VIII FIGAC - “A Gestão do Setor Artístico e Cultural na Atualidade”

O VIII Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural – FIGAC – , que ocorrerá nos dias 8 e 9 de junho de 2017 nas instalações do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, terá como tema “A Gestão do Setor Artístico e Cultural na Atualidade".

O Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural – FIGAC – é um evento científico e cultural que se realiza na região Norte de Portugal desde o ano de 2010 no âmbito do curso de licenciatura em Gestão Artística e Cultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O FIGAC visa a promover o diálogo e a reflexão sobre aspetos relacionados com a gestão cultural contemporânea a nível nacional e internacional, e, a médio prazo, pretende constituir-se como um espaço de referência no que concerne à divulgação de boas práticas e à promoção da discussão e da produção científicas sobre temas relacionados com a gestão cultural contemporânea.

O programa científico do evento, que vai contar com a participação de oradores nacionais e internacionais, integrará conferências, mesas-redondas, painéis temáticos de comunicações e conversas com o objetivo de contribuir substantivamente para a reflexão e intervenção no domínio da gestão cultural contemporânea.

A programação cultural terá, tal como no FIGAC 2016, como eixo principal uma Residência Artística Internacional que tem o objetivo de promover oportunidades para a mobilidade de artistas emergentes europeus e para a circulação das suas obras culturais e criativas.

No âmbito da Residência Artística são convidados 6 Artistas Emergentes Europeus a participar numa Residência Artística que vai decorrer em Viana do Castelo entre os dias 1 e 8 de junho de 2017, e que terá como finalidade a criação coletiva de um projeto artístico que será apresentado publicamente no dia 8 de junho de 2017.

Será ainda inaugurada, no dia 2 de junho, uma exposição/instalação coletiva com um trabalho individual da autoria de cada um dos 6 artistas participantes e promovida uma mesa-redonda, no dia 8 de junho, para debater a experiência vivenciada pelos artistas residentes.

Os interessados em integrar esta iniciativa deverão ser europeus, com idade igual ou superior a 18 anos e com formação no sector artístico e cultural. A candidatura deve ser efetuada até ao dia 8 de janeiro de 2017 através do preenchimento do Formulário de Candidatura online e do envio para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. dos seguintes documentos complementares: Curriculum Vitae, Carta de Motivação e Memória Descritiva do Projeto Individual a integrar a Exposição Coletiva.

Todas as candidaturas serão avaliadas por dois membros da comissão científica tendo em consideração a sua contribuição para sublinhar a diversidade dos campos de ação da Gestão Cultural.

Os candidatos admitidos serão notificados da decisão até ao dia 28 de fevereiro de 2017 e deverão confirmar o seu interesse em participar na residência até ao dia 15 de março de 2017.

Os resumos das propostas de comunicações devem ser submetidos, até ao dia 8 de janeiro de 2016, no formulário disponibilizado online no site do FIGAC*. Os resumos das propostas de comunicações serão avaliados, sob anonimato, por dois membros da comissão científica do VIII FIGAC tendo em conta a sua contribuição original para a temática tratada, o uso das fontes relevantes e a clareza na exposição dos argumentos.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.