Dia da Língua Portuguesa - Estados Unidos da América

 

Boston

 

20-04-2018 — 21-04-2018  |  Universidade de Massachusetts - Boston

Conferência sobre Literatura em Língua Portuguesa

Para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP teve lugar em Boston a 7ª Conferência de Literatura em Língua Portuguesa na Universidade de Massachusetts intitulada "Fronteiras na Literatura Lusófona", evento integrado na 13ª edição do Boston Portuguese Festival (2018). Este evento, resultou de uma parceria entre os Consulados-Gerais de Portugal, do Brasil e Cabo Verde, em Boston, o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Boston, o Latin American and Iberian Studies Department da UMass Boston, e o Department of Romance Languages and Literature da Universidade de Harvard, em articulação com a Coordenação do Ensino de Português nos EUA (CEPE-EUA).

Os escritores convidados para esta 7ª edição da Conferência de Literatura em Língua Portuguesa foram Afonso Cruz, de Portugal, Julián Fuks, do Brasil, e Daniel Medina, de Cabo Verde. A moderar este painel literário esteve a Professora e pesquisadora Anna Klobucka, da UMass Dartmouth.

A conferência tem como objetivo aproximar culturas, vozes e identidades em comum com a língua portuguesa. Assim, todos os anos é lançado um tema comum aos países parceiros (Portugal, Brasil e Cabo Verde), para que cada escritor possa dar o seu testemunho pessoal e intimista sobre o mesmo. Durante a Conferência foi feita uma homenagem à Professora Doutora Susan M. Brown, do Departamento de Estudos Portugueses e Espanhóis, do Community College of Rhode Island. A conferência é gratuita e aberta ao público. Todos os participantes tiveram um Certificado de Participação.

Foi realizada, ainda, para além da UMass Boston, a itinerância do escritor Afonso Cruz a 4 universidades desta região da Nova Inglaterra (três áreas consulares distintas, Boston e New Bedford, em Massachusetts, e Providence, em Rhode Island). No sábado, 21 de abril teve lugar uma visita à Escola Luís de Camões em Newark para encontro com professores e alunos; um encontro "Um Café e um Livro" - CREA (Secção cultural da Casa do Ribatejo), onde Afonso Cruz foi convidado especial num encontro onde se falou sobre literatura em geral e os participantes puderam fazer perguntas ao escritor e a apresentação no bar literário KGB (East Village) em Nova Iorque, onde escritor participou no encontro que é espaço de leitura da Rutgers University.

  

New Bedford

 

01-05-2018 — 03-05-2018  |  Bristol Community College

Festival de Curtas-Metragens da CPLP

Por ocasião das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP terão lugar, em New Bedford, dois eventos organizados em parceria com o LusoCentro do Bristol Community College e patrocinados pelo Camões, I.P.

Nos dias 1 e 2 de maio de 2018 terá lugar, no Bristol Community College, o Festival de curtas metragens da CPLP, em que Portugal irá participar com a apresentação do título “Papoila Master”.

No dia 3 de maio de 2018, no Margaret Jackson Arts Center, Bristol Community College, a data será assinalada, antes do festival, por várias intervenções de representantes institucionais dos países da CPLP e terminará com a apresentação da banda portuguesa “Ilhas de Bruma”.

 

Nova Iorque

 

05-05-2018  |  Jardim das Nações Unidas

Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura nas Nações Unidas

Terá lugar, nos jardins da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, um grande encontro da comunidade educativa de língua portuguesa para celebrar o Dia da Língua e Cultura Portuguesa na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 5 de maio.

O programa incluirá performances das escolas, narração de contos tradicionais, mesa redonda com escritores, uma pequena feira do livro, performance teatral e performances musicais. Durante o evento será, igualmente, assinalado o 20º aniversário da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago. Estão ainda previstas intervenções institucionais pelos altos representantes presentes.

O evento está aberto à participação de falantes de português onusianos e das comunidades angolana-brasileira-caboverdiana-guineenses-lusa-moçambicana-sãotomense-timorense e outros interessados.

O evento é promovido pelas Missões Permanentes dos países da CPLP junto das Nações Unidas e pelos Consulados Gerais do Brasil e de Portugal em Nova Iorque e de Portugal em Newark, e resultou de uma iniciativa da Coordenação do Ensino EUA do Camões I.P.

 

São Francisco

 

04-05-2018  |  Consulado-Geral de Portugal

Apresentação Musical e Leituras de Poesia em Língua Portuguesa

Por ocasião do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP terá lugar, no dia 4 de maio de 2018, em São Francisco, numa iniciativa do Consulado-Geral de Portugal e do Consulado-Geral do Brasil um evento marcado por uma apresentação musical e leituras de poesia em língua portuguesa.

 

Washington

 

09-05-2018  |  Embaixada de Portugal

Comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

Por ocasião das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP a Embaixada de Portugal, em colaboração com as Embaixadas do Brasil, de Timor-Leste, Angola e Moçambique inauguram, no dia 9 de maio de 2018, a exposição “Camões Novas Textualidades”, a que se seguirá  um almoço dos Embaixadores dos países da CPLP. Na mesma data tem lugar o seminário Literário "Vozes Femininas na Literatura de Língua Portuguesa" com a participação das escritoras Dulce Maria Cardoso (Portugal), Cláudia Cassoma (Angola) e o ex-ministro João Salomão (Moçambique). No final do dia tem lugar um momento musical da autoria de Loide Rosa Jorge (Moçambique).

Ainda integrado nas comemorações do Dia da CPLP terá lugar no auditório da Embaixada do Brasil, de 14 a 18 de maio de 2018, um  festival de cinema com títulos de cada um dos países da CPLP.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.