Praga: Exibição do Documentário “Espaço além - Marina Abramović e o Brasil”

Descrição

No âmbito de uma parceria estabelecida entre o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga e a histórica sala de cinema 64 U Hradeb, localizada no centro da capital da República Checa, será apresentado no dia 16 de fevereiro de 2017, o mais recente filme dos realizadores Marco del Fiol e Gustavo Almeida intitulado Espaço além - Marina Abramović e o Brasil (2016).

Este documentário apresenta uma das mais importantes peças artísticas conceptuais contemporâneas e é considerada uma das fundadoras da arte performativa.

O seu trabalho explora a comunicação entre o artista e o público a propósito dos limites do corpo e das experiências permitidas pela mente.

Foi, por isso, pioneira, ao colocar o espectador no interior do espaço de representação, incidindo nas figuras da dor, do sangue e da capacidade de testar os limites físicos do corpo e da ideia de morte.

No filme, Marina Abramović parte para uma viagem espiritual por todo o Brasil durante a qual conhecerá, não só os limites da sua própria perceção, mas também revelará aspetos espirituais do Brasil contemporâneo e antigo. Nestes misturam-se rituais xamânicos e várias tradições cristãs.