Dia da Língua Portuguesa - França

 

Paris

 

Língua

PARIS | 18-05-2017

Fundação Calouste Gulbenkian

Colóquio "Voix aux images ! (faire et penser l'art en portugais)"

No quadro das comemorações do Dia da Língua Portuguesa, em parceria com delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, o Centro Cultural Português organiza o colóquio "Voix aux images ! (faire et penser l'art en portugais)", cuja realização terá lugar dia 18 de maio, nas instalações da delegação da Gulbenkian.

Literatura

PARIS | 03-05-2017

Consulado-Geral de Portugal

Comemorações do Dia da Língua Portuguesa no Consulado-Geral de Paris

No dia 3 de maio, às 18h00, no Consulado-Geral de Portugal (6, Rue Georges Berger, 75017 Paris), a comemoração do Dia da Língua Portuguesa homenageia Isabel Barreno, escritora e conselheira para o ensino do português em França (1997-2003).

A presente homenagem é iniciativa do Departamento de Português da Universidade de Paris Nanterre, com o Teatro Cá & Lá, em parceria com o Festival Parfums de Lisbonne, o Leitorado da Universidade de Paris 8, a Casa de Portugal - André de Gouveia e a Coordenação do Ensino do Português em França (Embaixada de Portugal).

Artes Visuais

PARIS | 16-05-2017 — 20-05-2017

Casa de Portugal - Residência André de Gouveia

Exposição «Fictions Lusotopiques : La Lusophonie réinterprétée»

No âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa, a Cátedra Solange Parvaux / CREPAL da Universidade Sorbonne Paris III, Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-americanos, em parceria com a Casa de Portugal André de Gouveia, será apresentada uma exposição da autoria da artista plástica Denise Demaret-Pranville. A inauguração da exposição será animada por uma leitura bilingue dramatizada do conto “La princesse aux épices” de Gladys Say  pelos alunos da licenciatura de Português LLCSE de Paris III. Terá também lugar, no dia da inauguração, um concerto de música brasileira organizado pela Leitora Tatiana Matzenbacher (Paris III/ CELPE-Bras).

 

Poitiers

 

Interdisciplinar

POITIERS | 01-05-2017 — 05-05-2017

Centro de Língua Portuguesa

Celebração do Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na CPLP

Celebrar-se-á o Dia da Língua Portuguesa e das Cultura na CPLP com cartazes, em diversos pontos da Faculdade de Letras e Línguas da Universidade de Poitiers, que fixam imagens, biografia e poemas de poetas/escritores portugueses: Fernando Pessoa; Luís de Camões; Florbela Espanca; Sophia de Mello Breyner Andresen; Cesário Verde; Manuel Alegre; Antero de Quental; Bocage; José Régio; Vasco Graça Moura; Júlio Dantas, …

No Centro de Língua Português, estará patente a exposição no sobre a Evolução da Língua Portuguesa ao longo dos tempos, intitulada “Tempo da Língua”.

Estas atividades realizar-se-ão na semana do 5 de maio, entre o dia 1 e o dia 5.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.