Dia da Língua Portuguesa - Moçambique

 

Maputo

 

Língua

MAPUTO | 04-05-2017 — 05-05-2017

Universidade Eduardo Mondlane

Celebração do Dia da Língua Portuguesa

9as Jornadas da Língua Portuguesa Língua e Literacia(s) no Século XXI

Este encontro académico é dedicado ao tema “Língua e Literacia(s) no Século XXI” e conta com a presença dos conferencistas Carlos A. M. Gouveia e Fernando Albuquerque Costa da Universidade de Lisboa, Perpétua Gonçalves da Universidade Eduardo Mondlane, Hildizina Dias da Universidade Pedagógica e Elias Torres Feijó da Universidade de Santiago de Compostela.

Para além das conferências plenárias, são proferidas 35 comunicações por académicos das universidades das diferentes regiões de Moçambique (Maputo, Nampula, Niassa, Beira, Quelimane e Tete) e das universidades de países da região (Zanzibar, Suazilândia e Botsuana). Vão ainda realizar-se três workshops, um painel e o lançamento do livro “Ensino da língua portuguesa em contextos multilingues e multiculturais: Textos selecionados das VIII Jornadas da Língua Portuguesa”, numa edição conjunta do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Porto Editora.

> Programa

 

Literatura

MAPUTO | 04-05-2017

Centro Cultural Português em Maputo

maputo“Literatura, Cultura e Identidades”

Conversa com Hélder Macedo e João Paulo Borges Coelho

Com a moderação do escritor e docente universitário Almiro Lobo, os dois escritores falarão sobre temas e inquietações que percorrem as suas obras, as suas afiliações literárias e possíveis leituras para a articulação literatura - cultura - identidades.

 

Beira, Nampula, Xai-Xai

 

Língua

BEIRA, NAMPULA, XAI-XAI | 02-05-2017 — 09-05-2017

Universidade Pedagógica

Programa paralelo das 9as Jornadas da Língua Portuguesa

Palestras e workshops com a participação dos investigadores portugueses presentes nas Jornadas.

Fernando Albuquerque Costa, docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, dinamiza no dia 2 de maio, em Xai-Xai (Universidade Pedagógica - Delegação de Gaza), e no dia 8 de maio, na Beira (Universidade Pedagógica - Delegação da Beira) a palestra “Aprender e Ensinar com Tecnologias Digitais”. Na Universidade Pedagógica - Delegação da Beira, realiza, ainda, no dia 8 de maio, o workshop “As Tecnologias Digitais ao serviço da aprendizagem”.

Carlos Alberto Marques Gouveia, docente da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, realiza, no dia 9 de maio, na Universidade Pedagógica - Delegação de Nampula, a palestra “Escrita e literacia escolar e científica: textos, contextos e objetivos comunicativos”.

Maria Helena Araújo e Sá, docente da Universidade de Aveiro e coordenadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, realiza, no dia 3 de maio, na Universidade Pedagógica - Delegação de Gaza, a Palestra “Biografias linguísticas: potencialidades na educação em contextos multilingues”.

Todas as atividades têm como público-alvo preferencial os docentes e discentes dos Cursos de Licenciatura em Português nas várias delegações da Universidade Pedagógica, mas estarão abertos ao público em geral, nomeadamente a docente e estudantes de outras instituições de ensino superior.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.