Luxemburgo: Língua e Cultura Portuguesas na Universidade do Luxemburgo

Descrição

No âmbito da abertura do Leitorado do Camões, I.P. na Universidade do Luxemburgo, realiza-se no dia 9 de Março, a partir das 9h30, na sala Dondelinger da “Maison du Savoir”, no Campus Universitário de Belval, uma Jornada de Conferências, intitulada “Ao Encontro de Mundos em Português”, que pretende divulgar temas de Língua, Literatura e Cultura Portuguesas.

Será também inaugurada, nesse âmbito, a exposição “Novas Textualidades da Língua Portuguesa” que ficará patente, no 2º andar da “Maison du Savoir”, até dia 8 de Maio.

Com vista a promover o desenvolvimento dos Estudos Portugueses, ao nível do ensino superior no Luxemburgo, foi celebrado um protocolo de cooperação que permitiu a alocação de um Leitor de Língua e Cultura Portuguesas do Camões, I.P. junto da Universidade do Luxemburgo. Tal ação insere-se na vocação deste Instituto Público de promover e divulgar a língua e cultura portuguesas, ao nível do ensino superior, através da sua rede de leitorados, em cooperação com instituições de ensino superior.

O recente leitorado de Português, na Universidade do Luxemburgo, oferece o ensino das disciplinas de “Littérature du XXème et XXIème siècles”, “Langue Portugaise - Débutants I” et “Langue Portugaise - Intermédiaire I”. Estas disciplinas de carácter opcional, integradas no “Bachelor” de Culturas Europeias, podem ser frequentadas por qualquer aluno da universidade, cujo curso permita tal escolha. As inscrições podem ser efetuadas até à terceira semana do semestre que iniciou a 20 de Fevereiro.

Programa