Praga: Noite da Literatura

Descrição

A 11.ª edição da Noite da literatura, que de assinala a 10 de maio de 2017, em Praga, pretende apresentar ao público a literatura europeia contemporânea de uma maneira incomum, através de leituras públicas onde rostos conhecidos da cena cultural checa vão ler durante uma noite menos conhecidos do bairro de Nusle.

Lenka Vychodilová vai ler trechos do romance Galveias, de José Luís Peixoto, no ambiente da Casa dos Protetores da Natureza (Dům ochránců přírody). O evento, apoiado pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga, tem início previsto para as 18h00 locais e contará com a presença do autor, da tradutora Marie Havliková e do editor, Stepan Kafka.

A Noite da Literatura Europeia nasceu em 2008 em Praga, na República Checa, com o objetivo de dar a conhecer a literatura europeia contemporânea a um público vasto e de uma forma inovadora: através de pequenas leituras em espaços diversificados. As leituras, com aproximadamente 15 minutos de duração, repetem-se a cada meia hora para permitir que o público possa visitar todos os onze locais e assistir ao programa completo. É ainda promovida pelo cluster EUNIC da capital checa.