Dia da Língua Portuguesa - Roménia

 

Bucareste

 

05-05-2018  |  Cinema Elvire Popesco

Comemorção do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

Por ocasião do Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, o Arte Institute e a Associação "Fala Português!" organizam, em Bucareste, o Festival de Curtas da CPLP.

Com esta iniciativa pretende-se, por um lado, dar a conhecer os realizadores e promover o cinema de cada um dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e, por outro lado, promover a internacionalização desta mostra.

No Festival, serão exibidas curtas-metragens dos seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A iniciativa contará com a parceria da Librăriile Humanitas, NOIZZ, Zile și Nopți, Munteanu.

No  dia 16 de maio terá lugar uma conferência do Professor Mihai Zamfir, da Universidade de Bucareste,  docente, escritor, ensaísta e lusitanista, sobre o contributo de Eça de Queirós para a literatura portuguesa.

Constança

 

07-05-2018  |  Centro de Língua Portuguesa

Comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

Por ocasião das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP em Constança o Camões – Centro de Língua Portuguesa na Universidade Ovidius assinala a data, no dia 7 de maio de 2018, com  uma palestra  do Responsável do Centro de Língua Portuguesa, Professor António Ferro,  sobre “A língua portuguesa no mundo”, com uma exposição ilustrativa do tema e a edição de uma brochura com textos sobre a língua portuguesa.

Timisoara

 

08-05-2018 — 15-05-2018  |  Biblioteca Central Universitária "Eugen Todoran"

Jornadas de Língua Potuguesa

Por ocasião do dia da CPLP terá, ainda, lugar no dia 8 de maio de 2018 na Biblioteca Central Universitária "Eugen Todoran" a apresentação de várias curtas metragens dos PALOP.

Nos dias 10 e 11 de maio, "Os Dias de Portugal" serão assinalados na Biblioteca da Universidade Politécnica. A mostra da série documental Os Vizinhos, sobre quatro bairros sociais imaginados pelo arquiteto português Álvaro Siza, em quatro cidades europeias. Os documentários foram produzidos pela jornalista Cândida Pinto, especialmente para a Bienal de Arquitetura de Veneza. O evento contará com a presença da realizadora.

No dia 15 de maio de 2018 terá lugar, ainda, a realização do Simpósio Internacional Literaturas Pós-coloniais em línguas românicas: perspetivas interdisciplinares na Universidade de Oeste/Biblioteca Central Universitária "Eugen Todoran" que contará com a apresentação da Leitora do Camões, I.P. na Universidade de Bucareste, Dra. Sónia Mendes.

No dia 10 de maio será apresentada a  exposição "Turismo, Cidade e Arquitetura", produzida pela Secção Regional do Sul da AO na Biblioteca da Universidade Politécnica.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.