Dia da Língua Portuguesa - Moçambique

 

Maputo

 

04-05-2018  |  Universidade Eduardo Mondlane

dialingua18 mocambique1Jornadas sobre Língua Portuguesa

A Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira e o Leitorado de Português na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) organizam o Colóquio “Português – Uma Língua Pluricêntrica” e as Jornadas Científicas Estudantis. Estas comemorações vão decorrer no dia 4 de maio, na Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM, em Maputo.

As Jornadas Científicas Estudantis, que também terão lugar no dia 4 de maio, serão apresentadas pelos docentes e investigadores da Cátedra, Conceição Siopa (Leitora do Camões, I.P.) e Osvaldo Faquir (UEM) e preenchidas por 18 comunicações dos estudantes das FLCS.

A Comissão Científica terá ainda a tarefa de anunciar e premiar os três melhores trabalhos apresentados nas Jornadas.

03-05-2018  |  Universidade Pedagógica de Maputo

Simpósio sobre Língua Portuguesa

No âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica (FCLCA) e o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Maputo promovem, no dia 3 de maio, a realização de um simpósio subordinado ao tema: Língua Portuguesa entre lugares e identidades.

Este evento, que contará com o contributo de docentes e investigadores da Universidade Pedagógica e da Universidade do Minho que têm vindo a realizar as suas pesquisas nas áreas da sociolinguística, do currículo, da didática e da literatura em língua portuguesa, pretende ser um momento de reflexão sobre o papel social assumido pela língua portuguesa em Moçambique e uma oportunidade para promover um debate amplo sobre o desenvolvimento de projetos e políticas que promovam simultaneamente o ensino do português e a cidadania dos seus falantes.

 

Beira, Lichinga, Nampula e Quelimane

 

05-05-2018  |  Universidade Pedagógica

Encontros de Português - Língua de Ciência

Em Lichinga (Niassa), Nampula, Beira e Quelimane, terão lugar os primeiros Encontros de Português – Língua de Ciência, organizados em parceria pelos Centros de Língua Portuguesa do Camões, I.P. e pelos Departamentos de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes das várias delegações da Universidade Pedagógica, em articulação com a Rede Camões em Moçambique, que dinamizará encontros científicos em vários pontos do país.

Estes Encontros de Português – Língua de Ciência consistirão, em Niassa, Nampula, Beira e Quelimane, na divulgação de trabalhos de investigação produzidos por docentes moçambicanos, nos últimos anos, em língua portuguesa (e.g., dissertações de mestrado, projetos de investigação, teses de doutoramento), tendo como objetivo a promoção da língua portuguesa como língua de ciência.

 

Xai-Xai

 

04-05-2018  |  Universidade Pedagógica - Polo de Gaza

Colóquio Literário

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa, a editora Cavalo do Mar, o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Xai-Xai e a Delegação de Gaza da Universidade Pedagógica promovem, no dia 4 de maio, a realização de um Colóquio Literário.

O programa do Colóquio contará com a apresentação de comunicações e a realização de debates sobre a literatura em língua portuguesa que atualmente é publicada em Moçambique.

Conferência sobre Literarura

Conferência da Professora Doutora Maria de Lurdes Dionísio “Por que devemos estar atentos às avaliações internacionais da literacia da leitura?”.

A conferência  terá como destinatários os estudantes e docentes da Licenciatura em Ensino de Português.

 

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.