Praga: Celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Descrição

O Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga e a Embaixada de Portugal em Praga vão celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com um concerto especial no dia 8 de junho de 2017, no Convento de Santa Inês da Boémia, na capital da República Checa.

Em celebração, os hinos nacionais de Portugal e da República Checa serão cantados por “Mamapapabanda”, uma banda internacional composta por músicos e artistas plásticos residentes em Praga. Seguidamente, serão também interpretadas composições originais da banda, num estilo classificado de “nomadinfluenze”. As suas canções, de improvisação livre, contêm elementos de músicas tradicionais de vários países que utilizam instrumentos convencionais - como o acordeão e o violino - mas que também transformam, por exemplo, a raiz de uma árvore em instrumento musical.

Marcará também presença a fadista Fernanda Paulo, que cantará fados como “Uma casa portuguesa” e “Lisboa, menina e moça”. A fadista divide atualmente a sua carreira entre o teatro e o canto, apresentando peças de teatro e concertos marcados pela fusão multidisciplinar de estilos. O seu último álbum “Ar de Fado”, apresenta um estilo de Fado tradicional. Na atuação, estarão Fernanda Paulo (canto), Ricardo Parreira (guitarra portuguesa) e Nélson Aleixo (viola de fado).

O evento conta ainda com os apoios do Turismo de Portugal – Alentejo, Mota-Engil e Efacec.