Sófia: 5.ª Edição do “Festival de Cinema Português”

Calendário
Camões, I.P.
Data
01.10.2018 - 07.10.2018
Localização
Sófia

Descrição

Entre 1 e 7 de outubro de 2018 decorre, pelo quinto ano consecutivo, o “Festival de Cinema Português” no Cinema Odeon / Cinemateca Búlgara.

Organizado pelo Camões-Sófia, em parceria com a referida entidade patrimonial de cinema búlgara, a edição deste ano mantém o formato iniciado em 2017: uma filme por dia ao longo de uma semana. Porém, em 2018, haverá uma novidade no calendário da iniciativa: desassocia-se do mês de setembro e passa para o mês de outubro procurando, deste modo, captar um público ainda mais alargado, incluindo estudantes.

A programação, tal como em edições anteriores, é diversificada e procura abarcar diferentes estilos e géneros do cinema contemporâneo produzido em contexto nacional, não esquecendo também os clássicos do cinema português. A sessão de abertura realiza-se com a exibição do filme “Índice Médio de Felicidade”, adaptação do romance homónimo de David Machado - cuja versão búlgara foi lançada este ano na Feira Internacional do Livro de Sófia da Primavera, com a presença do autor como convidado especial-, seguindo-se-lhe depois “Alice”, “Ainda há pastores?”, “Perdidos”, “A Bela e o Paparazzo”, “A Mãe é que sabe” e, por último, “A Canção de Lisboa”.