Dia da Língua Portuguesa - Brasil

 

Brasília

 

05-05-2018  |  Centro Cultural Português

Encontro Literário

Ainda numa iniciativa do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, o  Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP será celebrado no auditório da Embaixada de Portugal, com um encontro que contará com a participação de dois escritores convidados: João Pinto Coelho (Portugal) e Dani Wambire (Moçambique).

Na ocasião será organizada uma mesa redonda, com mediação de Lúcia Helena Ribeiro que integra o Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UNB).

 

Poços de Caldas

 

05-05-2018  | Teatro Benigno Gaiga

Encontro Literário

Por ocasião das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, no dia 5 de maio de 2018, o escritor João Pinto Coelho estará na FLIPOÇOS para participar num encontro que terá lugar no Teatro Benigno Gaiga.

Na mesa, o escritor vai conversar com os moçambicanos Dany Wambire e Manuel Mutimucuio e a brasileira Andréa Del Fuego.

A mediação é da crítica literária Susana Ventura.

 

São Paulo

 

04-05-2018 — 05-05-2018  |  Centro Cultural Português / Consulado-Geral de Portugal / Embaixada de Portugal

Jornadas de Língua e Cultura Portuguesas

Em São Paulo, no programa das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP terá lugar, no dia 4 de maio, um encontro em homenagem ao filósofo luso-brasileiro Agostinho da Silva no Sesc Bom Retiro, organizado pelo Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, em parceria com o SESC-SP e apoio institucional do Museu da Língua Portuguesa e do Itamaraty, na sequência do qual terá lugar uma sessão de debates com explanações dos participantes da mesa Amon Pinho, Romana Valente Pinto, João Rodrigues Mattos e Luiza Nascimento dos Reis. 

No dia 5 de maio, nas instalações do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, terá lugar o encontro “Hilda Hilst e Portugal: correspondências e retratos”, um encontro para debater as relações entre a autora brasileira Hilda Hilst e Portugal.

No mesmo dia, no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, será apresentada a  sessão do mês de maio do Cine Lusco-Fusco, ciclo de cinema mensal que apresenta ao público brasileiro o cinema contemporâneo produzido em Portugal, com exibição do filme “Correspondências”, da realizadora Rita Azevedo Gomes, sobre as correspondências trocadas pelo autores Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena, quando o último vivia em exílio.

dialingua18 brasil3Ainda no dia 5 de maio de 2018, por ocasião das comemorações do dia internacional da Língua Portuguesa e o do 10 aniversário do Instituto EDP, em parceria com a Embaixada e o Consulado Geral,  a EDP Brasil realiza um concerto que reúne o cantor baiano Gilberto Gil, e a cantora Carminho, grande expoente do fado contemporâneo português, além de Vanessa Moreno e Fi Maróstica e da Orquestra de Câmara da ECA/USP, sob regência do maestro Gil Jardim.

Os artistas, de gerações, origens e formações distintas, partilham uma língua e irão partilhar o palco em uma apresentação em um dos principais espaços da cidade que compatibiliza a música erudita com a popular, a Sala São Paulo.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.