Maputo: Lançamento de dois livros das Paulinas

Descrição

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe, no dia 27 de fevereiro de 2017, às 17h30, o lançamento de dois novos títulos com a chancela das Paulinas. O Padre Rafael Sapato, Vice-Reitor da Pastoral Universitária da Universidade Católica, irá apresentar A Política Religioso-Missionária do Estado Novo em Portugal e a Evangelização no Niassa: 1926-1962, do Padre Álvaro López V. e Passos Proféticos de Crescimento: 1963-2015, Diocese de Lichinga, da Irmã Dalmazia Colombo, numa sessão que conta com a participação de D. Atanásio Amisse Canira, Bispo de Lichinga e Dom Edgar Pena Parra, Núncio Apostólico.

Escritos por dois missionários da Consolata (Instituto que trouxe o Evangelho ao Niassa), Irmã Dalmazia Colombo e Padre Álvaro López, os livros fazem memória histórica do Jubileu de Ouro da Diocese de Lichinga, criada em 1963 pela Constituição Apostólica Nampulensis Diocesis do Papa Paulo VI. As duas publicações apresentam um prefácio do Padre Rafael Sapato e complementam-se, no sentido em que, apesar de autorias diferentes, fazem uma abordagem ao mesmo tema, desenvolvendo-o em dois volumes distintos.

O livro A Política Religioso-Missionária do Estado Novo em Portugal e a Evangelização no Niassa: 1926-1962 descreve, mediante uma contextualização histórica, política, socioeconómica e religioso-missionária das missões ultramarinas em África no início do Estado Novo em Portugal, a história da implementação do Evangelho no Niassa.