O Lextec-Léxico Técnico do Português está a ser desenvolvido no âmbito de um projecto em curso - cujos resultados vão sendo disponibilizados progressivamente - e inclui os seguintes recursos:

  • um glossário que integra expressões linguísticas de domínios específicos, bem como as respectivas definições;
  • uma base de textos autênticos que ilustram os contextos de uso das expressões em questão e/ou fornecem informações adicionais de interesse para a compreensão dos conceitos envolvidos;
  • uma rede conceptual que relaciona entre si as expressões com o mesmo significado, que, por seu turno, são relacionadas com outras, como acontece, por exemplo, com as de significado mais geral ou as de significado mais específico; a rede especifica ainda, para todas as expressões, relações de correspondência com expressões em Inglês.



Para referir este trabalho:

Marrafa, P., R. Amaro, S. Mendes, R. P. Chaves & S. Lourosa (2009) LexTec Léxico Técnico do Português: Ambiente, Banca, Comércio, Construção Civil, Direito Comercial Internacional, Economia e Gestão de Empresas, Energia, Seguros, Turismo, Telecomunicações, Instituto Camões, http://instituto-camoes.pt/lextec.