Cidade da Praia: Concerto de Fado pelo Grupo “Fado ao Centro”

Descrição

O Camões – Centro Cultural Português da Praia promove, no dia 10 de fevereiro de 2017, às 21h00, um concerto com o grupo ” Fado ao Centro”.  

No Fado ao Centro atuam apenas os melhores músicos da cidade de Coimbra, sempre estudantes ou antigos estudantes.

Os fadistas João Farinha (voz), formado em gestão de empresas, Luís Barroso (guitarra), engenheiro de minas e Luís Carlos Santos (viola), bioquímico são os rostos deste projeto que envolve cerca de 30 músicos e cujo objetivo "é promover e divulgar o fado de Coimbra.

Se o Fado é considerado a canção da alma portuguesa, o Fado de Coimbra é, seguramente, a música que marca o ritmo do coração da cidade dos estudantes. Intimamente ligado às tradições académicas, o Fado de Coimbra surgiu espontaneamente por entre os grupos de estudantes que, ao mudarem-se para a cidade para frequentar a Universidade, levavam consigo as suas guitarras portuguesas.

A tradição manteve-se até hoje. Cantado exclusivamente por homens, o fado coimbrão implica rigor nas vestes. Os grupos de músicos e cantores, envergando o traje académico de calça, batina e capa de cor negra que confere solenidade ao momento, cantam à noite nas praças e ruas da cidade, palco privilegiado da canção de Coimbra.