Bogotá: Participação portuguesa na FILBo 2018

Calendário
Camões, I.P.
Data
17.04.2018 - 02.05.2018
Localização
Bogotá

Descrição

A Feira Internacional do Livro de Bogotá – FILBo, organizada pela Câmara Colombiana do Livro e pela Corferias, abre as suas portas no próximo dia 17 de abril de 2018 estendendo-se até ao dia 2 de maio de 2018. A Argentina será o convidado de honra da 31.ª edição do evento que tem como slogan “Sentir as ideias”. A raiva, o medo, a alegria, a tristeza, o desgosto, a culpa, o amor e a simpatia serão o ponto de partida de um programa composto por mais de 1.500 atividades.

A participação portuguesa na 31.ª edição do certame está a cargo dos autores Lídia Jorge, José Luiz Tavares, Matilde Campilho, Inês Fonseca Santos e José Luís Peixoto, e da realizadora Margarida Cardoso, que participarão em diversas conversas com autores colombianos e estarão presentes em apresentações de livros e encontros com leitores no recinto da feira mas também em universidades, livrarias e bibliotecas públicas.

No âmbito da FILBo 2018 vão ser apresentados cinco livros: El cielo no sabe bailar solo (de Ondjaki); El laberinto de la saudade (de Eduardo Lourenço); La costa de los murmullos (de Lídia Jorge); Nadie nos mira (de José Luís Peixoto); e Las Cosas (de Inês Fonseca Santos).

A Cinemateca Distrital de Bogotá programou um ciclo dedicado à realizadora Margarida Cardoso entre os dias 19 e 23 de abril de 2018 estando prevista, neste âmbito, a conferência “Memória e representação da guerra: a independência de Moçambique na Costa dos Murmúrios”, com a presença da realizadora e de Lídia Jorge em conversa moderada por Jerónimo Pizarro.

Sendo este um dos maiores eventos literários da América Latina, a participação portuguesa tem contribuído para o aumento do interesse na Literatura e na Cultura portuguesas, com resultados evidentes na busca pela aprendizagem da Língua Portuguesa (variante europeia). Também é de destacar o facto de, na sequência do investimento na promoção da literatura portuguesa, haver um livro de Afonso Cruz no plano nacional de leitura colombiano e de, anualmente, haver um número crescente de traduções e edições colombianas de autores portuguesas.

Durante os 16 dias da feira, os visitantes encontrarão mais de 150.000 títulos de todas as categorias e para todos os públicos, que serão distribuídos nos 23 pavilhões de Corferias.