Dia da Língua Portuguesa - República Checa

 

Ostrava

 

Artes Visuais

OSTRAVA | 02-05-2017

Universidade de Ostrava

Exposição “Uma ilha mágica de Moçambique”

O CLP em Praga e a Universidade de Ostrava inauguram, no próximo dia 2 de maio e no âmbito do Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na CPLP, uma exposição de fotografia intitulada “Uma ilha mágica de Moçambique”.

Da autoria de Michal Josephy, antropólogo, jornalista e conferencista convidado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Carolina, vencedor do Prix de la Photographie (Paris, 2014), as fotografias que produziu sobre a Ilha de Moçambique foram utilizadas na campanha END Violence, de Liam Neeson, em calendários e relatórios anuais da UNICEF em Moçambique, dando origem a um vídeo sobre canções executadas pelos embaixadores locais de boa vontade da ONU, Neymy e Stewart Sukuma.

A inauguração da exposição conta com a presença do fotógrafo moçambicano António Cossa, que irá proferir uma palestra com base nos locais que tem recentemente fotografado (Goa, Moçambique e Portugal).

 

Praga

 

Interdisciplinar

PRAGA | 02-05-2017 — 25-05-2017

Celebração do Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na CPLP

O Centro de Língua Portuguesa em Praga, a Universidade de Palacký em Olomouc e a Universidade Masaryk, em Brnö, organizam vários eventos no âmbito da celebração do dia 5 de maio.

Tiago Pereira, realizador, músico e dinamizador cultural apresentou, em Praga, no dia 27 de abril, uma conferência no CLP de Praga intitulada “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”.

Dois dias depois, a gastronomia portuguesa e a memória da sua partilha com outras cozinhas lusófonas é apresentada em Brnö, na capital da Morávia. No Clube La Loca há, no dia 2 de maio, um espetáculo musical. No dia 3, a Embaixadora de Portugal na República Checa profere uma palestra sobre “O Potencial económico da língua portuguesa”, na Faculdade de Relações Internacionais da Universidade de Economia de Praga, seguida da inauguração da exposição com o mesmo título.

No dia 4, na Ilha Střelecký, no rio Vltava, em Praga, apresentar-se-á, em evento aberto ao público e a propósito do Dia da Europa, Portugal e a presença da Língua Portuguesa neste continente, como pretexto para apresentar aos visitantes a sua presença noutros continentes.

Iniciando e concluindo estas comemorações, estará patente, no Centro de Língua Portuguesa em Praga, entre os dias 20 de abril e 25 de maio, a exposição “A(s) Estória(s) por um Fio”, antes de ser apresentada em Olomouc.

PRAGA | 03-05-2017

Universidade de Economia de Praga

A Língua Portuguesa na Faculdade de Economia de Praga

No âmbito das comemorações do dia da Língua Portuguesa e da Cultura dos Países de Língua Portuguesa, a Embaixadora de Portugal na República Checa irá proferir uma conferência sobre o valor económico e sobre as potencialidades da Língua Portuguesa na Faculdade de Relações Internacionais da Universidade de Economia de Praga.

A comunicação, que terá lugar no dia 3 de maio, teve a colaboração do CLP de Praga e resultou de uma parceria estabelecida com esta Faculdade, no sentido de proporcionar aos estudantes um melhor conhecimento das possibilidades pessoais e profissionais que a aprendizagem da Língua Portuguesa permite.

O programa consiste ainda na apresentação das atividades desenvolvidas pelo Camões, I.P., nos domínios da Cooperação, da Língua e da Cultura Portuguesas, pelo Leitor em Praga; na apresentação das experiências e dos resultados, por dois estudantes, da frequência de estudos universitários em Portugal através do Programa Erasmus; e na comunicação do Professor Jan Němec, do Departamento de Ciência Política, intitulada “Como pode o português mudar uma vida”.

Finalmente, e antes da inauguração oficial da Exposição “A Língua Portuguesa no Mundo”, a professora Ludmila Mlýnková e o Professor Sérgio Bonetti irão lecionar uma pequena aula de Língua Portuguesa.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.