Maputo: Espetáculo “Poema Bar”- Celebrando Fernando Pessoa e Vinicius de Moraes

Descrição

O ator brasileiro Alexandre Borges e o pianista português João Vasco celebram a poesia de dois grandes vultos da língua portuguesa, Fernando Pessoa e Vinicius de Moraes, com o espetáculo Poema Bar, concebido e interpretado pelos dois artistas.

A apresentação, para convidados, será realizada no Salão Nobre do Conselho Municipal de Maputo, no dia 26 de janeiro de 2017, às 19h00.

O ator brasileiro declamará versos de ambos os poetas, enquanto o pianista português interpretará músicas que vão do fado às canções brasileiras.

Trazem assim uma nova ótica sobre a obra de dois poetas que, apesar de terem vivido em países e épocas diferentes, traduzem em versos um retrato amplo da cultura portuguesa e brasileira. O humor e as paixões de Vinicius de Moraes unem-se ao lirismo de Fernando Pessoa num espetáculo para ser visto, ouvido e, sobretudo, sentido.

Após ter sido apresentado pela primeira vez em 2011 na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, o espetáculo Poema Bar tem percorrido inúmeras salas em vários países, tendo sido visto por mais de 17000 pessoas.

Durante sua visita a Maputo, Alexandre Borges e João Vasco participarão numa conversa sobre literatura e música, moderada pela jornalista e apresentadora Anabela Adrianopoulos, e aberta ao público, que terá lugar na Fundação Fernando Leite Couto, no dia 27 de janeiro, às 18h00.

Poema Bar chega a Maputo pelas mãos da Embaixada do Brasil e da Embaixada de Portugal, numa parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo. A iniciativa conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, do Centro Cultural Brasil-Moçambique e do Hotel Radisson em Maputo.