A Mulher na Literatura e Outras Artes
I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Escola Superior de Educação de Portalegre, 11 e 12 de junho de 2012
Promovido pela Escola Superior de Educação de Portalegre do Instituto Politécnico de Portalegre, este congresso pretende instituir-se como um espaço de discussão e reflexão em torno das questões do género nas literaturas de expressão portuguesa contemporâneas, nomeadamente no que à autoria e às representações literárias do feminino diz respeito.
Convocando diferentes olhares e diferentes perspetivas teóricas, metodológicas e culturais, o congresso permitirá partilhar experiências de leitura e resultados de investigação nas áreas que lhe são correlacionadas, dando a conhecer textos e autores contemporâneos de língua oficial portuguesa que concedem o protagonismo e dão voz a diversas figurações do feminino. Permitirá, igualmente, identificar semelhanças e dissonâncias nas formas como essas representações da figura feminina se concretizam no interior dos textos e assim retirar ilações de âmbito mais geral.
As comunicações a apresentar deverão incidir num dos seguintes subtemas:
1. Literatura e autoria feminina: vozes e modos de ver o mundo
2. Texto, género e linguagem: as potenciais marcas do feminino
3. Modalidades de escrita no feminino: diários ficcionais e narrativas epistolares
4. Representações da mulher na literatura de autoria feminina ou masculina: a (des)construção do estereótipo
5. Sujeitos textuais e construção da identidade feminina: auto perceção e (in)aceitação de si; corpo: totalidade e fragmentação.
6- Identidade feminina e alteridade: a poética do (des)encontro
7. Representações da mulher no cinema e outras artes: a (re( configuração do cânone e da identidade
As propostas de comunicação e resumos deverão ser enviadas para: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. , até ao dia 12 de março de 2012.









