Kinshasa: Festival du Film Européen de la RDC

Descrição

Marcando as celebrações do Dia da Europa na República Democrática do Congo, o polo EUNIC RDC, com o apoio da Delegação da EU em Kinshasa, organiza pela segunda vez o Festival do Filme Europeu na RD Congo.

O Festival decorre de 10 a 31 de maio e oferece ao grande público cerca de 30 filmes, europeus e congoleses, que serão exibidos em vários centros culturais de Kinshasa, mas também em centros parceiros em todo o país.

Portugal estará representado com «Posto Avançado de Progresso», do realizador Hugo Vieira da Silva e «Treblinka» e «Viagem a Portugal», de Sérgio Tréfaut. Os filmes portugueses serão exibidos em várias salas da capital congolesa, mas também em várias outras cidades do país: Matadi, Lubumbashi, Goma e Bukavu.

O Festival acolhe em Kinshasa Sérgio Tréfaut e Pedro Madeira que, para além de apresentarem os filmes portugueses, conduzirão várias master classes destinadas a jovens cineastas, em Kinshasa e em Goma.

À margem do Festival, será ainda apresentado «Alentejo, Alentejo», de Sérgio Tréfaut, no Instituto Nacional de Artes, partilhando-se a experiência portuguesa de elevação do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade, quando na RD Congo se trabalha no sentido de ver a Rumba Congolesa receber a mesma distinção.