que, nos termos do artigo 7º do Decreto-Lei nº 165/2006, de 11 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei nº 165-C/2009, de 28 de julho, foi publicado no Diário da República, 2ª série Nº 135, de 13 de julho de 2012, o Despacho nº 9490/2012, de 9 de julho, que aprova a rede de cursos do ensino português no estrangeiro para o ano letivo 2012/2013 e 2013.

pdfRede de cursos do ensino português no estrangeiro para o ano letivo 2012/2013 e 2013

pdf Publicação da Declaração de Retificação da rede EPE


 

Segundo método de seleção – Prova de Avaliação Psicológica

Procedimento concursal para a constituição de reservas de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro para os cargos de leitor e de professor.

De acordo com a lista abaixo divulgada, os candidatos interessados na realização da prova de avaliação psicológica deverão apresentar-se nos dias 9, 10, 11, 12 ou 13 de Julho de 2012, no Centro de Psicologia Aplicada do Exército, sito na Praça do Comércio, nº 80 – 1100-148 Lisboa, pelas 9h, munidos de documento de identificação com fotografia.

A prova é composta por uma parte escrita, que terá lugar na data atrás mencionada, e por uma entrevista, que será oportunamente agendada pelo Gabinete de Seleção do Centro de Psicologia Aplicada do Exército. 

pdfLista dos candidatos a Leitor convocados para a prova de avaliação psicológica | 705 KB

pdfLista dos candidatos a Professor convocados para as provas de avaliação psicológica | 1.76 MB


pdfLista definitiva dos candidatos admitidos à prova psicológica - leitor | 1.68 MB

pdfLista definitiva dos resultados da prova de conhecimentos - leitor | 4.71 MB
 

pdfLista ordenada definitiva dos candidatos aprovados na prova de conhecimentos - professor | 3.43 MB

pdfLista ordenada definitiva dos resultados da prova de conhecimentos - professor | 6.1 MB



APLICAÇÃO DO SEGUNDO MÉTODO DE SELEÇÃO – PROVA DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

No âmbito do procedimento concursal para reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro 2012-2013, informa-se que as provas de avaliação psicológica para candidatos ao cargo de leitor e de professor se realizarão em Lisboa nos dias:

Candidatos a professor: dias 9, 10, 11 e 13 de julho
Candidatos a leitor: dia 12 de julho

O local e a hora de realização das provas serão divulgados oportunamente.

Mais se informa que, em conformidade com o disposto no número 5 do capítulo VIII - Seleção, os candidatos, depois de ordenados por ordem de classificação obtida na prova de conhecimentos, serão convocados para a prova de avaliação psicológica, por ordem decrescente de classificação, em número considerado necessário para a satisfação das necessidades da rede de ensino.


pdfAviso n.º 7847-A/2012 375 KB

Nos termos do n.º 6 do artigo 31º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, LP., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt, as listas dos resultados da prova de conhecimentos do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e de leitor.

Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos da Portaria n.º 83-A/2009 de 22 de janeiro, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00H00 de 8 de junho e as 24H00 de 21 de junho. Mais se informa a utilização do formulário eletrónico é obrigatória.

pdfLista ordenada dos resultados da prova de conhecimentos - professor 3,12 MB

pdfGrelha de correção da prova de conhecimentos - professor 73 KB

pdfLista ordenada dos resultados da prova de conhecimentos - leitor 817 KB


pdfAviso n.º 6717-A/2012254.13 KB

Prova de conhecimentos - Leitor: 18 de maio de 2012

pdfLocal e hora de realização da prova de conhecimento para o cargo de leitor541.93 KB

pdfLista definitiva de candidatos admitidos à prova de conhecimentos para o cargo de leitor por local de realização123.27 KB

Prova de conhecimentos - Professor: 21 de maio de 2012

pdfLocal e hora de realização da prova de conhecimento para o cargo de professor99.33 KB

pdfLista definitiva de candidatos admitidos à prova de conhecimentos para o cargo de professor por local de realização4.38 MB


Nos termos do n.º 6 do artigo 31º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, LP., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt, as listas dos candidatos admitidos à prova de conhecimentos do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e de leitor.

pdfLista ordenada de candidatos ao cargo de professor admitidos à prova de conhecimentos por nível de ensino6.51 MB

pdfLista ordenada de candidatos ao cargo de leitor admitidos à prova de conhecimentos1.09 MB


Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, I.P. das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt, as listas dos candidatos excluídos do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e de leitor.

pdfLista ordenada definitiva de candidatos excluídos ao cargo de professor5.7 MB

pdfLista ordenada definitiva de candidatos excluídos ao cargo de leitor4.19 MB


Nos termos do n.º 6 do artigo 31.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011 de 6 de abril, notificam-se os interessados que se encontram afixadas nas instalações da sede do Camões, I.P., das coordenações de ensino e das embaixadas e/ou consulados e divulgadas na página da internet, em www.instituto-camoes.pt, as listas dos candidatos excluídos do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor e de leitor.

pdfAviso n.º 5625-A/2012, de 18 de maio254.25 KB

pdfLista ordenada de candidatos excluídos ao cargo de leitor4.3 MB

pdfLista ordenada de candidatos excluídos ao cargo de professor5.6 MB


Audiência dos interessados

NOTA: Por indisponibilidade do aplicativo entre as 00h00 e as 24h00 de dia 7 de abril de 2012, o período de audiência dos interessados foi prolongado, decorrendo das 10h30 de dia 8 de abril às 10h30 de dia 9 de abril de 2012.


Informa-se que o prazo de audiência dos interessados, nos termos da Portaria n.º 83-A/2009 de 22 de janeiro, é de 10 dias úteis, decorrendo entre as 00h00 de 19 de abril e as 24h00 de 7 de maio de 2012.

Mais se informa que a utilização do formulário eletrónico é obrigatória, encontrando-se disponível no Aplicativo para o Procedimento Concursal – Ensino Português no Estrangeiro a que o candidato pode aceder com as credenciais utilizadas para concorrer (número de inscrição e palavra-passe).


Aviso n.º 4629-A/2012:

Abertura de procedimento concursal para constituição de reservas de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro.

Faz-se público que, nos termos do disposto no artigo 40.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 6 de abril, se encontra aberto procedimento concursal para constituição de reservas de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor, compreendendo os níveis da educação pré-escolar, do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e do ensino secundário, e de leitor de língua e cultura portuguesas, ao nível do ensino superior. O Aviso n.º 4629-A/2012 publicado na 2.ª série do Diário da República, de 26 de março de 2012, encontra-se publicitado nesta página, sendo ainda divulgado junto das estruturas de coordenação do ensino português no estrangeiro e através de órgão de comunicação de âmbito nacional.

 

 

Procedimento Concursal 2012-2013 - Aplicativo de Inscrição e Candidatura

Candidatura

Aplicativo de Inscrição e Candidatura - 27/03/2012

pdf Manual de Instruções de Candidatura54.08 KB - 27/03/2012 (atualizado a 10/04/2012)


O Aplicativo estará disponível a partir desde as 00h de 27 de março de 2012 até às 24h de 10 de abril de 2012.

No primeiro acesso, poderá deparar-se com um aviso de segurança devido a “erro de certificado”.
Deve no entanto prosseguir para o endereço, o sistema é perfeitamente seguro; deverá aceitar/adicionar esta exceção de segurança para evitar o aviso.
Clique em “Entrar” e siga as seguintes instruções, consoante o seu navegador Web:
Internet Explorer – Clique em “Prosseguir para o Web site
Mozilla Firefox – Clique em “Eu compreendo os riscos” >> Clique em “Adicionar exceção” >> Clique em “Confirmar exceção de segurança”
Opera – Clique em “Aceitar” carregamento da página
Safari – Clique em “Continuar”

Caso tenha uma dúvida sobre o procedimento concursal consulte as perguntas frequentes. Se não encontrou uma resposta para a sua questão deve enviar uma mensagem eletrónica para dscepe@instituto-camoes.pt
.

 

Procedimento Concursal 2012-2013 - Documentação de Suporte

Documentação de Suporte


 

Procedimento Concursal 2012-2013 - Ferramentas de Apoio

Conversão de documentos para formato PDF

Sugestões:

PrimoPDF (é necessária a instalação do programa no computador) - 27/03/2012

YouConvertIt (conversão em linha, sem instalação; o ficheiro é enviado para o endereço de correio eletrónico) - 27/03/2012


Agregação de ficheiros PDF

Sugestão:

 PDFJoin (conversão em linha, sem instalação) - 27/03/2012