Cartagena das Índias: Tolentino Mendonça convidado especial do Hay Fest

Descrição

José Tolentino Mendonça vai estar presente na 12.ª edição do Hay Fest de Cartagena das Índias que terá início naquela cidade no dia 26 de Janeiro. O poeta português participará na Gala de Poesia do Festival onde partilhará o palco com Harkaitz Cano (España), Joumana Haddad (Líbano), Natasha Kanapé (Canadá), Pedro Mairal (Argentina), Luna Miguel (España), Amir Or (Israel), Cecilia Balcazar (Colombia), Horacio Benavides e William Ospina (Colômbia). 

José Tolentino Mendonça é uma das vozes originais do Portugal contemporâneo. A sua obra poética, reunida no volume «A noite abre meus olhos», tem sido colocada, pela crítica e leitores, entre as mais marcantes do panorama português atual. No final de 2016 foi-lhe atribuído o Prémio Teixeira de Pascoaes e o júri destacou o «mérito de uma poética atenta ao rosto e ao olhar do outro, resgatando-o do esquecimento e do desamparo, e de uma estética que, na aparente simplicidade, exprime o deslumbramento e os sobressaltos de uma evidência da liberdade».

José Tolentino Mendonça é também   especialista em Estudos Bíblicos, e tem abordado com rigor e criatividade os temas e os textos do cânone cristão, mantendo um diálogo sensível com as interrogações do presente. É Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa e Consultor do Pontifício Conselho para a Cultura. Os seus livros conhecem um grande sucesso em Portugal e são cada vez mais traduzidos internacionalmente.

Aproveitando a deslocação à Colômbia, Tolentino Mendonça irá participar em Bogotá noutras atividades organizadas em torno da sua obra. 

Foto: Escolhas & Percursos