Formação de Professores

Didática do Português Língua de Herança

Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao professor: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto educativo.

Read more ...

Escrita Criativa - Nível Introdutório

Este curso visa proporcionar instrumentos teóricos e práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética. Pretende ainda otimizar a expressão individual dos formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.

Read more ...

O Desafio da Diferença: Abordagens de Diferenciação Pedagógica no Ensino de Línguas

A crescente importância da abordagem plurilingue na educação em línguas implica reconhecer que cada aprendente possui um repertório linguístico único e diverso, do qual se socorre para a construção de novas aprendizagens linguísticas (CE, 2001). Correlativamente, a abordagem plurilingue exige ao docente não só uma preparação para lidar com diferentes níveis de proficiência linguística mas, sobretudo, a capacidade de gerir essa diversidade de níveis dentro da sala de aula (De Corte, 1990).

Read more ...

Pragmática Linguística e Ensino do Português : A Comunicação Oral e Escrita

Na base desta ação está a análise interativa da organização e do funcionamento dos discursos, refletindo e aprofundando conteúdos relacionados com o funcionamento da Língua e integrando as atividades formativas no quadro dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e 3.º ciclos.

Read more ...

Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2

Durante o desenvolvimento desta oficina de formação, os professores descobrirão formas inovadoras de integrar dispositivos móveis e apps no currículo, em particular, no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Segunda, explorando cenários de aprendizagem em que os professores se envolvem em práticas reais de utilização e reflexão sobre as potencialidades e os desafios que acarreta a inclusão destas tecnologias em contextos educativos.

Read more ...

Camões, I.P.
Cookies make it easier for us to provide you with our services. With the usage of our services you permit us to use cookies.