INA lança formação nas áreas da Cooperação e Assuntos Europeus

O INA vai realizar em 2013 três acções de formação nas áreas da Cooperação e Assuntos Europeus: “Saber Elaborar Candidaturas QREN”, de 9 a 10 de setembro, “Financiamento, Procurement e Gestão de Contratos de Apoio ao Desenvolvimento, de 16 a 19 de setembro e “Entender o Project Cycle Management da UE”, de 21 a 24 de outubro.

 Ações de formação nas áreas da Cooperação e Assuntos Europeus

 

Curso:

 

SABER ELABORAR CANDIDATURAS QREN

Datas

 

9 a 10/09/2013

     

Enquadramento

 

O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) constitui o enquadramento para a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal. Importa, para um melhor aproveitamento das verbas disponibilizadas por este Quadro, dominar as metodologias próprias, conhecer as ferramentas e compreender os sistemas de monitoria e avaliação.

     

Formador

 

Orlando Martins, consultor

     
   

Mais informações aqui  |  Inscrições aqui

     
     

Curso:

 

FINANCIAMENTO, PROCUREMENT E GESTÃO DE CONTRATOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO

Datas

 

16 a 19/09/2013

     

Enquadramento

 

No âmbito da execução de políticas e atividades de Apoio ao Desenvolvimento tanto a UE como o Banco Mundial se constituem como atores de relevo. Nesse sentido, conhecimentos fundamentais sobre o financiamento de projetos, identificação de oportunidades, regras aplicáveis aos procedimentos contratuais e financeiros dos concursos e modalidades de gestão serão importantes para melhorar a qualificação de quem trabalha tecnicamente estas questões.

     

Formadores

 

Tiago Matos Fernandes, Advogado e Consultor da Europaid e Human Dynamics
Rui Miguel Santos, Vice-Presidente da CESO CI Internacional, S.A.

     
   

Mais informações aqui  |  Inscrições aqui

     
     

Curso:

 

ENTENDER O PROJECT CYCLE MANAGEMENT DA UE

Datas

 

21 a 24/10/2013

     

Enquadramento

 

A União Europeia é o principal interveniente a nível mundial em matéria de ajuda ao desenvolvimento. Para projetos financiados pela UE, a Comissão Europeia requer a utilização do Project Cycle Management (PCM) como instrumento para identificação e formulação desses mesmos projetos. Conhecer os conceitos fundamentais e ferramentas de apoio adequadas à Gestão de Projetos na perspectiva PCM, em particular as suas diversas fases, assim como o Quadro Lógico e a Matriz de Enquadramento Lógico, torna-se essencial.

     

Formador

 

Rui Miguel Santos, Vice-Presidente CESO CI Internacional, S.A.

     
   

Mais informações aqui  |  Inscrições aqui

     

 

Para informações adicionais, contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.